Gastronomia Receitas

Aprenda a fazer um Choux Cream

Choux-Cream--2---1-

Choux Cream é uma sobremesa de origem francesa, mas foi no Japão que ganhou popularidade e adaptações ao gosto dos orientais. A massa do doce lembra a nossa Carolina, com o diferencial na crosta craquelin, crocante e açucarada, e o recheio farto de baunilha.

Leve e com sabor suave, a sobremesa que tem combinações de técnica francesa e ingredientes ocidentais, é geralmente encontrada na cidade em restaurantes de gastronomia japonesa, caso do By Koji, que apresenta receita e preparo da confeiteira Karina Mithy.

A receita tem três etapas, Massa Choux, Craquelin e Creme confeiteiro, e rende de 10 a 15 unidades.

Confira as instruções de preparo:

Voilà…

Choux
(10 a 15 unid pequena)

Farinha de trigo 75g
Açúcar refinado  4g
Manteiga            70g
Leite integral      90ml
Ovos                   02 a 3 unid

Pré aqueça o forno a 180 graus. Em uma panela, coloque o leite e a manteiga para ferver em fogo baixo. Quando a mistura do leite estiver fervendo adicione a farinha de trigo e o açúcar. Mexa sem parar até cozinhar a farinha de trigo. Despeje a massa na batedeira por 2 minutos e bata até sair fumaça. Adicione os ovos aos poucos até formar uma massa lisa. Obs: para saber se o ponto está bom precisa colocar na pontas dos dedos e formar uma curvinha. Unte a forma com um papel manteiga embaixo ou um tapete próprio para assar. Coloque a massa em um saco de confeiteiro com um bico perlê e faça as bolinhas. Adicione o craquelin em cima das bolinhas. Leve ao forno por 40 a 50 minutos ou até dourar e ficar crocante.

 

Craquelin

Farinha de trigo 30g
Açúcar cristal     30g
Manteiga            30 g

Em um bowl, coloque a farinha de trigo, açúcar e adicione ao poucos os cubos de manteiga em ponto de pomada. Msture com as pontas dos dedos até formar uma  massa homogênea. Modele uma bola com a massa e cubra com plástico filme.Leve pra geladeira por 20 minutos. Retire a massa da geladeira e coloque em uma superfície limpa. Abra um plástico filme e coloque a massa e coloque outro plástico em cima. Abra com um rolo de macarrão.
Depois de abrir a massa corte com um aro do tamanho da bolinha da choux. Retire o excesso da massa e leve para a geladeira até ficar durinho. Ao tirar da geladeira, coloque em cima da choux .

 

Creme  de confeiteiro
Leite integral        500ml
Gemas                 2 unid
Amido de milho    45g
Manteiga              50g
Baunilha               2ml ou meia fava de baunilha
Açúcar  refinado  175ml
Creme  de leite fresco  250ml

 

Em uma panela coloque 300 ml de leite, manteiga, baunilha e leve ao fogo médio. Em um bowl, coloque 200ml de leite, amido de milho, gemas e misture com um fouet até ficar um creme homogêneo. Após levantar fervura, adicione o creme no leite e mexa sem parar até cozinhar o amido de milho. Retire o creme da panela e adicione em um bowl e coloque o plástico filme em contato com o creme para não criar a película no creme. Deixe na geladeira por 6 horas.
Ao retirar da geladeira, coloque na batedeira e bata por 5 minutos até o creme ficar lisinho. Retire da batedeira e coloque no bowl. Coloque o creme de leite fresco na  batedeira e bata até o ponto de chantilly. Adicione o chantilly junto com o creme até ficar um creme liso e homogêneo. Deixar na geladeira por 6 horas. Com o creme consistente, coloque no saco de confeiteiro com o bico perlê e faça furinho embaixo da choux para rechear eles. E para finalizar polvilhe açúcar de confeiteiro.
Para mais receitas no LeBlog, clique aqui.
By Koji – Praça Roberto gomes Pedrosa, 1 – Portão 4. (11) 3624-7710