Amazônia Brasil Viagens Viagens de aventura Viagens pelo Brasil

Amazônia – Luxo e design em meio a natureza no Mirante do Gavião Lodge

mirante

Hoje conto um pouco sobre o Mirante do Gavião Amazon Lodge, que desde a sua abertura em 2014 encanta visitantes do mundo todo com uma  excelente estrutura totalmente integrada à natureza exuberante da Amazônia. O Hotel está às margens do icônico Rio Negro, em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas – o 2º maior arquipélago fluvial do mundo (o 1º é a reserva de Mariuá, no alto Rio Negro), uma região com um dos biomas mais preservados da Terra, de biodiversidade abundante.

O Hotel proporciona muito mais do que uma experiência. Tudo feito para trazer maior conforto e sossego em meio à Floresta Amazônica. As instalações são realmente maravilhosas com muito conforto para uma viagem em casal ou família. Um jeito maravilhoso de conhecer e vivenciar a Amazônia.

O hotel está em harmonia com a natureza e tem uma arquitetura incrível. A região no passado foi polo de construção naval muito influente e a construção feita com essa inspiração trouxe bangalôs que remetem a forma de barcos invertidos. O hotel segue uma linha sustentável e utilizou na construção muitos materiais da floresta: revestimentos em teçume de fibras naturais, mobiliário de madeira nobre com detalhes em marchetaria, cestarias e muitas peças de artesanato regional trazendo uma atmosfera local para todos os ambientes.

hotelx1

hotelx2

arq2

O Restaurante Camu-camu é o maior astral, além da deliciosa música brasileira, traz o melhor da culinária amazônica com ingredientes internacionais em um cardápio muito bem elaborado pela chef Debora Shornik que traz os maravilhoso peixes da região junto a clássicos internacionais para agradar a todos!

resta

rest

rest1

Das mesas, é possível ver o vai-e-vem dos barcos navegando pelo rio e ainda o píer do hotel que, com frequência regular, é também local de partida e chegada dos barcos da Expedição Katerre, empresa de ecoturismo que tem como proposta uma vivência profunda e genuína de contato com a floresta, em roteiros de 4, 5, 7 ou 8 dias rio Negro adentro.

barcox

barcox4

As atrações na área externa garantem diversão tanto em dias de chuva como para um repouso total. Os passeios são muito bem estruturados, pontuais e valem muito a pena serem feitos! Focagem de jacaré, trilhas, visita à comunidades ribeirinhas, interação com Boto cor de Rosa, nadar no Rio Negro… tudo preparado com muito cuidado e carinho. Os guias são ótimos e nos passam muito conhecimento e informações sobre a floresta, fauna e flora. Destaque para o nosso guia Nigel Manso, ele é fera!

mata1

Para quem quiser se aventurar pelo Rio Negro o Hotel oferece caiaques e stand up padle.

mirante1

mirante2

É ou não é o lugar perfeito para uma verdadeira aventura na selva amazônica?

A área da piscina é totalmente cercada pelo Rio Negro. Natureza por todos os lados. Interessante fazer uma pausa a qualquer momento do dia para curtir um pouco a piscina, relaxar e apreciar os pássaros e passarinhos sobre as árvores. Não é raro vermos iguanas, bicho preguiça, araras e diversas outras aves voando por ali. Nos disseram que há alguns dias tinham visto um jacaré de 4 metros no rio bem próximo à piscina, mas isso já não é tão comum pois eles preferem lugares mais calmos sem o barulho e atividade de barcos que costumam entrar e sair do píer do hotel para os passeios.

piscina

A propriedade é interconectada por 200 metros de caminhos trilhados e passarelas. Os bangalôs ficam na parte alta do terreno e são conectados por passarelas. São espaçosos, extremamente confortáveis e limpos. Sempre com uma vista privilegiada para o Rio Negro eles não possuem televisão, o que torna o lugar perfeito para se desligar, só ouvindo os barulhos da mata e apreciando o momento.

hotel

hotel1

Opções de hospedagem:

Bangalôs Família

Com 20 metros quadrados e varanda com vista panorâmica para o Rio Negro e o Parque Nacional de Anavilhanas, tem cama queen size (casal ou twin) e acomoda também até 1 cama extra. Decoração interior traz materiais naturais locais, como teçumes e peças em marchetaria da Fundação Almerinda Malaquias. Amenities de banho são da Natura.

Bangalôs Comfort

Com 39 metros quadrados e varanda com vista para a floresta amazônica, tem cama king size (casal ou twin) e acomoda também até 1 cama extra. Decoração interior traz materiais naturais locais, como teçumes e peças em marchetaria da Fundação Almerinda Malaquias. Amenities de banho são da Natura.

Bangalôs Luxo

Com 47 metros quadrados e ampla varanda, tem vista para o Rio Negro, inclue ofurô, cama king size (casal ou twin) e acomoda também até 2 camas extras. Amenities de banho são da Natura.

arq1
quarto2
quarto
quarto1
quarto3

Reserve um dia para assistir ao Pôr do Sol em um dos mirantes que o hotel tem acima de cada bloco de acomodações.

Em 2019 foi inaugurado um lounge panorâmico com sala de jogos, redário para relaxar com a vista para Anavilhanas e a nova sala de massagem com produtos da marca Simbioze Amazônica, com cosméticos e ativos 100% sustentáveis vindos da Floresta.

mata3

O projeto sustentável assinado pelo Atelier O’Reilly Sustainable Strategies teve como prioridade a adequação ao seu entorno: as construções têm seus pisos elevados, de modo a preservar a permeabilidade do solo; iluminação e ventilação natural; energia solar para abastecer o sistema elétrico e aquecimento de água; e os resíduos orgânicos são sempre direcionados para compostagem.

O paisagismo de Clariça Lima é sensacional e nos dá a impressão de estarmos dentro da selva amazônica. Foi inspirado na expedição da botanista britânica Margareth Mee pela Amazônia, com mais de 70 plantas nativas e árvores frutíferas.

 hotel6
arq
 

Os funcionários são muito prestativos e atenciosos. Posso dizer que desde a reserva até o momento do checkout o atendimento foi perfeito!

Como chegar 
O Hotel fica em Novo Airão, AM – município na margem direita do Rio Negro. Tel: (92) 99503-8634– São 180 km de Manaus (Rod Estadual 352 / asfaltada). Transfer incluído: 2:30h em veículo climatizado.
– Aéreo para MAO.
Vôos nacionais de SAO/RIO/BSB/REC.
Vôos Interncionais: MIA e BUE.
– Opção de vôo de hidroavião. São 45 minutos. Valor: R$ 5.400/ trecho para até 8 pessoas. Bônus: o lindo sobrevôo ao longo do Arquipélago de Anavilhanas.
Crédito foto destaque: Jean Dallazem
Créditos fotos matéria: Patrícia Mattos, Sitah e Jean Dallazem

Clique aqui para ver mais dicas de viagens pelo Brasil.