Amazônia Brasil Viagens

Restaurante Caxiri – Manaus

caxiri

Parada obrigatória para quem passa por Manaus, o restaurante Caxiri é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. Agrada os paladares mais exigentes de locais e visitantes, com a abundância dos sabores amazônicos e brasileiros com um toque sofisticado. Além de saborosos, os pratos são muito bem apresentados, o atendimento é excelente e o ambiente muito agradável.

Aberto em 2016 o restaurante é muito frequentado por moradores locais, turistas estrangeiros e nacionais alem de ser também local de muitos eventos como casamentos e jantares diplomáticos.

O restaurante fica em um casarão restaurado, com janelões voltados para o portentoso Teatro Amazonas (ícone da arquitetura colonial no apogeu da economia da borracha no século 19), no Centro de Manaus. Inclusive recomendo que na hora da reserva peça uma mesa na janela pois essa vista é muito especial para ser apreciada inclusive durante a refeição.

caxiri4

O salão com pé direito alto comporta 120 pessoas mas durante a Pandemia está operando com apenas 80 lugares .

No menu encontramos uma boa combinação de comida típica e ingredientes locais. Entre os pratos mais cobiçados estão os Ceviches de peixe, Bolinho de tambaqui com cupuaçu agridoce e arubé, Ceviche de pirarucu acompanhado de chips variadas, o Matrinxã assado na brasa e a deliciosa Costela  de tambaqui com mil folhas de banana pacovã.

caxiri3

Os pratos são bem servidos e vale a pena pedir opções para compartilhar. As receitas trazem uma inspiração regional com sabor amazônico.

caxiri2

A chef Débora Shornik, paulista, é uma pesquisadora da riqueza gastronômica nacional, principalmente as PANCS (plantas comestíveis não convencionais), tendo também atuado em cozinhas autorais como a do Arturito, da chef ítalo-argentina, Paola Carosella, com quem Débora iniciou sua carreira em 2005. Entre seus principais fornecedores estão agricultores familiares que provém alimentos orgânicos, a feira Manaus Moderna e os peixes como o Pirarucú que vem de manejo sustentável. A chef também mantém consultoria nos menus dos restaurantes flutuante Flor do Luar e Camu-camu, no hotel Mirante do Gavião Lodge, ambos em Novo Airão (AM).

caxiri1

Fomos muito bem atendidos pelo maitre Belo e sua equipe. Todos muito atenciosos e eficientes.

Caxiri | Rua 10 de Julho, 495 – Centro, Manaus – AM

Tel: 92 98405 4769

Clique aqui para ver mais dicas de viagens pelo Brasil.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav