Pratos principais Receitas

Receita de Fondue Savoyarde Tradicional

fondue-tradi

Nessa onda de frio e com o inverno se aproximando, um grande sucesso para receber os amigos em meio a conversas e gastronomia é um bom fondue. Essa receita é de Fondue Savoyarde Tradicional e celebra um dos ingredientes mais apreciados na europa: os queijos. Nela foram utilizadas os queijos Comté, Emmental e Gruyère.

Voilà…

Ingredientes:

300 g de Comté

300 g de Emmental

300 g de Gruyère

50 cl de vinho branco seco

1 dente de alho

3 cl de Kirsch

1 pitada de bicarbonato

1 colher de café de amido de milho

Pimenta-do-reino a gosto

Um pão baguete cortado em pedaços pequenos (o ideal é usar pão do dia anterior)

Modo de preparo:

Esfregue um dente de alho cortado ao meio numa panela para fondue (o ideal é usar um tipo de panela de barro resistente ao calor). Adicione o amido de milho dissolvido no vinho branco e deixe ferver. Adicione os queijos em cubos ou ralados e deixe derreter, mexendo sempre em fogo médio (use uma colher de pau e mexa formando um 8). Quando a mistura estiver homogênea e lisa adicione o bicarbonato peneirado para não empelotar. Por último acrescente o Kirsch e misture bem.  Tempere com a pimenta do reino a gosto.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 a 5 porções

*Para acompanhar a sua fondue, a sugestão é escolher um vinho leve, frutado e refrescante.

Dica:

Para não perder a consistência da sua fondue mantenha-a no réchaud para conservar o calor. Certos tipos de queijos de massa prensada incluindo o Comté, o Emmental e o Gruyère endurecem rapidamente, então não se esqueça de mantê-la bem aquecida.

Para mais receitas deliciosas aqui no LeBlog, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav