Aperitivos Lanche Receitas Sobremesas

Torta de Queijo Basca

torta

Eleito pelo jornal americano The New York Times como sabor do ano de 2021, a torta de queijo basca também é conhecida como “Tarta de queso de La Viña e tem origem espanhola. Assim como outras receitas estrangeiras, a torta basca vem conquistando o paladar brasileiro e inspirando adaptações na receita.

Pensando em incluir o gosto umami na iguaria, a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, desenvolveu com exclusividade uma receita com o queijo parmesão ralado. “A presença do queijo parmesão permite sentir, de maneira leve e saborosa, o gosto umami. Isso porque o parmesão é rico em glutamato (ou ácido glutâmico), principal responsável por proporcionar o gosto umami. Além do sabor incrível, a praticidade no preparo também se destaca na escolha e no sucesso do prato”.

Voilà…

Ingredientes:

3 potes pequenos de cream cheese (450 g)

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

1 e meia xícara (chá) de açúcar (225 g)

5 ovos (250 g)

1 e meia xícara (chá) de creme de leite fresco (300 ml)

Meia xícara (chá) de farinha de trigo, peneirada 

Modo de preparo:

Corte dois pedaços grandes de papel-manteiga. Umedeça levemente o papel com água, e forre uma forma de fundo removível (23 cm de diâmetro), esticando o papel com cuidado para não rasgar. Deixe uma sobra de 3 cm de papel para fora da forma. Reserve.

Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese, o queijo e o açúcar, e bata, em potência média, por 2 minutos ou até ficar homogêneo. Junte os ovos, um a um, sempre batendo, até obter um creme uniforme. Sem parar de bater, adicione o creme de leite e bata por 1 minuto. Junte a farinha peneirada e misture com uma espátula apenas para incorporar.

Disponha a massa na forma reservada, acomode-a em uma assadeira e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 45 minutos, ou até ficar firme. Aumente a temperatura para 200 graus e deixe por mais 10 minutos ou até a superfície ficar bem dourada.

Retire do forno, deixe esfriar completamente e desenforme. Remova o papel e sirva em temperatura ambiente ou gelada.

Curiosidades

A torta de queijo basca não é tão doce e não possui uma base de massa.

Uma das características dessa torta é sua superfície bem dourada.

Diferentemente da versão original, esta receita leva queijo parmesão ralado, ingrediente que confere um leve gosto umami à esta sobremesa.

Tempo de preparo: 20 minutos (+ 55 minutos de forno)

Serve: 8 porções

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav