Japão Viagens

Japão – Dicas e curiosidades sobre a comida japonesa

Fluffy pancake dest

Hoje temos aqui no LeBlog mais uma matéria da nossa amiga e colaboradora Larissa Baptista que dá algumas dicas e curiosidades sobre as comidas no Japão!

Engana-se quem acredita que no Japão come-se majoritariamente o que aqui no Brasil entendemos por “comida japonesa”, ou seja, sushis, sashimis ou pratos crus. Aliás, os pratos servidos nos rodízios japoneses brasileiros em nada lembram os pratos servidos nos
restaurantes no Japão.

Café da manhã

A maioria dos hotéis não inclui café da manhã. Em Kyoto fiquei em um hotel que tinha café da manhã (aliás, recomendo para quem não quiser gastar muito, quiser conforto e ainda estar bem localizado perto do centro histórico, é o “The B Kyoto Shijo”), mas o café da manhã oriental é diferente do ocidental já que não existe fartura de pães, doces, frutas e queijo (esquece, praticamente não existe queijo).
Os hotéis intermediários com café da manhã geralmente servem peixe, ovos, arroz, macarrão, bacon ou lingüiça, salada, alguma opção de pão, manteiga, geléia, poucas frutas, yogurte, café preto, água, algum suco. Ou seja, para quem gosta de um pãozinho com queijo, bolos e frutas pela manhã talvez não valha a pena o café dos hotéis intermediários (isso não vale para os resorts ok).

Café da manhã1

Caso o hotel não tenha café da manhã, existem diversas opções de cafés nas cidades, além das grandes redes de conveniência como 7eleven, Starbucks etc. Existem ainda diversas comidas para experimentar e restaurantes para conhecer.

Refeições

O Japão é uma nação insular então como todos já sabem o povo consome muitos frutos do mar, peixes e outros produtos presentes no mar (algas, ouriço etc). Mas isso não significa que os japoneses só comem peixe ou ainda, que só comem peixe cru.
É verdade que a carne de vaca não é abundante, afinal não tem muito terreno disponível nem apropriado (topografia montanhosa das ilhas do Japão) para a criação de gado. O Wagyu é uma raça de gado japonês tida por muitos como uma das carnes mais saborosas (e caras) do mundo. Já carne de boi e de galinha também estão presentes nas refeições do cotidiano no Japão.

Udon em Nara

udon com uma gema de ovo por cima (muito comum)

O macarrão também é parte essencial da culinária japonesa. Existem dois tipos tradicionais de macarrão, o sobá e udon. O sobá é feito de farinha de trigo sarraceno (um macarrão fino e escuro) e o udon (feito de trigo branco e um pouco mais grosso do que o
sobá). Ambos são normalmente servidos com um caldo aromatizado e vários vegetais, acompanhamentos. Eu nunca havia experimentado o udon é foi uma feliz supresa; em Nara (cidade próxima a Kyoto) comemos um udon delicioso em um restaurante tradicional bem próximo à estação de trem.

Há ainda o ramen (vindo da China e popularizou-se também no Japão) que é servido com uma variedade de tipos de sopa, indo desde os caldos de peixe até porco.
Fora estes pratos mais conhecidos, há uma diversidade de pratos deliciosos que não levam peixe e não são crus. Conhecem a rede japonesa Sukiya? Essa rede tem quase 2 mil restaurantes no Japão e diversos restaurantes espalhados pelo Brasil (desconheço a qualidade dos produtos é só para falar sobre o menu mesmo) e a comida servida é justamente essa comida tradicional japonesa por vezes desconhecida daqueles que tem a crença de que só há comida crua no Japão.
Nos barzinhos existem vários petiscos que agradam a todos os paladares.

Os restaurantes que servem peixes, sushis e sashimis e rodízios são um pouco mais caros, mas a qualidade do peixe certamente será excepcional. Se você é daqueles que coloca mais cream cheese do que arroz e peixe no sushi/ temaki pode esquecer porque isso não existe no Japão.
No mercado de peixe de Tokyo, por exemplo, é possível experimentar unidades de diversos tipos de peixes, frutos do mar e sushis.

Donburi

Donburi de salmão e atum

O Donburi é um prato muito popular onde o arroz é servido em uma tigela com uma variedade de coberturas tais como peixe, carne, vegetais ou outros ingredientes. Provei em Tóquio um de salmão e atum e estava maravilhoso. Em muitos restaurantes, o “donburi” aplica-se a quase todo tipo de comida, incluindo peixe cru fatiado, servido em cima do arroz (seria o já popular “poke” aqui no Brasil).
Gyudon é o donburi mais famoso, é o arroz com carne e cebola cozida em um molho levemente adocicado. O katsudon é o arroz servido com carne frita à milanesa (o tonkatsu).
Kaisendon é o arroz com variedades de frutos do mar frescos e crus, geralmente salmão, atum e camarão.

Doces

Os japoneses ainda tem muitos doces que não costumam ser muito doces e eu recomendo experimentar: Cheesetart: um cheescake simples e as tortinhas “Pablo Cheese Tart” e a “Bake Cheese Tart”.

Cheesetarte

Flufy pankake: são umas panquecas que nada se assemelham ás americanas e vale muito a pena provar.

Fluffy pancake Flufy pankake em ToquioPanqueca

Mochi: é um bolinho de arroz glutinoso moído em pasta e recheado com anko – doce de feijão azuki – sorvete e outros sabores. O Ichigo Daifuku é um bolinho feito de mochi recheado com morango e bem comum em barracas de rua. Yukimi Daifuku é uma bola de sorvete coberta com mochi e o meu “mochi” favorito.

Mochi (sem recheio) - barraca na rua em Kyoto Mochi com morango

Comidas populares

Yakitori: são espetos de carne grelhados, seria o nosso churrasquinho, mas os japoneses os consomem com molho tarê.

Okonomiyaki: é um tipo de panqueca – omelete, a massa leva farinha, vegetais, água ou dashi, ovos, repolho e outras variedades de ingredientes. Comi em alguns barzinhos (izakayas) e era uma delícia.
Okonomiyaki em um barzinho de Shibuya, Toquio

Sukiyaki: espécie de ensopado com carne, legumes e verduras cozidos.

Sushis

Nikuman: espécie de “pão” japonês cozido no vapor e com recheio de carne de porco vendido em qualquer loja de conveniência.

Takoyaki: é um bolinho frito de uma massa bem pastosa com um pedaço de polvo no meio. É um prato bem típico de “comida de rua”.
TakoyakiLarissa comendo takoyaki

Corn dog ou Hot dog no palito: na verdade é típico da Coréia do Sul, mas tem em todo lugar em Tóquio. Nas barracas existe queijo envolto em uma massa empanado (é como bolinha de queijo gigante), ou a salsicha com queijo empanada.

Corn dog

Com tantas coisas gostosas no Japão que é difícil dizer o que experimentar, então, experimentem tudo! Especialmente a comida de rua, que é parte da cultura local e enriquece a experiência na viagem.

Clique aqui para ver mais dicas de viagens!