Beleza Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula Pele

Saúde e Beleza – O impacto da poluição na nossa pele

tom-sodoge-1169777-unsplash

A coluna de saúde de hoje aqui do LeBlog comandada pelo Hospital Santa Paula trata de um assunto muito recorrente nas clinicas de dermatologia. O impacto da poluição na nossa pele.

Para quem vive em grandes metrópoles como São Paulo, sabe-se que a convivência com a poluição é algo constante. Além de deixar o horizonte cinza e as vias respiratórias irritadas, a poluição é um dos principais fatores externos que participam do processo de envelhecimento precoce da pele.

O sol, o clima e os hormônios sempre foram os principais causadores do envelhecimento precoce da pele, mas pesquisas recentes acham um novo vilão, que tem muita culpa nessa história também, a poluição.

Nos últimos anos, estudos aqui no Brasil e lá fora comprovam a participação da poluição neste processo, onde os poluentes liberados por automóveis são os maiores culpados e que, combinados com a radiação, são capazes de afetar a pele, causando perda das vitaminas C e E.

Conforme explica a Dra. Vanessa Mussupapo, dermatologista do Hospital Santa Paula, a poluição, assim como a radiação solar, é um agente nocivo ao qual estamos expostos diariamente. Ela acelera o envelhecimento cutâneo por agir de duas formas: aumenta a produção de radicais livres e seus danos e reduz as defesas antioxidantes existentes na pele.

Ela inda explica que é possível preveni-los utilizando antioxidantes e protetores solares. O protetor solar bloqueia a pele das agressões externas, causadas pela radiação do sol e poluição, e evita o aumento da produção de radicais livres. “Quando o antioxidante é utilizando junto com o filtro solar, a proteção é potencializada, prevenindo o envelhecimento precoce e diminuindo os danos da radiação infravermelha e da poluição. Além disso, lavar a pele com sabonetes específicos para o rosto e tonifica-la são medidas que também auxiliam na prevenção”, conta a dermatologista.
Além disso, é fundamental limpar bem a pele sempre parar retirar todas as impurezas que se acumulam na superfície e que podem entupir os poros, aumentando a oleosidade e causando acnes.

Para quem já está passando pelo problema, existem alguns tratamentos que podem ser realizados por dermatologistas como peeling e laser, que atuam profundamente na pele e são capazes de remodelar o colágeno e a elastina, remover células mortas, reduzir poros e deixar a pele mais viçosa e bonita.

Matéria via Hadar

Para mais dicas de saúde by Hospital Santa Paula clique aqui.