Aperitivos Entradas Gastronomia Lanche Receitas

Empanada de queijo com cebola do 348

empanadas2

Hoje temos uma receita delicosa aqui no LeBlog, é da Empanada de queijo com cebola, do restaurante Corrientes 348 (um dos meus favoritos de São Paulo).

A receita é simples e vale a pena testar. Aqui trouxemos a empanada com o recheio de queijo mas fiquem a vontade para escolher outras opções de acordo com a sua preferência.

Ingredientes:

6 massas redondas de 10cm de diâmetro para empanada – massa semi-folhada
3 cebolas médias – 0,500kg
2 xícaras de mussarela – 300g
1/2 xícara de óleo – 120ml
1 ovo branco
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

Descascar as cebolas e cortar em cubos médios de 2cmx2cm. Juntar em uma panela o óleo e a cebola cortada e colocar no fogo médio. Deixar cerca de 20 minutos ou até a cebola estar cozida e mudar levemente de cor. Mexer de tempo em tempo.
Reservar a cebola e deixar esfriar. Ralar a mussarela no ralador grosso e reservar. Misturar a cebola com a mussarela. Para cada 1/2 xícara de chá de mussarela misturar com 2 colheres de sopa de cebola refogada.

Colocar 2 colheres de recheio no centro da massa e fechar para ficar no formato meia lua. Começar por uma das pontas da massa e ir girando a ponta para dentro fazendo a borda ficar torcida, pegar a próxima ponta e fazer o mesmo movimento até fechar toda a massa. Para quem tiver dificuldade pode fechar com o auxilio de um garfo apertando com as costas do garfo a massa, evitando assim que o recheio saia enquanto assa.

Passar um pouco de farinha embaixo da empanada para não grudar na assadeira, bater um ovo com o garfo e passar por cima da empanada.

Assar por cerca de 10 minutos no forno à 180°C, ou até estar com uma cor dourada por igual.

empanadas1

Rendimento: 6 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos

Corrientes 348  |  R. Bela Cintra, 2305 – Consolação, São Paulo. (11) 3088-0276

Clique aqui para ver mais receitas!