Festa Junina Gastronomia Pratos principais Receitas

Receita Junina – Arroz de forno com carne seca

Arroz-de-forno-com-carne-seca-e-cenoura

Esse ano, como já sabemos, tudo está diferente, inclusive a festa junina. Vamos sentir falta das quermesses e festas de rua, mas quem disse que não dá pra improvisar em casa?

Que tal preparar alguns quitutes típicos e chamar os amigos numa call junina! Hoje Trouxemos uma receita ótima para um menu de São João: Arroz de Forno com carne seca e cenoura da cozinha experimental da Camil.

Voilà…

Tempo de preparo: 45 minutos
Ingredientes:

Arroz:
1 colher (sopa) de Óleo
1 unidade de Cebola média sem casca picada
2 xícaras (chá) de Arroz tipo 1 CAMIL
3 xícaras (chá) de Água fervente
Sal a gosto
Refogado de carne seca e cenoura:
300 gr de carne-seca limpa
4 colheres (sopa) de Óleo
3 unidades médias de Cebola cortada em cubos pequenos
2 unidades de Dente de Alho picados
cheiro-verde picado a gosto
1/2 xícara (chá) de Água
1 unidade pequena de Cenoura ralada na parte grossa do ralador
molho de Pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
Modo de Preparo:

Arroz:

Aqueça o óleo e refogue a cebola até murchar. Acrescente o Arroz tipo 1 CAMIL e refogue demoradamente. Junte a água fervente e tempere com o sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando até a água secar e o arroz ficar cozido.

Refogado de carne seca e cenoura:

De véspera, deixe a carne-seca coberta com água. Troque a água cerca de 3 vezes. Cozinhe a carne coberta com água, em panela de pressão, por cerca de 30 minutos após o início da pressão, ou até a carne estar macia. Escorra a carne e desfie-a. Aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne-seca, o cheiro-verde e refogue em fogo baixo. Junte a água e cozinhe em panela tampada até obter um refogado úmido. Desligue o fogo, acrescente a cenoura e o molho de pimenta. Tampe a panela e cozinhe a cenoura no próprio vapor.

Montagem:

Em um refratário pequeno, distribua metade do Arroz tipo 1 CAMIL, metade do refogado de carne-seca. Cubra com o restante do arroz e finalize com o refogado de carne-seca. Salpique a superfície com o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até o arroz ficar bem quente.

Rendimento: 6 porções

Dicas:

Hermonização: Cerveja bem gelada. Kids: Monte uma cumbuquinha refratária à parte para a criança e troque o parmesão por queijo de coalho ralado na parte grossa do ralo. Ao tirar do forno, ele estará derretido e com liga, dando mais graça ao prato.

Modo de servir: O refratário utilizado para levar o arroz ao forno deve ser levado à mesa, para preservar o calor e a própria montagem. Dê preferência a refratário transparente e pratos brancos. Utilize toalha xadrez vermelha, para lembrar almoços de família.

Clique aqui para ver mais receitas!