Receitas Sobremesas

Torta de chocolate com caramelo e castanha

Torta de Chocolate, Caramelo e Castanhas copy

Hoje trouxemos para vocês uma deliciosa receita de sobremesa. É uma torta de chocolate com caramelo e castanha assinada pela chef Julia Junqueira, da Le Bon Gâteau Confeitaria. Uma sobremesa de fácil preparo que costuma agradar a todos.

Voilà…

Massa:

120g de manteiga

80g açúcar confeiteiro

25g farinha de amêndoa

1 ovo

200g farinha de trigo

Peneirar o açúcar de confeiteiro na manteiga, acrescentar a farinha de amêndoa. Misturar com o auxílio de uma espátula. Acrescentar o ovo e continuar a misturar. Peneirar a farinha de trigo na mistura, deixar em repouso 2hs. Abrir a massa e colocar na forma, assar a 180 graus de 15 a 20 minutos

Creme Confeiteiro de Chocolate:

250g leite integral

60g açúcar refinado

½ fava de baunilha

60g gema

22g de amido de milho

120g de leite integral

100g chocolate amargo

Ferver o leite maior com metade do açúcar e a fava de baunilha. Bater a outra metade do açúcar com a gema. Acrescentar o amido de milho na mistura de gemas. Despejar o leite na mistura de gemas e misturar com o fouet. Voltar tudo para o fogo, sem deixar de mexer nem um minuto até engrossar. Esquentar o leite menor e despejar no chocolate já picado. Misturar com o fouet para derreter bem o chocolate. Despejar o creme de confeiteiro feito nos primeiros passos na ganache de chocolate. Cozinhar de novo até engrossar. Armazenar o creme de na geladeira e utilizá-lo depois de frio

Caramelo:

140g de açúcar refinado

65g de creme de leite

100g de manteiga

Levar o açúcar ao fogo para derreter até formar um caramelo. Despejar aos poucos o creme de leite já aquecido. Incorporar a manteiga em cubos.

Castanha do Pará caramelada:

200g de castanha do Pará

100g de açúcar de confeiteiro

Levar as castanhas do Pará picadas e o açúcar de confeiteiro em fogo médio. Mexer sem parar até as castanhas ficarem caramelizadas.

Montagem e finalização

Rechear aproximadamente ¾ da torta com o creme de chocolate, completar o restante com o caramelo e finalizar com a castanha do Pará por cima.

Rendimento: 8 pessoas

Torta de Chocolate, Caramelo e Castanhas

Le Bon Gâteau Confeitaria  |  Rua Ferreira de Araújo, 305, Pinheiros. (11)3032-0003.

Veja aqui mais receitas de doces e sobremesas.