Na coluna de saúde de hoje aqui do LeBlog o Hospital Santa Paula traz informações sobre a disfagia.
Para quem não sabe, a disfagia é uma doença que caracteriza pela dificuldade de engolir alimentos ou líquidos. Ela pode estar associada a diversas doenças e pode ser também um problema temporário, em pessoas submetidas a algumas cirurgias, por exemplo.
A pessoa com disfagia tem a sensação de que a comida ou o líquido estão presos na boca, na garganta ou no esôfago. Estudos mostram que 6 em cada 10 pessoas são acometidas com o problema, especialmente os idosos.
Por isso, 20 de Março foi o Dia Nacional de Atenção à Disfagia. O profissional capacitado para avaliar e reabilitar o processo de deglutição é o fonoaudiólogo que paciente poderá realizar adaptações na dieta, introduzir exercícios musculares ou treinar manobras para que a deglutição seja restabelecida ou adaptada no caso de alterações anatômicas, por exemplo.
Segundo a equipe de Fonoaudiologia do Hospital Santa Paula, a abordagem da disfagia é multidisciplinar, realizada por médicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.
“Os profissionais devem trabalhar em conjunto para que as condutas necessárias sejam traçadas precocemente, prevenindo complicações como a desnutrição e a pneumonia aspirativa que podem favorecer o aumento de morbidade e mortalidade”, afirma a Coordenadora da Fonoaudiologia do Santa Paula, Gleika Lima.