Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Dicas de saúde para um final de ano mais saudável

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A correria de final de ano é sempre intensa! Festas, confraternizações, encontro com os amigos e muita correria. Para aproveitar esse época tão linda sem stress ou ansiedade, o Hospital Santa Paula trouxe algumas dicas para um final de ano mais saudável com a ajuda de profissionais extremamente competentes do Hospital como Fabiano Cunha (ortopedista), João Roberto Sala Domingues (neurologista), Livia Faccine (endocrinologista), Maristela Soubihe (geriatra), entre outros profissionais.

 

– Faça uma avaliação física com um médico do esporte

A dica vale tanto para quem é sedentária e pretende adotar atividades físicas quanto para quem já tem uma rotina esportiva; a intenção dessa avaliação física pode ser tanto determinar em que ritmo você deve começar quanto verificar como foi seu progresso nos últimos tempos.

Depois que tiver os resultados da avaliação, busque um treinador qualificado ou uma boa academia, coloque objetivos em seus treinos (fica mais fácil treinar tendo uma meta) e se dê o prazo de janeiro de 2019 para começar para valer. E já coloque na cabeça que a regularidade será importante: é melhor caminhar meia hora todo dia do que duas horas no sábado e duas no domingo e passar o restante da semana sem fazer nada.

 

– Faça um check-up ginecológico

Aproveite para passar por uma consulta com ginecologista e pedir para fazer todos os exames necessários para verificar se a saúde está em ordem nesse sentido. Ele deverá pedir uma sintlogia oncótica (o Papanicolau ou preventivo, que pesquisa o câncer de colo uterino), uma mamografia (para verificar se há nódulos que indiquem câncer de mama), uma ultrassonografia das mamas (exame que analisa o tecido mamário em busca de lesões e nódulos), uma colposcopia (para detectar lesões na vagina ou colo do útero), um ultrassom transvaginal (para rastrear biomas e patologias ovarianas, como cistos), um exame de sangue (para avaliar colesterol e triglicerídeos) e uma avaliação hormonal.

É importante fazer essa consulta logo no começo do mês porque, com as guias de exames em mãos, você consegue marcá-los em laboratórios para a semana seguinte e em uma semana a partir da data dos exames você já tem os resultados todos prontos. Ou seja, consegue fechar 2018 sem pendências nessa área.

 

– Escolha um novo curso para fazer em 2019

Sociabilizar é importante para a saúde mental e para envelhecer bem – e, por mais jovens que sejamos hoje, todos vamos envelhecer e nunca é cedo demais para pensar nisso. Além disso, amigos e aprendizados interferem diretamente na longevidade. Por isso, fazer cursos e conhecer gente nova ou estreitar laços com velhos amigos é bem importante. Pode ser uma série de workshops, uma pós-graduação, um curso que não tenha nada a ver com o seu trabalho, para adquirir novos conhecimentos ou espairecer. O importante é não se isolar. Escolha o seu e já vá atrás da matrícula.

 

– Passe por uma consulta com um/a endocrinologista

Não é só a parte ginecológica que merece nossa atenção: é importante, pelo menos uma vez por ano, passar por um check-up endocrinológico. O médico deverá pedir os seguintes exames: glicemia em jejum, insulina, colesterol total, tireóide TSH, tireóide T4 livre, TGO, TGP e ultrassom de tireóide.

Você consegue marcar estes exames em um laboratório ainda para esta semana e terá os resultados prontinhos antes do Natal.

 

– Leve o carro para uma revisão

Principalmente se você estiver planejando viajar de carro neste verão, leve seu carro para uma revisão completa. É importante para a sua segurança e a de quem estiver com você. Não adie esta tarefa: as oficinas costumam lotar da semana que antecede o Natal em diante. E se o carro precisar ficar na oficina um pouquinho, até a semana que vem você o terá de volta.

 

– Faça contato com aquela pessoa de quem sente saudade

Comece a semana entrando em contato com aquela amiga, aquele amigo ou familiar com quem você quer conversar há tempos, mas só adia. Telefone ou mande um whatsapp, diga que está com saudades e procure marcar um encontro ainda em 2018.

 

– Adote mudanças na alimentação

Aproveite o fim de semana que antecede o Natal para adotar algumas mudanças à mesa que vão melhorar sua qualidade de vida e afastar os riscos de diabetes e hipertensão. Algumas dicas para começar a reeducação alimentar: use no máximo uma colher (chá) de sal para toda a alimentação diária (e não acrescente sal ao alimento depois de pronto), diminua o consumo de açúcar e refrigerantes, evite bebidas alcoólicas, evite os alimentos industrializados e dê preferência a frutas, grãos, sementes e verduras frescas.

Claro que nas ceias de Natal e de Réveillon você poderá dar aquela exagerada, e tudo bem. O importante é que, com estes hábitos, você estará em um processo de limpeza do organismo e até a recuperação desses pés na jaca será melhor.

 

– Pesquise e escolha um trabalho voluntário para 2019

Que tal ampliar seus horizontes em 2019? Pesquise instituições que precisem de voluntários e escolha uma para dedicar algumas horas de suas semanas a partir do ano que vem. Pode ser um hospital, uma creche, um lar de idosos, uma associação, uma ONG… O que tiver mais a ver com o seu perfil. Com a decisão em mãos, entre em contato, agende uma visita e faça essa mudança em sua vida no ano que vem.

 

– Troque o colchão e o travesseiro e garanta noites de sono melhores

Noites mal dormidas pioram o humor, a concentração, o aprendizado e a memória, causam estresse e ansiedade e podem levar a problemas cardiovasculares, pulmonares e gastrointestinais em longo prazo. O ideal para ter um sono reparador é dormir pelo menos oito horas por noite, usar roupas confortáveis quando for para a cama e deitar em colchão e travesseiro confortáveis e ergonômicos. Se os seus não estiverem assim tão bons, invista um dinheiro na troca. Seus dias serão melhores e sua saúde agradecerá.

 

– Mande cartões de Natal para seus contatos profissionais

Como esta é a última semana útil antes do Natal, pega bem mandar um cartão virtual para seus contatos profissionais. Coisa simples e direta, sem mensagens emocionais. Apenas um lembrete de que você preza pela relação de trabalho que vocês mantêm.

 

– Saia para jantar sozinha

Daqui para a frente, você encontrará grandes grupos de pessoas em diversas ocasiões. Que tal se dar um jantar sozinha, para pensar na vida e se apreciar um pouco? Vá a um restaurante de que você goste, coma bem, se trate bem. Você merece!

 

– Faça um grande encontro com suas melhores amigas

Talvez esta seja a última oportunidade do ano para todas vocês se encontrarem, pois alguém sempre tem que ir a outra cidade no Natal ou no Réveillon. Marque um encontro em um bar ou em um restaurante com o objetivo claro de ser uma despedida do ano. Pode ser uma oportunidade legal para vocês trocarem presentinhos, também.

 

– Limpe a casa para receber as visitas do Natal

Mesmo que a festa não seja na sua casa, sempre aparece alguém para falar um “oi” e deixar uma lembrancinha na véspera do Natal. A ideia aqui é fazer uma faxina rápida mesmo: limpar todo o piso da casa, arrumar a sala, guardar tudo nos armários nos quartos e na cozinha, dar um trato nos espelhos. Deixar a casa bem agradável tanto para você quanto para quem aparecer. Se a festa for na sua casa, é a oportunidade de checar se é preciso providenciar sabonetes, papel higiênico e outros itens de emergência de banheiro, principalmente.

 

– Coloque seus emails pessoais em dia

A antevéspera do Natal costuma ser um dia meio paradão. Como você já fez as compras de tudo que precisará cozinhar, reserve um tempo para responder os emails pessoais e limpar sua caixa de entrada.

 

– Organize pela manhã tudo para a noite de Natal

Assim que acordar, separe a roupa, os sapatos e os acessórios que usará à noite. Também verifique todos os itens de maquiagem que serão usados para sua make e deixe tudo organizado no banheiro ou na penteadeira. Desta forma, você poderá fazer as alterações necessárias com horas de antecedência (de repente uma peça de roupa não está limpa, por exemplo) e, quando chegar a hora de se arrumar, não perderá tempo nem ficará nervosa com imprevistos.

 

– Reserve um tempo para conversar com um parente querido

É normal que nas festas de fim de ano encontremos familiares que não vemos com frequência ao longo do ano. No almoço de Natal, reserve um tempo para conversar à parte com um parente querido. Coisa de meia horinha, ok? Ele ou ela pode querer conversar com outras pessoas da família também. Ah, se não houver reunião de família, tente telefonar para esse familiar.

 

– Faça uma lista com as suas gratidões de 2018

Mesmo que seu ano tenha sido difícil, alguma coisa boa deve ter acontecido nestes mais de 360 dias. Coloque no papel (ou no arquivo de computador) uma lista com tudo que merece gratidão que tenha acontecido em 2018. Focar no lado positivo ajuda a manter o alto astral para o 2019 que está por vir.

 

– Faça uma limpa na papelada de trabalho ou de estudos

O ano está praticamente acabando e este é um ótimo momento para jogar fora todos os papéis que não têm mais importância no trabalho ou nos estudos. Faça uma triagem em pastas, fichários e gavetas e jogue fora tudo que estiver apenas fazendo volume.

 

– Reserve 4 horas do dia apenas para você

A correria até aqui foi uma loucura, então que tal se dar um tempinho maior nesta antevéspera de Réveillon? Aproveite e faça uma massagem relaxante, tome um longo banho, peça um tempo para o pessoal de casa para você ver um filme ou uma série sozinha. Tudo isso não vai tomar mais que quatro horas da sua vida e fará toda a diferença para você curtir a virada de ano com o astral lá em cima.

 

– Prepare um lanche saudável para comer antes das comemorações

Sejamos sinceras: festa de Réveillon é regada a muitos brindes de espumante, cerveja e outras bebidinhas alcoólicas, deixando a comida para um segundo momento. Para não passar mal com o álcool batendo no estômago vazio, faça um lanche saudável ali pelas sete da noite. Sugestão: um sanduíche acompanhado de suco natural e, de sobremesa, uma salada de frutas.

Que venha 2019!

Via Portal Bem Viver Mulher