Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Dicas de Saúde – Saiba mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável

tamara-bellis-443613-unsplash

A coluna de saúde de hoje do Hospital Santa Paula aqui no LeBlog fala da Síndrome do Intestino Irritável. Quem tem sofre e por mais que pareça não se trata de uma doença, mas de um distúrbio funcional, uma vez que ela não pode ser detectada em exames: tanto os testes físicos quanto de sangue têm resultados regulares, só que o paciente tem hipersensibilidade intestinal e quadros de diarreia, constipação ou os dois intercalados, além de dores abdominais e cólicas.

A Dra. Debora Poli, gastroenterologista do Hospital Santa Paula, nos dá informações sobre esse assunto:

É importante ressaltar que a exclusão ou a liberação de alimentos é individualizada e que não existe algo que seja ruim ou bom para todos que sofram da síndrome, assim como o modo de preparo dos alimentos é indiferente. Na medida em que a pessoa se sinta bem com determinados padrões alimentares e mal com outros, são feitos os ajustes em sua dieta com o acompanhamento médico adequado.

No entanto, de maneira geral, uma boa dica é evitar alimentos que possam contribuir para a formação de gases, pois eles costumam piorar os sintomas. Tais alimentos são os que contêm um grupo de carboidratos chamado FODMAP, em que estão oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis.

Entre os itens ricos em FODMAPs estão maçã, manga, pêra, frutas enlatadas, melancia, pêssego, alcachofra, aspargo, repolho, cebola, alho, couve-flor, cogumelos, abóbora, pimenta verde, iogurte, queijos, trigo e seus derivados.

Já os ingredientes pobres em FODMAPs são: bananas, frutas vermelhas, melão, uva, frutas cítricas, alface, espinafre, cenoura, pepino, vagem, tomate, batata, berinjela, leites de amêndoa, de coco e de arroz, arroz negro, quinoa, cereais, milho e sementes de girassol e de abóbora.

Cuidados gerais de alimentação De maneira geral, recomenda-se comer a cada três horas e ficar atento aos sintomas. Caso o intestino fique preso, a quantidade de fibras deve ser incrementada –o espinafre é muito bem-vindo nessas ocasiões.

Se, por outro lado, houver um quadro de diarreia após a ingestão de qualquer alimento, a orientação é que as fibras fiquem fora dos pratos e que haja um aporte de vitaminas e minerais (por meio de frutas, principalmente), até o funcionamento intestinal se regularizar.

Em ambos os quadros, incluir probióticos na dieta é uma boa ideia, pois eles ajudam a equilibrar a microbiota intestinal (os microorganismos que habitam o sistema digestivo, entre eles as bactérias). Os melhores probióticos para pacientes com síndrome do intestino irritável são os naturais, como o kefir e o kombucha, que podem ser consumidos entre as refeições.

A causa principal da síndrome está associada ao emocional: trata-se de uma alteração no funcionamento do aparelho digestivo relacionada a fatores neuropsicológicos. Os especialistas recomendam que, paralelamente ao tratamento dos sintomas, os pacientes contem com o apoio de um psiquiatra para lidar com estresse, depressão ou ansiedade, por exemplo. Isso é decisivo para o sucesso do controle do quadro, já que quando a pessoa não está bem emocionalmente, não há medida que consiga resolver os problemas causados pela condição.

O diagnóstico é totalmente clínico, ou seja, feito pelo médico em consulta a partir dos sintomas relatados –e são esses sintomas que recebem tratamento, uma vez que a síndrome do intestino irritável em si não tem cura. Os remédios são apenas para o alívio dos incômodos e é preciso ficar de olho na alimentação.

via Portal VivaBem Uol

Clique aqui para ver mais dicas de saúde do Hospital Santa Paula aqui no LeBlog!

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav