Receitas Sobremesas

Babka de Chocolate

babka

Receita muito especial hoje aqui no LeBlog da Lindt, marca suíça de chocolates premium. O Babka de Chocolate, é um pão doce típico na Europa Central e Oriental, feito com Excellence 70% cacau e pode ser servido a qualquer hora do dia!

Voilà…

Ingredientes

Para a massa Babka

3 colheres de sopa de água morna

3 colheres de sopa de açúcar granulado, dividido em duas partes

1 colher de sopa de fermento biológico seco

2/3 xícara (150 ml) de leite, aquecido

3 ovos em temperatura ambiente

¼ xícara (50 g) de manteiga sem sal, derretida e resfriada

3 ½ xícaras (440 g) de farinha de trigo

½ colher de chá de sal

1 colher de sopa de creme tipo chantilly (35% gordura)

 

Para o recheio

1 barra (100 g) picada de Lindt EXCELLENCE 70% cacau

1/3 xícara (40 g) de nozes cortadas pela metade (opcional)

1/3 xícara (65 g) de açúcar granulado

½ colher de chá de canela em pó

1/3 xícara (65 g) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

Modo de preparo

Passo 1.

PREPARANDO 2 PÃES BABKA: Em um recipiente de uma batedeira, misture água, 1 colher de chá de açúcar e fermento. Deixe descansar de 8 a 10 minutos ou até que comece a criar uma consistência espumosa. Adicione o leite, 2 ovos e a manteiga derretida. Em um bowl separado, misture a farinha, o açúcar restante e o sal. Polvilhe sobre a mistura de ovos no recipiente da mistura.

Passo 2.

Utilizando a pá tipo gancho, bata em velocidade baixa durante 3 a 4 minutos. Utilizando uma espátula, raspe as sobras nas laterais do recipiente. Misture em velocidade média por 5 a 7 minutos ou até que a massa esteja homogênea, lisa e macia. (A massa deve ser pegajosa, mas não grudenta).

Passo 3.

Transferir para uma tigela untada. Cubra com filme plástico e deixe descansar em ambiente quente de 60 a 70 minutos ou até dobrar de volume.

Passo 4.

RECHEIO: Enquanto a massa estiver crescendo, leve o chocolate ao congelador por 10 minutos. Utilizando um processador de alimentos, misture o chocolate, as nozes (se estiver usando), o açúcar e a canela; bata até ficar moído grosseiramente. Adicione a manteiga derretida e misture até ficar homogêneo.

Passo 5.

Unte duas formas de pão. Use formas do tamanho 23×13 cm (2 litros). Forre com papel manteiga e deixe sobrar nas laterais.

Passo 6.

Coloque a massa em uma superfície polvilhada. Usando o rolo abra a massa até formar um retângulo de 38×28 cm. Usando espátula ou a parte de trás da colher, espalhe o recheio uniformemente sobre a massa, deixando uma borda de 1cm ao redor. Começando pela maior extremidade (38 cm), enrole firmemente, como um rocambole. Corte na metade para obter 2 pedaços iguais.

Passo 7.

Corte o rolo ao meio, no sentido do comprimento, usando uma faca bem afiada. Com as camadas de chocolate para cima, trance as duas metades. (Tente manter o lado cortado virado para fora para expor camadas de massa e do recheio, criando um efeito atrativo.) Repita o mesmo processo com o outro rolo. Coloque as massas trançadas em cada uma das formas. Cubra e deixe descansar de 35 a 40 minutos ou até ficar nivelado com a parte superior da forma.

Passo 8.

Pré-aqueça o forno a 190 °C. Bata o restante do ovo com o creme. Pincele generosamente sobre os pães. Coloque as formas com as Babkas no centro do forno por 30 minutos ou até dourar. Ao inserir o termômetro digital no centro dos pães, ele deve marcar 90 °C. Retire a forma e deixe esfriar por 10 minutos ou até esfriar completamente antes de cortar e servir.

Clique aqui para ver mais receitas!