Chile Valle Nevado Viagens Viagens de neve

Valle Nevado – Aproveite a temporada de inverno 2019

valle

Finalmente começou a temporada de inverno 2019 do Valle Nevado, a maior estação de esqui da América Latina e queridinha dos brasileiros. Tive o privilégio de estar presente na abertura da temporada e foi emocionante. A montanha é linda, tem boa infraestrutura para os visitantes, pistas para todos os níveis e uma belíssima vista para a Cordilheira.

O mais impressionate nesse inicio de temporada foi que chegamos com uma nevasca daquelas que alegram qualquer praticante dos esportes de inverno. Depois de um dia e noite nevando sem parar, a paisagem amanheceu branquinha com a neve cobrindo tudo lindamente. O céu azul e o dia ensolarado fariam inveja a qualquer dia de verão. Simplesmente perfeito para esquiar! No final da minha estadia a maioria das pistas estavam abertas e a montanha efervescente.

valle10

valle6

Todos que chegavam ao Valle estavam felizes com a grande quantidade de neve logo na abertura da temporada, incluindo turistas de diversas partes do mundo, locais e funcionários do complexo.

valle7

Foi a minha terceira visita ao Valle e fiquei encantada ao ver que a estação está com uma ótima infra-estrutura para os visitantes. Como eu já postei aqui, o resort realizou diversas melhorias desde a última temporada. Dentre as novidades está uma bem especial para os amantes de esportes de inverno: além da imensa área esquiável, o resort passou a ser afiliado da categoria “Full Partner” do Mountain Collective, que reúne resorts reconhecidos entre os melhores destinos de inverno do mundo. Todos os clientes com o Passe de Temporada Valle Nevado têm 50% desconto em qualquer outro centro de ski membro do The Mountain Collective (máximo cinco dias de desconto por pessoa em cada resort).  Entre os resorts afiliados está também o prestigiado Les 3 Vallées, um dos centros de esqui mais famosos da Europa.

Felicidade no primeiro dia da temporada

Felicidade no primeiro dia da temporada

É um resort completo para ser usufruído com a família ou entre amigos. Tem pistas para todos os gostos e muita gente animada. A estrutura das pistas atende desde o esquiador iniciante até os mais experientes com opções fora-de-pista e heli-ski. São 17 meios de elevação, entre eles as gôndolas fechadas que levam à algumas das pistas para esquiadores de todos os níveis.

Patrícia Mattos em registro feito por Ola Persson

Patrícia Mattos em registro feito por Ola Persson

Os serviços da escola estão disponíveis tanto para hóspedes do complexo quanto para quem sobe a montanha apenas para aproveitar o dia. São 200 instrutores altamente capacitados, muitos deles fluentes em português. As aulas são leves, divertidas e permitem progredir nos esportes com segurança.

vale11

Antes de ir para as pistas, tenha certeza de que sua câmera e/ou seu celular estejam com a bateria carregada para tirar muitas fotos e registrar esses momentos que ficarão na memória para sempre! Faça pequenas pausas durante o dia para apreciar a paisagem. É emocionante!

valle8

Além do esqui e do snowboard, existem outras atividades que podem ser feitas durante sua visita ao Valle As novas modalidades para este ano são ski randonnée e raquetes de neve. O randonnée é uma espécie de marcha na neve dirigida àqueles que possuem bom nível no esqui paralelo. Tem ainda boutiques, seis restaurantes, um spa e fitness center, cinema, biblioteca, bares e lounges, além é claro da deliciosa piscina aquecida ao ar livre. Perfeita para relaxar após um dia de ski.

Ao final de cada dia, os hóspedes dos três hotéis e condomínios podem (e devem) participar de um animado après-ski em um dos restaurantes ou pubs com vista para a montanha e se encantar com a belíssima paisagem. Só de ver a neve e apreciar a deslumbrante paisagem da Cordilheira dos Andes já é motivo para a viagem ser inesquecível.

Fim de tarde na montanha!

Fim de tarde na montanha!

A hospedagem pode ser feita nos 3 grandes hotéis e nos 10 condomínios residenciais, que com Studios e suítes estão disponíveis durante a temporada de inverno.

valle5

O Hotel Valle Nevado tem 53 apartamentos com terraços e uma super vista das pistas e da montanha. Os quartos podem ser duplos, suítes ou ainda, ski-in / ski-out, para aqueles que querem sair esquiando sem demora, diretamente do quarto.  Reformado em 2010, é apropriado para casais, famílias ou amigos.valle6

O Hotel Puerta Del Sol está a somente 50m das pistas e tem o melhor acesso à piscina aquecida do complexo. São 124 quartos com opções de quartos conjugados, ótima opção para famílias.

valle4

O Hotel Três Puntas tem uma boa estrutura com 91 acomodações, em quartos duplos, triplos ou quádruplos, ideal para famílias e grupos de amigos.valle5

Valle Nevado também conta com apartamentos localizados em 10 condomínios com capacidade para alojar de duas a oito pessoas. Essa é a opção ideal para quem quer ter a sua casa na Cordilheira dos Andes.

valle3

Esses apartamentos são equipados com cozinha, sacada, quadra esqui, estacionamentos e acesso ao serviço de cuidados para as crianças oferecidos nos hotéis. A meia pensão e os tíquetes de esqui não estão inclusos na tarifa, mas podem ser solicitados como produtos adicionais junto com a reserva do condomínio.

Na gastronomia os visitantes podem ficar tranquilos porque tem diversos restaurantes para todos os gostos.

Especializado em comida francesa, o La Fourchette é o restaurante do Hotel Valle Nevado que oferece aos clientes uma gastronomia mediterrânea saborosa e uma ótima carta de vinhos. É conhecido pela sofisticação e elegância.

O Mirador del Plomo fica no hotel Puerta del Sol, e oferece o melhor da cozinha internacional, buffet com diversas opções gastronômicas com opções de saladas, carnes grelhadas e massas personalizadas preparadas na hora.

valle la fourchette2

O restaurante Sur que fica no Hotel Tres Puntas oferece o melhor da cozinha internacional à la carte, com toques da cozinha chilena gourmet.

O La Leñera é uma boa opção para quem gosta de lugares bem charmosos. A decoração tem clima de montanha, com madeira rústica nativa e envelhecida, pedras naturais e ferro forjado, dando um clima moderno e intimista. O terraço tem uma vista incrível das pistas, com música e muita animação no final do dia. O bar tem conceito bistrô, conta com música ao vivo e um menu americano-chileno, incluindo opções como steak & grill, saladas, sopas, sanduíches gourmet e petiscos. Ótima opção para o almoço ou jantar.

valle restaurante

O Monte Bianco tem como especialidade a gastronomia italiana e fica anexo ao Bar Lounge. Lá é possível encontrar ótimas massas e pizzas.

O Bajo Zero realiza todos os sábados um churrasco no restaurante, que é curiosamente localizado no meio das pistas, com deliciosos antepastos chilenos e um DJ que toca o melhor da música nacional e internacional.

O Bar Lounge (conexão direta ao hotel Valle Nevado) é ideal para relaxar, tomar uma taça de vinho entre amigos, curtir o calor da lareira e apreciar os aperitivos. O Pisco Sauer é uma boa pedida.

O Bar Puerta Del Sol é também uma boa pedida para um après ski com os amigos ou com a família.  Está situado no hotel de mesmo nome e oferece várias opções de sushi como acompanhamento dos coquetéis nacionais e internacionais preparados pelo barman.

valle bar

O Pub Três Puntas tem mesas de sinuca e palco para música ao vivo para dançar e curtir a noite com amigos. (Conferir a programação da semana na recepção de qualquer um dos hotéis do complexo).

Mais algumas dicas práticas para quem está programando uma visita ao Valle Nevado:

Transporte

Mesmo bem próximo a Santiago, cerca de 46 km do centro da capital chilena, o caminho até o Valle Nevado requer cuidado. A estrada é estreita e cheia de curvas sinuosas. Para quem não está acostumado com o trajeto e nem possui habilidade em dirigir na neve, o recomendado é contratar algum sistema de transfer – privado ou excursão.

Roupas 

O ideal é se vestir em camadas (a famosa cebola ), com meias grossas, segunda pele térmica, proteção de pescoço e ouvidos, agasalhos, calças e luvas impermeáveis, óculos google e capacete. Para qualquer eventualidade, há lojas no resort para alugar calças, jaquetas, luvas e capacetes, além de uma charmosa ruazinha de pedestres com lojas das principais marcas especializadas em frio e neve. Para não congelar os pés, é importante usar um calçado impermeável. 

Mesmo para quem não vai esquiar, o gorro, cachecol, luvas e óculos com proteção UVA/UVB são indispensáveis, pois a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares, podendo prejudicar a visão e queimar a pele.

Cuidados básicos

Principalmente por conta da luz refletida na neve queimando a pele, aceite aquela velha recomendação dos dermatologistas sobre o uso de protetor solar, protetor labial e do hidratante todos os dias. Além disso, por conta do clima seco e da altitude temos que tomar muita água, evitar refeições pesadas e nunca sair com o cabelo molhado. Para se prevenir de qualquer eventualidade vale levar na mala um umidificante nasal e alguns analgésicos e pomadas para dor muscular.

Adaptação de altitude

O Valle Nevado está em um dos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes, a mais de três mil metros acima do nível do mar – sendo que muitas das pistas estão ainda mais acima. Algumas dicas para amenizar os efeitos dessa mudança são: respirar fundo e mais vezes, já que nosso corpo costuma ficar cansado mais rápido; beber bastante água, no mínimo 3 litros por dia, pois em altitudes mais elevadas o ar tende a ser bastante seco; evitar alimentos pesados e não exagerar nas bebidas alcoólicas. Alguns medicamentos podem ser encontrados nas farmácias do Chile para prevenir o mal-estar, mas não os tome sem a recomendação de seu médico.

Equipamentos

É de extrema importância a utilização do capacete durante a prática de esqui ou snowboard, pois mesmo que a pista não ofereça muito risco, o acessório pode diminuir as consequências para a cabeça decorrentes de quedas ou acidentes que possam ocorrer. A bota e o esqui também devem ser adequados ao seu tamanho para evitar torções no pé ou desconforto. Os especialistas das lojas de aluguel de equipamentos do Valle Nevado vão escolher o conjunto ideal para cada pessoa, considerando também o nível de experiência de cada esquiador.

Seja prudente

Esquie somente em pistas habilitadas para o seu nível. As pistas do Valle Nevado são divididas e identificadas por cores, sendo as verdes as mais fáceis, as azuis de nível intermediário, e as vermelhas e pretas, as mais difíceis. Na dúvida, verifique as sinalizações ou converse com o seu instrutor. Para esta temporada, toda a sinalização da estação será renovada, garantindo melhor comunicação para todos. Respeite as sinalizações. 

É recomendável comprar seguro-saúde para qualquer viagem, mais ainda se você vai praticar esportes. Uma clínica particular totalmente equipada está à disposição de quem visita o Valle Nevado, mas para evitar surpresas, é essencial, caso você queira praticar esqui ou snowboard, contratar um seguro que contemple cobertura para esportes. E não importa se você vai esquiar pela primeira vez ou já é um profissional. Previna-se!

Para quem vai em família com crianças, além das aulas de ski, o resort tem a Kids Zone, uma área coordenada por monitores que agita o dia das crianças com brincadeiras e workshops. Nos hotéis, além de salões de jogos com carteado e bingo, pode haver atividades especiais, como shows de mágica ou festinhas a fantasia.

A Temporada de Inverno 2019 no Valle Nevado Ski Resort Chile tem previsão de acontecer até 27 de setembro de 2019. Lembrando que como o destino depende do clima e da neve as datas podem sofrer alteração.

Reservas: 0800 892 1047 / [email protected]

Clique aqui para ver mais dicas do Chile!