Bem Estar

Família: o porto seguro durante o tratamento do câncer

familia

Família é base, porto seguro, as raízes. Experimentamos essa verdade de maneira ainda mais forte como nos deparamos com as dificuldades da vida. Elas podem vir em forma de um problema de saúde, e nessa hora o núcleo familiar é de extrema importância.

O Dr Luiz Gonzaga Leite, chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, de São Paulo, comenta que quando um paciente recebe uma notícia de câncer, por exemplo, a reação dependerá também do papel que o paciente exerce no núcleo familiar. “Há famílias nas quais é o provedor financeiro ou emocional, com importante papel na manutenção dos laços que unem o grupo, quem recebe o diagnóstico da doença. Nesses casos, o choque pode ser ainda maior”.

Em geral, na mente dos familiares surgem inúmeras perguntas que, quando não são convenientemente respondidas, acabam por deixá-los confusos sobre como proceder. Posso acompanhar o paciente na consulta? É permitido falar sobre a doença? E sobre episódios tristes e difíceis? É recomendável encorajar o paciente a buscar apenas pensamentos positivos? Esses são alguns dos questionamentos.

É importante também que o paciente sinta que seus pensamentos não são ruins por se relacionarem a um momento de dor. Como seus familiares, eles também devem olhar o problema de frente. “E poder desabafar é de grande valia, não havendo prejuízo para o conceito de manter o pensamento positivo”, continua Cristiane. “Pensar positivo não pode ser uma prisão”.

O paciente enfrenta uma verdadeira maratona de consultas médicas, exames, internações e sessões de quimioterapia ou radioterapia. Essa nova rotina, os diversos procedimentos e seus efeitos colaterais acabam por alterar a autoimagem e influem na autoestima. Infelizmente, determinadas reações como queda de cabelo, baixa imunidade, mucosite e perda de apetite ainda são comuns em boa parte dos tratamentos. Nesses momentos, o suporte da família é tão importante quanto o apoio psicológico.

De acordo com o Dr. Luiz Gonzaga, o termo mais adequado para esse suporte familiar é “rede de apoio”. E para que essas redes se efetivem, a informação mostra-se fundamental. Por isso, semanalmente ele realiza no Hospital Santa Paula encontros com familiares de pacientes. “Nós os recebemos e passamos informações sobre como lidar com o paciente”, conta.

Dr. Gonzaga ainda explica que, em muitos casos, a família colabora para a destruição de certos mecanismos psicológicos de defesa, como o da negação – quando um paciente se recusa a aceitar que está com câncer e a se submeter ao tratamento.

“A equipe de saúde tem na família um aliado”, diz o Dr. Luiz. Ela é realmente essencial para que o paciente enfrente as prescrições médicas da maneira mais tranquila possível, garantindo para si próprio uma qualidade de vida satisfatória.

Post via abrale

Para mais dicas de saúde, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav