Chile Patagônia Viagens Viagens de aventura Viagens de lua de mel

6 motivos para visitar Ushuaia no Verão

ushiaia3

A Patagônia é um lugar incrível com uma das paisagens mais lindas que eu ja vi de natureza. Fica localizada entre a Argentina e o Chile, com mais de um milhão de km2 se estendendo pelo extremo da América do Sul, tendo a Cordilheira dos Andes como linha divisória. Nesta parte austral do planeta, na parte da Argentina, a região é conhecida como Terra do Fogo.

É uma região incrível onde podemos conhecer picos nevados, lagos de cor verde-esmeralda e paisagens arrebatadoras.

Quando se fala em Patagônia, são essas paisagens que passam pelo nosso imaginário, mas engana-se quem pensa que essa região se restringe a temperaturas baixas e paisagens brancas. O verão patagônico está chegando e a temporada surpreende o visitante com atrativos muito interessantes.

Entre novembro e março, as temperaturas médias variam entre 10ºC de máxima e 2ºC de mínima, os bosques então secos voltam a ficar robustos e ganhar lindas colorações em tons verdes e alaranjados, e os caminhos e trilhas voltam a ficar totalmente abertos para visitantes do mundo todo desbravarem suas belezas naturais.
Confira 6 razões para viajar até o fim do mundo nessa época de verão:

1. Contemplar a Laguna Esmeralda em seu maior esplendor

É no verão que a Laguna Esmeralda, um dos cartões postais de Ushuaia, descongela e seu tom esverdeado se revela em toda a sua beleza aos olhos dos que encaram o trekking de 3 hrs (ou 4,7 km) de ida e volta para conhecê-la. São 1h30 de estrada pela Ruta 3 até acessar o início da trilha. A aventura vale a pena e o caminho não decepciona:  percorre-se bosques, vales, rios e lagos, tendo como fundo a Cordilheira dos Andes.

ushiaia3

2. Caminhar entre centenas de pinguins!

O verão é também a época de migração de muitos exemplares da fauna que por ali se estabelecem para procriação e pela busca de alimentos e nutrientes abundantes no Canal Beagle, com suas mais de 20 ilhas e ilhotas. Um percurso de estrada leva até a Estância Harberton, propriedade particular de onde se toma um bote (15 minutos) até Isla Martillo, também chamada de pinguinera, uma vez que ela se torna lar temporário, entre outubro e abril, para diferentes espécies de pinguins. Com praias e colinas de vegetação rasteira, os visitantes podem caminhar por entre estas simpáticas aves – claro, tomando o todo o cuidado para não tocá-las como as regras locais de preservação estipulam. Outra opção de passeio é a navegação partindo do Porto de Ushuaia até a pinguinera. Vale lembrar que esta outra opção, contudo, limita os visitantes a observarem os pinguins desde dentro da embarcação.

ushuaia1

3. Desbravar as trilhas da Reserva Alarkén

Que tal explorar a região do Ushuaia por trilhas que se espalham por 100 hectares de bosques, fauna e flora nativos? Durante o verão, a Reserva Natural Cerro Alarkén abre portas para os desbravadores da Terra do Fogo, que podem observar também raposas e castores durante suas caminhadas. São mais de uma dezena de trilhas para percorrer ao longo de 1km, beirando as margens do rio Arroyo Grande. O Cerro Alarkén, um mirante natural, descortina uma vista de 360 º da região. A porta de entrada da reserva é o Arakur Ushuaia Resort & Spa, cravado a 250 m no alto de uma montanha com panoramas do Canal Beagle, da cordilheira dos Andes, e cidade de Ushuaia.
4. A temperatura sobe. Os preços baixam.

Não só o clima ameno, a possibilidade de ver pinguins e a paisagem mais colorida são atrativos de Ushuaia durante o verão. Os preços também ficam mais baixos. Enquanto na alta temporada, entre julho e agosto, os preços são sempre mais salgados por conta da adição dos passes de ski, a locação de equipamentos de neve, entre outros itens, no verão, as tarifas caem em até 40%. No Arakur Ushuaia Resort & Spa, por exemplo, membro The Leading Hotels of the World, as tarifas que na alta temporada custam cerca de US$ 500, no verão começam a partir de US$ 300. O hotel de 131 suítes tem vista panorâmica para o Canal de Beagle e a cidade de Ushuaia e é referência em hotelaria de luxo na Patagônia Argentina.

ushuaia

5. Visitar a Antártida, o continente mais remoto do mundo

Entre novembro e março, navios deixam o porto de Ushuaia para expedições rumo ao continente branco, a Antártida. Durante esse período, o gelo derrete e abre caminho para uma navegação silenciosa, que só é quebrada pelo ruído do vento, pela queda dos icebergs ou a movimentação dos bichos e da própria natureza. Quem embarca nessa aventura  encontra baleias, filhotes de pinguins e focas pelo caminho. Sem falar de intrigantes crateras de gelo e praias de areia escura. É a partir de Ushuaia que 95% do turismo mundial rumo à Antártida transita. Por isso, o extremo sul da Patagônia também é conhecido como Capital Internacional do Turismo Antártico.

6. Aproveitar os dias – que são mais looooongos.

Numa primeira experiência pode parecer estranho, mas despertar-se e ir dormir com o o céu ainda claro é o que acontece quando se visita a Terra do Fogo nos meses de verão. Entre dezembro e fevereiro, principalmente, o sol nasce às 5h e só se põe por volta das 22h. As longas horas de sol podem até dar uma sensação incomum de que o dia nunca acaba, mas garantem uma vantagem: ter mais tempo para curtir as atrações outdoor da cidade mais austral do planeta. E já que o relógio parece estar sempre a favor, os visitantes podem aproveitar para fazer dois passeios num dia só, por exemplo, visitar o Parque Nacional pela manhã e fazer a navegação pelo Canal Beagle durante o período da tarde (o último horário é 15:30). Ou fazer um vôo panorâmico de helicóptero pela manhã e um tour de carro 4×4 pelos Lagos Escondido e Fagnano.

ushuaia2

Arakrur Ushuaia Resort & Spa | Heroes de Malvinas 2617, V9410 Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina. +54 2901 44-2900

Para mais dicas de viagens pela Patagônia, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav