Portugal Viagens

Ilha da Madeira – Confira 4 maravilhas do paisagismo no destino

Jardim Botanico_Natureza_BR031©Andre Carvalho (1)

A Ilha da Madeira, destino português localizado em meio ao Oceano Atlântico, é conhecida por sua natureza abundante e exuberante, que inclui cenários de montanha, floresta e mar. O que contribui para seus cenários naturais impressionantes é a localização privilegiada, pois o clima local permite o cultivo de plantas de várias partes do mundo. Além dos parques naturais e áreas preservadas, a Ilha da Madeira é repleta de jardins e parques projetados com esmero, que usam e abusam dos conceitos de paisagismo para a criação de um espaço perfeito para descanso e lazer.

Confira quatro destas maravilhas:

 

Jardim Botânico da Madeira

Jardim Botanico_Natureza_BR030©Andre Carvalho

Criado em 1960, este jardim botânico tem 35 mil m2 e guarda mais de 2 mil plantas exóticas vindas do mundo todo, muitas delas em vias de extinção. Tornou-se um verdadeiro polo de ciência e cultura mas, acima de tudo, é um espaço maravilhoso para um passeio, que conta não só com os caminhos entre o colorido das plantas como mirantes com vistas incríveis. O trabalho feito com as diferentes texturas torna a paisagem belíssima.

 

Jardim Tropical Monte Palace

Monte_Palace_Madeira_Natureza_BR056©Andre Carvalho
Os elementos deste jardim rodeiam um agradável lago onde é possível ver peixes e cisnes. Mais de cem mil espécies de plantas estão espalhadas pelo jardim, inclusive uma coleção de cicas que, pela sua idade, são consideradas fósseis vivos. Conta com um espaço dedicado à flora madeirense que é mais que especial.

 

Jardins do Palheiro

Jardins Qta do Palheiro035©Francisco Correia
Parte de uma propriedade que conta com hotel, campo de golfe, restaurante e spa, os Jardins do Palheiro estão situados a 500 metros de altitude, onde as plantas crescem rápido devido ao ar fresco frequentemente umedecido pela névoa. Por lá, é possível ver árvores de mais de 200 anos, plantas raras de diversas partes do mundo e uma fascinante coleção de camélias. A paisagem é bem marcada com flores de cores diferentes, arbustos ornamentais e árvores altas, criando um cenário muito variado.

 

Jardim Quinta das Cruzes

Qta das Cruzes005_Funchal_Madeira©Francisco Correia
Neste jardim, o paisagismo mostra mais a que veio, pois o local harmoniza perfeitamente a vegetação com a arquitetura de inspiração romântica da Quinta das Cruzes, presente em grutas, fontanários, janelas manuelinas e até uma capela. Há plantas endêmicas e exóticas, árvores centenárias e caminhos de pedra, que permitem que os visitantes conheçam cada detalhe. Um dos pontos altos é o colorido e delicado orquidário.

Para mais dicas de Portugal clique aqui.