Acompanhamentos Receita de Chef Receitas

Batatas gratinadas ao queijo Manchego, Funghi e presunto defumado

queijo receita

A receita de hoje aqui do LeBlog são: Batatas gratinadas ao Manchego, funghi secchi e presunto defumado. O queijo Manchego utilizado na preparação desse prato, tem muito aroma e sabor intenso. O que dá muita personalidade ao prato e harmoniza perfeitamente com o presunto e o funghi.

Voilà…

Ingredientes

600g de batatas
200 g de queijo Manchego
50 g de funghi secchi
150 g de presunto defumado (se preferir, pode usar bacon)
½ lata de creme de leite fresco
200 ml de leite
30 g de manteiga
1 dente de alho
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas e corte-as em rodelas de, aproximadamente, 1 cm de espessura. Corte o presunto defumado em cubos de 1 cm x 1 cm.
Em uma panela, junte o leite, o creme de leite e as batatas. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até as batatas estarem cozidas.
Em outra panela, refogue o presunto, o alho e o funghi secchi (já hidratado) na manteiga. É importante seguir esta ordem.
Junte o presunto e o funghi à mistura de creme de leite e batatas, e misture bem. Em um refratário, disponha as batatas e cubra-as com queijo Manchego ralado. Leve o gratin para assar por cerca de 15 minutos ou até que esteja com a superfície dourada.
Rendimento: serve 4 pessoas

Dicas:

Hidrate o funghi secchi em água fria. Deixe-o de molho por 30 minutos. Retire o funghi da água e esprema para o excesso d’água sair. Prefira as batatas de pele roxa. Elas contêm mais amido, o que ajuda a “colar” o gratin.

*Receita elaborada pelo chef Renato Carioni em parceria com o CNIEL.

 

Para mais receitas no LeBlogs, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav