Gastronomia Restaurantes em São Paulo

Restaurante Ichi – culinária japonesa, drinks e boa música

ichi dest

A palavra Ichi tem origem japonesa e o significado é o início de algo, começo ou, simplesmente, o número um. Esse nome foi escolhido para a mais nova casa dedicada à gastronomia japonesa nos Jardins onde antes funcionava o também japonês (dos mesmos donos) UN.

Fomos conhecer a casa na semana passada e adoramos, primeiro porque após uma boa reforma está totalmente diferente do antigo restaurante e tem um ambiente moderno com música mais alta traz um clima cool bem interessante que me agrada muito. Os pratos são delicados e saborosos. Servidos em porções reduzidas a ideia é que você experimente vários acompanhados de drinks e saques.

ichi3

O Ichi só funciona para o jantar e com 240 metros quadrados tem um belo bar de drinques, um bar de sushis e ainda um espaço para DJ. Tudo com decoração moderna e iluminação planejada que muda de cor de acordo com o set list do DJ convidado.

O cardápio tem consultoria da chef Alice Celidônio, que desenvolveu pratos com base tradicional servidos em uma apresentação moderna unindo as culinárias japonesa e peruana.

Entre as entradas, algumas boas pedidas são: Tartar de atum com gema de codorna (atum em cubos, gema de codorna, alho frito, cebolinha, shoyu e azeite trufado) e as Endívias (Endívias, tartar de peixe branco, salsa de pera e trufa com molho cítrico).

Dentre os pratos estão o Hamachi com salsa de pera e trufa (fatias de olhete, salsa a base de pera, trufa negra e açúcar mascavo, cebolete e finalizado com molho à base de yuzu e shoyu), o Polvo grelhado (polvo, manteiga de cítricos, tomate cereja, pimentão e cebola) e a Barriga de porco e missô (Barriga de porco cozida lentamente e marinada em missô servida com arroz, batata doce glaceada e acelga chinesa).

Para encerrar o jantar a boa pedida parece ser o Trio de choux (Carolinas recheadas com doce de leite e nozes, caramelo, chá verde e creme pâtisserie) que infelizmente não provamos pois estava em falta no dia da nossa visita.

A carta de drinques foi desenvolvida por Fernando Spolaor e destaca entre as opções os drinques vintages, os autorais e opções para dividir.

Os drinques autorais contêm referências diretas da cultura milenar japonesa, com itens que remetem ao Japão místico. Entre os de assinatura está o AHASHIMA, que leva J.W. Double Black, Sake Ju Daiti, Norishiroppu, Daidai, Supaishina awa (espuma de gengibre com wassabi), guarnecido com katsuobushi e smoke bitter. Que tal?

ichi

Os drinques vintages apresentados são inspirados no pai da coquetelaria japonesa, o alemão Louis Eppinger e se referem a coquetéis clássicos criados em solo japonês ou com a intenção de homenagear a troca de culturas com outros países. O BAMBOO COCKTAIL, combina vinho Jerrez, Noilly Prat, orange bitter, angostura bitter e twist de limão siciliano. O MILLION DOLLAR leva Gin Tanqueray, Carpano Clássico, Noilly Prat, abacaxi, clara de ovo e abacaxi desidratado.

ichi2

Ichi  |  Rua Padre João Manoel, 1.050, Cerqueira César, São Paulo.

Clique aqui para ver mais dicas de restaurantes em São Paulo.