Reconhecida mundialmente pelos vinhos premiados, a Vinícola Matetic conquista os visitantes com muitas degustações e atividades ao ar livre. A cerca de 100 quilômetros (aproximadamente 1h20min) de Santiago, é com certeza um dos melhores lugares para experimentar e conhecer de perto a produção de conceituados vinhos chilenos.
Na Matetic, todo o processo de produção, desde a plantação das uvas até a colheita e o preparo dos vinhos, é baseado no equilíbrio da natureza. Os frutos crescem, são colhidos e armazenados sem uso de agrotóxicos, fertilizantes ou conservantes químicos.
Vale a pena destacar que a vinícola é 100% orgânica e biodinâmica (conceito que preza pelo equilíbrio da natureza, em que os elementos da propriedade são vistos como um ecossistema único, no qual participam o solo, o clima, os trabalhadores e até os animais).
Outro diferencial é que o local não utiliza agrotóxicos, fertilizantes ou conservantes químicos. Isso melhora ainda mais a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica dos solos.
Além de abrigar atrações gastronômicas e relacionadas à produção de vinhos, o Vale do Rosário funciona como um bom ponto de partida para conhecer lindos destinos chilenos. A região costeira conhecida por ter sol abundante, brisas frescas do Oceano Pacífico e irrigação por água doce dos Andes oferece o clima perfeito para o cultivo do vinho. Além disso, as oscilações de temperatura entre o dia e a noite obrigam as raízes das vinhas a penetrar profundamente no solo para se abastecerem de nutrientes, o que confere às uvas cultivadas no vale um sabor forte e distinto. Os vinhos da Matetic são conhecidos pela sua elegância e também pela intensidade da fruta pura. Aqui se produzem várias safras conhecidas, como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling e Syrah Pinot Noir.
Além de ser um ótimo refúgio para casais, o lugar atrai grupos de amigos e familiares que querem se afastar da agitação e curtir bons momentos no Chile entre montanhas, campos e vinhedos.
A propriedade tem mais de 139 hectares de vinhedos e permite que os visitantes façam passeios entre os parreirais a pé ou de bicicleta, além de visitas guiadas para conhecer o processo de produção dos vinhos e claro, participar de degustações. Nos passeios é possível apreciar as paisagens belíssimas e aprender mais sobre a produção orgânica e biodinâmica da Matetic, que já se destacou em algumas das principais premiações mundiais, como a Great Wine Capitals.
O charmoso Empório da vinícola vende a linha completa de vinhos da Matetic além de produtos gourmet, artesanatos e ainda realiza degustações.
Quem procura uma experiência ainda mais personalizada e diferenciada pode fazer degustações às cegas, com chocolates, e ainda organizar um piquenique a dois nos jardins da propriedade.
Outra programação imperdível para os casais é reservar um jantar no Restaurante Equilibrio, que harmoniza carnes, peixes, frutos do mar e pratos vegetarianos com bebidas de estilos variados. O ambiente tem grandes janelas de vidro com uma belíssima vista para o lago e jardins da vinícola. Há também um menu kids especial para quem estiver viajando com os pequenos. A Matetic, por sinal, é uma das poucas vinícolas chilenas que aceitam crianças – elas podem até participar do tour biodinâmico, provando diversos tipos de suco.
Se engana quem pensa que parou por aqui, a Matetic também tem hospedagem. O “Hotel La Casona”, (premiado por ter as melhores camas do Chile) é uma ótima opção para casais. São 10 acomodações confortáveis com vistas incríveis para as paisagens locais. Além disso, é possível desfrutar de atrações como piscina ao ar livre, bar, sala de jogos e sala de estar com lareira.
Para grupos que estão em busca de algo mais simples a Vinícola tem algumas acomodações maiores em contêineres e iglus, alguns até com cozinha equipada, varandas e ofurôs. Estas são mais voltadas para o público chileno que vai de carro e geralmente fica diversos dias.
Como chegar:
Atualmente os voos diretos da Sky partem de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro para Santiago do Chile.
São três frequências semanais a partir de Porto Alegre, voos diários a partir de São Paulo e Rio de Janeiro e voos em seis dias por semana a partir de Florianópolis durante a temporada de esqui no Chile e três frequências semanais no restante do ano.
Dicas:
A localização privilegiada da vinícola permite conhecer destinos de campo e praia na mesma viagem. O melhor de tudo é que são lugares incríveis, mas ainda pouco explorados pelos viajantes brasileiros.
Um bom exemplo é a região costeira de Algarrobo, que fica a 30 minutos de carro de Valparaiso e a 90 km de Santiago. Conhecido como Capital Náutica do Chile, o destino abriga algumas das melhores praias para visitar durante o verão. A mais famosa é El Canelillo, cercada por uma vasta área verde, com águas calmas e pedras que criam um visual belíssimo.
Outra boa opção para curtir a areia e o mar na estação mais quente do ano é a praia Reñaca, em Viña del Mar. A pouco mais de 80 quilômetros da Vinícola Matetic (cerca de 1h15min de carro), a faixa de areia tem ótima infraestrutura, com vários quiosques e comércios. Ali, a água é um pouco mais agitada, com ondas que entretêm os surfistas e o público em geral.
O passeio a Viña del Mar também é uma boa oportunidade para conhecer o glamouroso Cassino Municipal, bem como construções históricas, como o Palácio de Carrasco e o Teatro Municipal. Além disso, o destino oferece uma vida noturna agitada e muito divertida.
Quem se hospeda na Vinícola tem fácil acesso a Valparaíso (50 minutos de carro), cidade reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ali, o gostoso é caminhar tranquilamente pelas ruas apreciando o visual vibrante da zona portuária e explorando os sabores dos inúmeros restaurantes locais. Como a geografia do destino é bem irregular, os visitantes embarcam em funiculares coloridos que sobem os morros e oferecem vistas espetaculares.
Essa viagem foi um convite da Vinícola Matetic e da Sky Airlines para o LeBlog.
A SKY Airlines é uma companhia aérea low cost com presença em 8 países da América. No Brasil, voa de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre a Santiago e de São Paulo a Lima.
A empresa de inteligência de dados sobre aviação CH-Aviation reconheceu a SKY como a companhia aérea com a frota mais nova de aeronaves da América do Sul pelo terceiro ano consecutivo, num ranking que classifica as frotas de companhias aéreas em todo o mundo de acordo com a sua idade.
A frota SKY é composta por 28 aeronaves – 25 Airbus 320 neo e 3 Airbus 321 neo -, o que a torna a única frota 100% neo do mundo, o que a transforma na companhia que menos emite CO2 no Continente em sua categoria. Graças à tecnologia das suas aeronaves, a SKY conseguiu reduzir suas emissões de C02 por lugar em aproximadamente 64% ao longo dos últimos 10 anos.
Clique aqui para ver mais dicas do Chile.