Atacama Chile Viagens

Atacama – Salar de Tara e Monjes de la Pacana

Processed with VSCO with au5 preset

Esse é um dos passeios mais incomuns do circuito Atacama. Mais afastado de San Pedro, a cidade que hospeda turistas do mundo inteiro para as aventuras no deserto, é preciso viajar cerca de 5 horas para chegar aos salares e ao local onde estão os Monjes de la Pacana

A Reserva Nacional não tem infraestrutura como nos outros passeios, portanto é um destino mais adequado para quem está disposto a abrir mão do conforto de um banheiro, por exemplo.

Mesmo assim, o cenário vale a pena. São muitas paisagens de tirar o fôlego – formações rochosas de milhões de anos desenhadas pelas correntezas do local que um dia foi mar . Dá para acreditar que o deserto mais seco do mundo um dia foi oceano? Falando em tirar o fôlego, esse destino é um dos de maior altitude no Atacama. Por esse motivo é recomendado que seja feito nos últimos dias da viagem, quando o corpo já está mais aclimatado com o ar rarefeito e deve ser evitado por pessoas que não passam bem com altitude.

São muitos os presentes que a estrada proporciona, entre eles a rica fauna e flora que só se encontra ali, e os muitos visitantes dos mais inesperados lugares.
Durante a viagem encontramos um ciclista alemão que pedalava ali, no meio do nada! Se por aquela altitude era difícil caminhar, imagine então pedalar com todas suas coisas na bike. Nosso guia parou a van e trocou algumas palavras com ele, que compartilhou um pouco do nosso pão fresco.

chile2

No caminho avistamos também o ALMA – Atacama Large Millimeter Array, um rádio-observatório espacial com 66 antenas de 12 e de 7 metros de diâmetro. Fica localizado a uma altitude de 5000 metros, na Zona de Chajnantor, a leste da vila de San Pedro de Atacama no Chile, e é um dos maiores sítios de observação astronômica do mundo. Foi inaugurado no dia 13 de março de 2013 orçado em um bilhão de euros. O ALMA é parte de uma parceria entre países da Europa, da Ásia Oriental e da América do Norte em cooperação com a República do Chile. É possível agendar visitas às estruturas do local com bastante antecedência. Já anotamos para visitá-lo da próxima vez!

Artist rendering of the Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), in an extended configuration.

Nos aproximando da Reserva, o cenário começa a mudar. O deserto dá lugar a uma vegetação de altitude onde tudo deve ser resistente o suficiente para resistir às altas temperaturas e ao frio.

Salares

Um dos locais visitados nesse passeio são os salares – Salar de Tara, o maior, e outros menores, todos com paisagem esbranquiçada e nascentes de água com microorganismos que geram muito oxigênio – sim, eles são o mesmo tipo de microorganismos que geraram o oxigênio que constituiu a atmosfera terrestre a milênios atrás!

chile3

Monjes de La Pacana

A parte que mais marcou o passeio foi essa. Uma região plana e árida abre espaço para esculturas que o tempo e a natureza fizeram tão bem: formações rochosas bem altas que lembram figuras humanas. A que faz o maior sucesso é essa das fotos, que lembra a figura de um homem nativo da região.

chile1

Como todos os passeios do circuito Atacama, esse dia foi transformador e muito marcante. Cada paisagem, cada história contada pelos guias, cada olhar revela beleza inexplicável e torna esse cantinho da América do sul um lugar inesquecível.

Para mais dicas do Atacama clique aqui.