Receitas Sobremesas

Torta de chocolate com caramelo salgado

Caramelo Salgado_Carolina Keiko

Com o Dia das Mães se aproximando, trouxemos uma receita que pode ser a sobremesa perfeita para o almoço em família. É uma torta de chocolate com caramelo salgado, assinada pela chef Karina Mithy do By Koji.

Voilà…

Caramelo Salgado_Carolina Keiko (1)

Massa

Açúcar de Confeiteiro 100g
Manteiga 350g
Leite 12ml
Gema 1 unid.
Farinha de trigo 350g

 Caramelo

Açúcar refinado 200g
Creme de leite fresco 260ml
Manteiga  30g
Flor de sal 3g

Ganache

Chocolate meio amargo 200g
Creme de leite fresco 160g
Manteiga 40g

 

Modo de preparo

 Massa

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa tigela, misture a farinha e açúcar de confeiteiro. Acrescente aos poucos a manteiga cortada em cubos, leite e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Acrescente a gema de ovo e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola e cubra com plástico filme. Leve para a geladeira por 20 minutos. Retire a massa da geladeira e em uma superfície limpa. Abra o plástico filme e coloque  a  massa; por cima da massa coloque outro plástico filme; abra a massa com um rolo de macarrão. Com cuidado transfira a massa para a forma e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar a massa.

Caramelo salgado

Derreta o açúcar em fogo baixo. Quando o açúcar estiver com uma cor dourada, acrescente a manteiga. Quando chegar no ponto, já com a manteiga, acrescente o creme de leite e deixe dissolver o açúcar até ficar homogêneo. Coloque em um recipiente e deixe esfriar.

Ganache

Em bowl, coloque o chocolate e o creme de leite. Derreta o chocolate com creme de leite fresco no microondas de 30 em 30 segundos.. Sempre mexendo até ficar homogêneo. Por último, coloque a manteiga aos poucos e misturando sempre. Deixe a ganache um pouco cremosa para colocar na torta.

Montagem

Coloque o disco da torta em um recipiente. Despeje o caramelo sobre a massa de torta e deixa descansar um pouco. Por último, coloque o chocolate e deixe descansar. Para finalizar, polvilhe um pouco de cacau em pó e uma pitada de flor de sal.

 

Para mais receitas no LeBlog. clique aqui.