Atacama Chile Viagens Viagens de aventura

Atacama – Lagunas Altiplânicas

altiplanicas dest

Um dos passeios mais recomendados quando se trata de deserto do Atacama são as Lagunas Altiplânicas, e não é à toa. A beleza da natureza e as duas lagoas que consistem as Lagunas Altiplânicas são incríveis! Conhecer as lagoas Miscanti e Miñiques é um passeio imperdível e de dificuldade fácil mesmo com Altitude em torno dos 4200 metros acima do nível do mar.

O passeio foi o primeiro em nossa estadia pelo Atacama, e começa cedo percorrendo a estrada por cerca de uma hora. O encanto já começa antes mesmo de chegar ao destino, já que a vista no deserto é linda em qualquer lugar. A tentação de dormir no caminho é grande mas vale a pena manter os olhos bem abertos para capturar cada detalhe.
A estrada é sempre uma oportunidade de encontros inesperados com a natureza, como animais selvagens que são típicos da região.

altiplanicas1

Bem próximo das duas lagoas, começa a caminhada. Ela leva cerca de 15 minutos e deve sempre ser feita com calma para encher os pulmões que sofram com a altitude. Apesar de cansativa, ela é amenizada pelas paradas para tirar foto e apreciar cada detalhe. A Laguna Miscanti é a primeira que avistamos, belíssima com 15 quilômetros quadrados. O caminho ali é delimitado para preservar a natureza local, então a observamos mais de longe. Essa lagoa foi formada ali pois recebe água dos lençóis de água subterrâneos que se acumulam devido as chuvas de verão e neve que se derrete da Cordilheira dos Andes.

altiplanicas2

Mais a frente, está a Miñiques. Apesar de ser menor, com 1,5 quilômetros quadrados, ela oferece uma vista mais privilegiada, tão deslumbrante que parece até descanso de tela do computador. Ela recebe água subterrânea de sua irmã maior, e fica aos pés de duas montanhas que são refletidas em suas águas como um perfeito espelho da natureza.

apltiplanicas3

Há centenas de milhares de anos atrás, as duas lagoas irmãs eram uma só. Elas foram separadas devido a ação da falha tectônica que modificou o relevo por ali.

Ao chegar a Miñiques, tivemos nosso café da manhã com a melhor vista de todos os tempos. Dividindo momentos de silêncio com a natureza ali, tivemos tempo para absorver a beleza natural que jamais esqueceremos.

Clique aqui para ver mais “Passeios para fazer no Atacama”