Argentina Buenos Aires Viagens

Buenos Aires – Conheça o Jardim Botânico Carlos Thays

Processed with VSCO with c1 preset

O Jardim Botânico Carlos Thays é um verdadeiro oásis dentro da linda cidade de Buenos Aires. Com três tipos de jardins inspirados no estilo romano, oriental e francês, o local recebe muitos turistas, moradores da cidade, famílias e grupos de escolas.

Leticia Ribeiro visitou o local e nos trouxe suas impressões:

A beleza do jardim já chama a atenção desde a entrada, com uma fonte que lembra as estátuas de Versailles. Bem sinalizado, o espaço vai conduzindo o visitante para seus diversos espaços cheiros de vegetações que proporcionam sensações diferentes.

O edifício principal é imponente e com fachada de tijolinhos, onde já funcionou o Departamento Nacional de Agricultura e o Museu Histórico Nacional. Por lá já moraram Carlos Thays e família, e hoje abriga uma biblioteca e a sede da administração do espaço.

Processed with VSCO with c1 preset

A outra construção que já chama a atenção logo de cara é a estufa principal, com estilo art nouveau. Ela tem 35 metros de comprimento e 8 de largura, sendo um Patrimônio Histórico Nacional que recebeu diversos prêmios ao redor do mundo devido a seu porte, design e a qualidade de manutenção de algumas espécies. Entrar nessa estufa e observar cada detalhe, cada espécie de planta, é uma experiência revigorante.

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with al1 preset

Processed with VSCO with c3 preset

Processed with VSCO with al1 preset

Desde 2014 o Jardim Botânico Carlos Thays abriga um Jardim das Borboletas, um local aberto com 500 m² projetado para atrair naturalmente as borboletas para se reproduzirem e se alimentarem por ali. Em nossa visita, pudemos observar uma borboleta que colocava seus ovos!

Processed with VSCO with al1 preset

Processed with VSCO with al1 preset

O jardim é repleto de obras de arte, que podem ser encontradas durante todo percurso da visita. São estátuas impressionantes que se destacam em meio à vegetação.

Processed with VSCO with al1 preset

Processed with VSCO with al1 preset

Em homenagem ao paisagista francês Carlos Thays, o espaço leva seu nome por ter sido ele o idealizador  dessa área que atualmente contempla sete hectares com mais de 5.500 espécies de árvores e plantas locais e também de diversos lugares do mundo.

Carlos estudou em Buenos Aires durante dois anos, mas acabou ficando por lá, sendo responsável pela implantação de diversas áreas verdes da cidade. Foi de sua iniciativa a criação do  Jardim Botânico em 1892, com o intuito de ter um local para realizar testes e estudos com diferentes tipos de vegetação. Desde o início, a ideia era integrar o espaço para ser utilizado pela população como um lugar de lazer. A inauguração aconteceu em 7 de setembro de 1898, seis anos depois.

O Jardim Botânico é um dos lugares mais bonitos da cidade, um presente para quem está de passagem pela cidade.

Processed with VSCO with c3 preset

Processed with VSCO with c6 preset

C1425 Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina. +54 11 4831-4527

Para mais dicas da Argentina, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav