Emirados Árabes Unidos Viagens

Dubai – O que você precisa saber antes de ir

dubai

Moderna, luxuosa e pitoresca, Dubai é sem sombra de dúvidas, um dos destinos mais curiosos e chamativos do mundo. Sua arquitetura repleta de construções faraônicas, atrações incríveis, shoppings de luxo e vida noturna intensa contribuem para que seja o principal destino turístico dos Emirados Árabes Unidos.

Dubai tem de tudo um pouco e por isso atrai turistas do mundo todo.

O difícil é saber escolher o que fazer em Dubai e como sair de lá sem ver pelo menos metade do que este destino tem para oferecer.

Aqui compartilho algumas informações importantes de saber antes de começar a planejar a sua viagem:

 Idioma

O idioma oficial é o árabe, mas o inglês é amplamente falado e compreendido em todo o país.

Moeda

A moeda local é o Dirham (AED). Dificilmente esta moeda é encontrada nas casas de câmbio no Brasil. Eu consegui comprar no aeroporto internacional de São Paulo mas quando cheguei lá descobri que o cambio utilizado tinha sido horrível então leve dólares ou Euros para trocar diretamente nas casas de câmbio, preferencialmente no aeroporto para ganhar tempo. Se preferir, poderá utilizar os caixas eletrônicos (ATM) e efetuar o saque em moeda local. Alguns hotéis também fazem câmbio (1 Dirham = 1,52 real – cotação em novembro/2021). No retorno, recomenda-se trocar os Dirhams ao deixar o país.

Lembrando que os cartões de crédito e pagamento pelo celular são amplamente aceitos em hotéis e lojas então não é necessário carregar muito dinheiro em espécie.

Documentação 

Até 30 dias brasileiros não precisam de visto para entrar nos Emirados Árabes Unidos e consequentemente em Dubai. O visto de visitante é concedido na entrada do país e é válido por seis meses para até noventa dias de permanência com múltiplas entradas.

O passaporte é documento obrigatório e deve ter a validade mínima de seis meses.

Fuso Horário

Hora Padrão do Golfo: + 4 horas GMT.

Dubai está 7 horas à frente em relação ao horário de Brasilia.

Horário Comercial

Os dias úteis são de domingo  à quinta-feira.
Atividades Comerciais: A maioria das empresas multinacionais trabalha em turno direto, enquanto outras trabalham das 8:00 às 13:00 e novamente, das 16:00 às 19:00.
Agências do governo: das 07:30 às 14:30, de domingo a quinta-feira.
Casas de câmbio: das 10:00 às 22:00.
Shopping Center: das 10:00 às 22:00, de domingo a quarta-feira, e das 10:00 à meia-noite de quinta-feira a sábado.

Clima

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm um clima subtropical e um céu azul pode ser esperado na maior parte do ano. O verão vai de maio a setembro, quando as temperaturas variam entre 40°C e 48°C então é muito quente, pense bem antes de programar a viagem nestas datas. Durante os meses de inverno, as temperaturas variam entre 15°C e 30°C. Há ar-condicionado na grande maioria dos locais. Durante o mês de novembro é outono em Dubai e costuma ser quente durante o dia (média de 28° a 32°) e agradável durante a noite (média de 22° a 25°C) é uma ótima época para fazer os passeios ao ar livre. Ainda assim é recomendável levar casacos leves para a noite, para passeios no deserto e para locais com ar- condicionado.

Vestuário

Roupas de verão podem ser usadas na maior parte do ano, mas as temperaturas podem cair durante o inverno (não faz 40 graus todos os dias como muitos pensam!). A pashmina, um lenço ou casaco leve é recomendado para a noite no deserto ou em ar-condicionado.

Quando for visitar alguma mesquita é preciso estar coberta da cabeça aos pés, com lenço escondendo os cabelos e calças/saias compridas.

Na piscina ou na praia, a moda praia é totalmente aceitável.

Carinho em público

Os casais podem caminhar de mãos dadas por Dubai porém devem evitar exibição de afetos. Se beijar em público, mantenha a discrição. O melhor mesmo é evitar.

Fotos

Fotos turísticas normais são aceitáveis, mas não se pode fotografar edifícios do governo. Peça permissão antes de fotografar pessoas desconhecidas.

Uso de Telefone / Wi-fi

O código de discagem internacional para as chamadas recebidas é +971. As chamadas de/para telefones fixos dentro de Dubai são gratuitas e é possível discar diretamente para mais de 170 países. Serviços de GPRS e WAP também estão disponíveis. Um serviço GSM de roaming internacional para telefones celulares está disponível para mais de 60 países. Caso queira pode comprar um cartão SIM (disponível na maioria dos supermercados, postos de gasolina e hotéis) para fazer e receber chamadas a partir dos EAU. Na maioria dos passeios, shoppings e restaurantes o wi-fi é gratuito e liberado.

Tax

Há cobrança de 5% de imposto (VAT) sobre os produtos e serviços. Ao fazer suas compras, informe-se sobre os procedimentos para Tax Refund.

Pechinchas

Nos mercados, espera-se que os clientes pechinchem. Os vendedores costumam baixar os preços, muitas vezes de forma bastante significativa, especialmente para vendas à vista.

Gorjetas e Gratificações

As gorjetas são semelhantes à prática da maioria das outras partes do mundo e ficam a critério do cliente. É costume dar gorjeta de 10% para a maioria dos serviços (restaurante, táxi, etc). Alguns restaurantes adicionam automaticamente uma gratificação. Se tiver dúvidas quando receber sua fatura, basta perguntar. Para cada 2 malas manuseadas por mensageiros de hotel, recomenda-se gorjeta de 5 Dirhams.

Saúde

Os serviços médicos em Dubai são de padrão internacional. Tenha em mãos os dados do seu seguro-viagem.

Eletricidade

O fornecimento de energia elétrica em Dubai é de 220/240 volts e 50 ciclos. Plugues de padrão britânico de três pinos é a norma na maioria dos hotéis e áreas públicas. Aparelhos fabricados no Brasil podem requerer um transformador/adaptador.

Água

A água da torneira em Dubai é potável para consumo.

Bebidas Alcoólicas

Homens e mulheres acima de 21 anos podem consumir bebidas alcóolicas, mas nunca podem sair embriagados, o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos (fora dos hotéis, bares e restaurantes autorizados) é proibido. Também não há consumo de carne suína, com exceção de alguns restaurantes que possuem local reservado para tal.

Transporte

O transporte público é abundante e fácil de acessar em Dubai. A Superintendência de Estradas e Transportes (RTA), um órgão do governo, controla todos os táxis, ônibus, táxis aquáticos e o metrô em Dubai. Os aplicativos funcionam muito bem (Uber e Careem). As numerosas rotas de ônibus, táxis aquáticos e metrô servem a todo o Emirado, ligando todas as áreas residenciais e comerciais, bem como os aeroportos internacionais. Muitos hotéis também oferecem ônibus com linhas regulares, que seguem rotas determinadas por Dubai e para as praias. A mão de direção é do lado direito, como no Brasil. Em Dubai há os conhecidos “Taxis Rosas” que são destinados somente a mulheres.

Permissão para dirigir

Para quem pretende dirigir em Dubai, será necessário ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir). A Carteira Nacional de Habilitação não tem validade nos Emirados Árabes.

Protocolos Covid-19 para embarcar 

É necessário apresentar um teste PCR negativo de até 72hs antes de embarcar. Ao chegar no aeroporto de Dubai os visitantes se submetem a um novo teste de PCR no qual o resultado será enviado por e-mail algumas horas depois. Antes de embarcar para o Brasil é necessário fazer um novo teste de PCR para apresentar no embarque. (informações de nov/2021).

Gostou das dicas?

Compartilhe este post com amigos! 😉