Com o mundo aos poucos voltando ao normal, estamos de olho no comportamento e recomendações em relação ao universo das viagens. Hoje trouxemos um apanhado de protocolos divulgados pelo Ministério do Turismo do Brasil em relação à reabertura dos hotéis. Lembrando que ainda não é seguro e nem recomendado viajar. Por enquanto podemos pesquisar, ver fotos, sonhar com aquela viagem que queremos fazer assim que as coisas melhorarem e a vacina finalmente esteja disponível.
Por enquanto compartilhamos algumas mudanças:
Check in no hotel
Uso contínuo de máscaras, tanto para clientes quanto para funcionários;
Distanciamento social na recepção: distância de no mínimo, 1,5 metros entre os clientes na fila da recepção;
Atendimento preferencial à pessoas de grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes) para que permaneçam o mínimo possível em ambientes com muitas pessoas;
Ao desembarcar, os hóspedes serão incentivados, para segurança de todos, a tirar as malas do carro e levá-las ao quarto;
Quase sempre haverão fichas do pré check-in preenchidas digitalmentes, na hora em que a reserva é efetuada pela interne, onde também será possível anexar dados específicos sobre a saúde do hóspede. Segundo o Ministério da Saúde, “Estes dados são importantes não só para fins estatísticos do turismo nacional mas, sobretudo, para prevenção do estabelecimento no caso de o hóspede ter algum problema de saúde durante sua estadia.”;
Haverá redução de móveis, mesas e cadeiras no lobby para auxiliar no distanciamento.
Alimentação
Haverá distância mínima de 2 metros entre mesas e 1,5 metros entre cadeiras ocupadas;
Será incentivada a reserva antecipada em restaurantes e bares com pouco espaço;
No buffet de café da manhã, o menu será empratado ou em pequenas porções personalizadas para a pessoa ou grupo familiar. É recomendado também optar pelo serviço de quarto;
Estações de buffets só podem ser usadas quando totalmente fechadas, evitando que alimentos fiquem expostos e havendo funcionários para servir individualmente os hóspedes;
Para serviços à la carte, a mesa será montada na chegada do cliente, evitando toalhas e mesas ou utilizando o cobre manchas, que deverá ser retirado após o uso junto com outros itens de tecido. Tudo deverá ser acondicionado em um saco plástico e enviado para a lavanderia;
No Frigobar, recomenda-se a entrada no check-in com reposição sob demanda ou, na existência dos itens de frigobar nas unidades habitacionais, é preferível que os mesmos sejam higienizados individualmente e que sejam lacrados para o próximo hóspede;
O serviço de quarto terá bandejas cobertas, protegendo os alimentos durante o transporte até o quarto. Ao término das refeições, os utensílios devem ser dispostos do lado de fora do quarto (no corredor, varanda ou do lado da porta) pelo hóspede.
Áreas comuns e lazer
Será necessário agendamento prévio para utilizar academias de ginástica, saunas, solários e demais áreas de descanso;
Equipamentos devem ser desinfetados pelos profissionais assim que o hóspede parar de utilizá-los;
Será necessário o distanciamento social, além das outras medidas de higiene, para praticar esportes em áreas ao ar livre.
Limpeza dos quartos
O Ministério de Turismo recomenda a desinfecção completa da suíte como um todo ao final da estada do hóspede com produtos de higiene específicos. A limpeza deve ocorrer em ambiente ventilado, com portas e janelas abertas e ar-condicionado desligado.
Funcionários diferentes serão escalados para a limpeza do quarto: um para assegurar a remoção do enxoval do quarto, e outro apenas para a limpeza. todos devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s): luvas de procedimento, óculos, avental e máscara descartável;
A roupa de cama deve ser retirada sem sacudir, apenas enrolando-a de dentro para fora, fazendo um “embrulho.”
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