Viagens Viagens de aventura

Tailândia – Como se locomover entre as ilhas

tailandia

O post de hoje aqui do LeBlog é sobre como se locomover entre as ilhas da Tailândia. Quem assinou a matéria foi Larissa Baptista. Larissa é advogada mas ama a Ásia e tem várias dicas boas do destino. 

O roteiro pela Tailândia vai depender muito do transporte entre as ilhas e do clima. As ilhas mais turísticas na Tailândia concentram-se em duas regiões distintas: no Golfo da Tailândia (Koh Phangan, Koh Tao e Koh Samui) e no mar de Andaman (Phuket, Koh PhiPhi, Koh Lanta, Koh Lipe etc), mas o clima destas ilhas difere conforme a época do ano.

tailandia1

Para quem sai de Bangkok é muito fácil ir para qualquer lugar. Para quem se hospeda na região da Kao San Road (que na minha opinião é a melhor região para ficar, ainda que mais afastada do metrô e do sky train) é bem simples já que os ônibus saem no final da Rua Rambuttri (ao lado da Kao San), explico:

De Bangkok para as Ilhas do Mar do Golfo da Tailândia

– Trêm + barco ou ônibus + barco (leva cerca de 11 horas, a depender de qual ilha você irá ficar: Koh Phangan, Koh Tao ou Koh Samui).

Koh Phangan

Koh Phangan

Já fui pela empresa Lomprayah (https://lomprayah.com) e foi bem tranquilo (exceto o fato do barco ter balançado MUITO devido às ondas), mas o pacote ônibus + barco é bastante prático.

Por cerca de 1.300 Baht está incluído o ônibus que sai perto da Khao San Road e depois um barco até o píer em qualquer das ilhas.

É bem fácil comprar os tíquetes das passagens já na Tailândia (principalmente na região da Kao San Road) e não há necessidade de comprá-las aqui no Brasil (as duas vezes que estive na Tailândia foi durante a alta temporada – dezembro e janeiro – e nunca tive problemas em não encontrar lugar).

– Avião, mas só existe aeroporto em Koh Samui. Atualmente (2019) a Thai Airways faz o trecho saindo do aeroporto de Don Mueang em Bangkok até Koh Samui, sem escalas e leva 1 h 10 min, por cerca de 5.560 Baht.

Do aeroporto em Koh Samui, caso você vá para Koh Phangan ou Koh Tao é só pegar um taxi (cerca de 100 Baht) até o Big Buddha Pier e lá pegar um barco até Koh Phangan ou Koh Tao.

Passeio de moto em Koh Phangan

Larissa e Rafael passeiam de moto em Koh Phangan

Full Moon Party em Koh Pahangan

Full Moon Party em Koh Phangan

De Bangkok para as Ilhas do Mar de Andaman

São muito mais ilhas no mar de Andaman, Phuket (a maior ilha da Tailândia), PhiPhi Islands (a ilha mais turística), Ko Yao Noi, Ko Lanta, Ko Lipe, Krabi e Railay (que não são ilhas, mas fazem parte de muitos roteiros). Para todas estas ilhas existe o pacote de ônibus ou ônibus + ferry do mesmo modo que os pacotes para as ilhas do golfo da Tailândia, ou seja, saindo de Bangkok e te deixando no píer da ilha escolhida; também é muito simples comprar as passagens lá na Tailândia.

Koh Lipe

Koh Lipe

Pier em Koh Lipe

Pier em Koh Lipe

Sunrise Beach - Koh Lipe

Sunrise Beach – Koh Lipe

Para Koh PhiPhi já fui tanto de ônibus e barco (cerca de 16 horas) como de avião (cerca de 4 horas e meia) e para quem tem pouco tempo de viagem acho muito válido um pacote de avião + barco vendido pela Air Asia (via Phuket) ou pela Nok Air (via Krabi).

Passeio de Long Tail em Koh Phi Phi - barco privativo

Passeio de Long Tail em Koh Phi Phi – barco privativo

Esses pacotes chamam “flight and ferry”, você embarca em Bangkok e chegando no aeroporto depois do voo tem um funcionário da cia aérea já esperando os passageiros que irão para a ilha para pegar uma van que levará até o píer para pegar um barco até a ilha. Nesse esquema o passageiro não tem nenhuma preocupação e já está tudo incluído.

O preço das passagens de avião varia entre 40 e 60 dólares que não difere tanto do preço do ônibus + barco (1200 Baht ou cerca de 38 dólares).

Na minha opinião a economia de tempo compensa a pequena diferença de preço atualmente entre as passagens. O único inconveniente é que para quem opta ir de avião deve considerar (i) eventual custo extra com bagagem (por isso não compensa carregar uma mala pesada – até porque nas ilhas você só precisa de roupa de banho, chinelo, shorts e camiseta) e (ii) o transporte até o aeroporto de Don Mueang (de van compartilhada são 150 Baht saindo da Kao San Road e de taxi – tem que ser taxi com taxímetro, ou vai ser muito explorado – o preço vai depender muito do trânsito, mas às 6 h da manhã paguei 300 Baht saindo da Kao San Road).

Uma vez em qualquer das ilhas é MUITO fácil se locomover para outra ilha, em todo lugar tem agências de turismo vendendo transporte. Um site ótimo para pesquisar a distância, preço e cias que façam o trajeto pretendido é o www.rome2rio.com e uma mão na roda para planejar a viagem, não só pela Tailândia, mas para (quase) qualquer lugar do mundo.

Clique aqui para ver mais dicas da Tailândia!