Acontecimentos Viagens

Sustentabilidade – 5 Hoteis que já seguem essa linha no Brasil e no mundo

hotéis-eco-friendly-brooklyn-1536x1024 (1)

Com tantas mudanças ocorrendo na sociedade, aceleradas pela pandemia a preocupação com o meio ambiente só tende a crescer. O mercado de viagens tem aos poucos se adequado a esse novo momento, proporcionando atrações e acomodações cada vez mais sustentáveis. Pensando nisso selecionamos algumas opções de hospedagens sustentáveis no Brasil e no mundo para você se inspirar e se programar.

Tem alguma dica de hotéis sustentável pelo Brasil e pelo mundo?

Mande para nós > [email protected]

 

Hotel Brooklyn Bridge – Nova York, EUA

hotéis-eco-friendly-brooklyn-1536x1024

Próximo à Ponte do Brooklyn e com uma vista incrível para o skyline de Manhattan, o luxuoso hotel da rede 1 Hotels não só se baseou na sustentabilidade para decorar o espaço – com vegetação nativa e materiais recuperados –, como também adaptou algumas de suas funcionalidades para a proposta eco-friendly. Os cartões magnéticos utilizados para abrir a porta dos quartos, por exemplo, foram substituídos por cartões produzidos com madeira reciclada, e os chinelos disponíveis aos hóspedes, que na maioria das vezes têm solado de plástico, foram trocados por meias antiderrapantes. Uma ampulheta no chuveiro incentiva o hóspede a tomar um banho de no máximo 5 minutos.

Além disso, tem um restaurante que serve pratos feitos com ingredientes de produtores locais e disponibiliza aos hóspedes bicicletas elétricas para que eles explorem a cidade sem emitir gás carbônico.

Pikaia Lodge – Galapagos, Equador

hoteis-eco-friendly-pikaia

Localizado na Ilha de Santa Cruz, no centro do Arquipélago dos Galápagos, o hotel Pikaia Lodge abraçou o desafio de construir um hotel 5 estrelas com todo o conforto possível e, ainda assim, sustentável. Não à toa, se tornou um dos principais hotéis eco-friendly do mundo. Os telhados são de cores claras para refletir os raios solares e prevenir o efeito de ilha de calor e tanto a iluminação interna como externa são com LEDs que economizam energia – no caso das lâmpadas de fora, a luz é baixa para não atrair insetos, pássaros ou morcegos e, assim, evitar a mudança de seus hábitos. A água também é aquecida por meio de painéis solares.

O espaço, construído com materiais recicláveis e ecológicos – ladrilhos de banheiro, por exemplo, são de pedra de lava locais que foram coletadas com a aprovação do Serviço de Parques Nacionais –, fica a 450 metros acima do nível do mar e tem como princípio manter a região um ambiente repleto de espécies nativas e selvagens.

Hotel Canto das Águas – Lençóis, Bahia

hotéis-eco-friendly-bahia

Imagina-se que quem visita a Chapada Diamantina tenha uma boa relação com a natureza e, não à toa, o Hotel Canto das Águas, que fica em Lençóis, principal cidade da região, foi considerado pela ABNT o primeiro hotel sustentável do Brasil. Desenvolvido com a proposta de ser eco-friendly, a maioria dos móveis que decoram o espaço, assim como mais de 80% da área construída, usam madeiras de demolição ou reflorestamento. O hotel de 43 quartos também promove coleta de lixo, aquecimento solar da água e apenas utiliza produtos de limpeza biodegradáveis, além de servir pratos feitos com ingredientes de produtores locais.

Bonito Ecotel – Bonito, Mato Grosso do Sul

hoteis-eco-friendly-bonito

Com 30 quartos que acomodam até quatro pessoas, o hotel é rodeado por verde e fica a duas quadras do centro de Bonito. Tem arquitetura com toques regionais e oferece aos hóspedes atrações como piscina com hidromassagem e redes na varanda. O nome “ecotel” não é à toa: possui mais de 130 m² de placas fotovoltaicas que produzem a própria energia elétrica e, assim, deixam de emitir cerca de 20 toneladas por ano de gás carbônico. Além disso, a água dos banheiros dos quartos e da piscina são aquecidas por meio de aquecedores solares. Os móveis foram feitos com madeira de demolição e itens como louças, copos e luminárias são de produtores locais.

Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

hotéis-eco-friendly-cambará

Inaugurado em dezembro de 2009, o hotel fica em frente a um grande lago, a pouco mais de 1 quilômetro do centro de Cambará do Sul e no caminho para o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde está o cânion Itaimbezinho. É o primeiro hotel com moldes ecológicos sustentáveis da região.

Entre as medidas que garantem o posicionamento e o fazem aparecer em listas de hotéis eco-friendly, estão a distribuição de amenities biodegradáveis, tratamento de esgoto anaeróbico, captação de água da chuva por meio de cisternas para uso na lavanderia, jardinagem e banheiros; aquecimento solar, área de preservação ambiental, separação de lixo seco e orgânico dentro dos apartamentos e nas áreas sociais – o lixo orgânico é reaproveitado como adubo –, alimentos de produtores locais e objetos de decoração feitos com materiais sustentáveis, entre outras medidas.

Post via Além.

Para mais dicas de hospedagens clique aqui.