Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Saúde – Dicas para respirar melhor no inverno

flu2

A dica de saúde do Hospital Santa Paula de hoje aqui no LeBlog é para ajudar as pessoas que tem dificuldades de respiração no inverno. São tantas as mudanças de temperatura que o sistema imunológico fica fragilizado gerando resfriados. Um dos sintomas mais comuns é a congestão nasal, que tanto incomoda mas que pode ser facilmente aliviada.

“Ela ocorre quando as cavidades nasais ficam inchadas e apresentam uma produção aumentada do muco respiratório. É uma resposta comum do organismo a infecções tais como resfriados, sinusites, traumatismos ou alergias”, explica o otorrinolaringologista Rafael Raposo, do Hospital Santa Paula.

Da mesma forma, a obstrução nasal pode também ser causada por alterações anatômicas no nariz, como o desvio de septo nasal. Por isso, é importante ter o acompanhamento de um especialista para indicar o melhor tratamento que pode até incluir cirurgias corretivas dependendo do caso. 

Geralmente a obstrução do nariz é passageira, mas em casos persistentes pode provocar uma deficiência na drenagem das secreções dos seios da face e até evoluir para um quadro infeccioso e doloroso, como a sinusite aguda.

Por outro lado, a dificuldade de respirar durante o sono também pode causar um distúrbio respiratório chamado Apneia Obstrutiva do Sono. “Além de impedir o sono de ser profundo e reparador, causa  muita sonolência durante o dia e a longo prazo pode determinar alterações circulatórias como hipertensão arterial e arritmias cardíacas”.

Como prevenir e tratar

Fazer uma avaliação com médico Otorrinolaringologista para prevenir e diagnosticar alterações anatômicas ou doenças crônicas nasais. A hidratação diária e lavagem do nariz com soluções fisiológicas também ajuda bastante. “Essas ações mantêm o muco produzido mais fluido nas vias respiratórias”, explica o especialista.

Bons hábitos de alimentação e saúde são outros fatores protetores. Uma dieta rica em alimentos que contenham vitamina C e Zinco mantém um bom nível de imunidade e previnem melhor os quadros infecciosos. Além disso, evitar o contato com agentes irritantes nasais, como fumaça e produtos de limpeza ajudam a afastar a rinite”. Há ainda a recomendação de ingerir 2 litros de água por dia, para manter o organismo hidratado.

Segundo o especialista, o tratamento da congestão nasal envolve o uso de medicações tanto nasais quanto orais, sendo muito importante a avaliação médica para diagnosticar corretamente a causa e a indicação de tratamento específico para o quadro clínico. “A respiração nasal é essencial para o bom funcionamento das nossas defesas respiratórias, por isso a congestão nasal apesar de muito comum não deve ser menosprezada”. A automedicação pode complicar o quadro clínico, sendo assim, procure sempre a orientação de um especialista.

flu1

Para mais dicas de saúde e bem estar, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav