Entretenimento Mídia

Especial quarentena – Séries e filmes para conhecer a Índia sem sair de casa

filmes-séries-india-4

Para quem um dia planeja em viajar para a índia, um bom jeito de entrar no clima é assistindo a filmes e séries. A indústria cinematográfica indiana, apelidada de Bollywood, produz filmes incríveis que valem a pena assistir.

Fizemos uma seleção com filmes e séries que se passam na Índia para você curtir durante a pandemia e já ir anotando os lugares onde gostaria de visitar!

 

Carta para o primeiro ministro

filmes-india

Uma Mumbai nada turística é o cenário do filme que conta a história de mãe e filho que vivem em uma região da periferia onde não há saneamento básico. Para conseguir água, a mãe se expõe a vários riscos. O garoto, então, escreve ao primeiro-ministro um pedido de ajuda e justiça.

Onde assistir: Netflix

 

Pad Man

padman-filme-netflix-1

Boa opção para quem gosta de negócios e viagem, o filme é inspirado na história de Arunachalam Muruganantham, empreendedor social indiano que criou uma máquina de absorventes femininos de baixo custo. Sua invenção não só tornou possível que mais mulheres tivessem acesso ao item, que é bastante caro por lá, como quebrou preconceitos.

Onde assistir: Netflix

 

Absorvendo o Tabu

AAAABVeYFfyx_dAyZ-kcNLCafjX9_iUovjvv_S5ezxg5KCG1VsYP6VifWD4BIz-kWaojFVcrKc_QNYL0YIawsHZerizIn7hE

A obra não venceu o Oscar de melhor documentário curta-metragem em 2019 à toa: fala sobre a menstruação, um estigma que ainda persiste na região rural da Índia. Por razões como machismo, falta de informação e dinheiro, mulheres chegam a morrer por não saberem lidar com o período menstrual. O documentário retrata o desenvolvimento de uma máquina de absorventes biodegradáveis a baixo custo e a capacitação de mulheres para produzi-los.

Onde assistir: Netflix

 

O Grande Passo

o-grande-passo-india

Os amantes do ballet vão curtir esse filme. O Grande Passo tem como trama a trajetória de dois garotos de Mumbai que sonham em se tornar bailarinos e, ao serem descobertos por um professor de ballet, se deparam com o preconceito e o machismo da sociedade.

Onde assistir: Netflix

 

Um Rapaz Adequado

filmes-séries-india-3

Uma boa pedida para os fãs de romance, a minissérie é uma adaptação do livro de mesmo nome e se passa no início da década de 1950 em uma Índia recém-dividida. Na trama, Lata é uma garota que vai na contramão das tradições da época: em vez de ter seu marido escolhido pela família, ela mesma quer ir em busca de seu amor ideal.

Onde assistir: Netflix

 

Taj Mahal 1989

filmes-séries-india-4

Lançada há pouco menos de um ano, a série se passa na Universidade de Lucknow e aborda as relações amorosas de casais de diversas gerações, passando por estudantes e professores. Aqui, a graça é reviver uma época onde não havia o empurrão da tecnologia – afinal, estamos falando de 1989.

Onde assistir: Netflix

 

Lion

filmes-séries-india-5

Se for assistir, prepare o lencinho: o filme, que concorreu ao Oscar de 2017, conta a história de Saroo, menino indiano que se perde da família aos 5 anos de idade e é adotado por um casal australiano. 25 anos depois, ele volta ao seu país de origem para tentar reencontrar sua família – para isso, ele faz pesquisas constantes no Google Earth. No elenco estão Nicole Kidman e Dev Patel.

Onde assistir: Amazon Prime Video

 

Clique aqui para ver mais dicas de atividades para fazer durante a quarentena.