Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Começando 2017 leve e saudável

santa-paula-2017

Depois da temporada festiva de Natal e Ano Novo, os exageros com comida e bebida ainda trazem consequências no nosso corpo. Por isso, pedimos para o Dr. Otávio Gebara, cardiologista do Hospital Santa Paula algumas dicas sobre como recuperar as energias, desintoxicar o corpo para começar bem 2017.

Depois de exagerar, não existe cura rápida, já que o corpo toma seu tempo para regular tudo outra vez, mas algumas ações podem acelerar e facilitar o processo:

Se o exagero foi no álcool, a única coisa realmente eficaz e comprovada pela ciência é a hidratação. A dor de cabeça está relacionada à desidratação (uma vez que o álcool estimula a diurese), e aos produtos do seu metabolismo, entre eles, o acetaldeído. Dizem alguns estudos que alimentos ricos em um aminoácido chamado cisteína (ovos, trigo, cebolas e brócolis), podem ajudar a eliminar os metabólitos do álcool. Medicamentos que curam ressaca carecem de fundamento científico para explicar seu funcionamento. Beba bastante líquido (dois a três litros por dia), que os produtos do metabolismo do álcool vão sendo eliminados (lentamente, infelizmente). Evite o café em excesso, uma vez que ele é um estimulante da diurese.

Se houve ingestão de comida exageradamente, o ideal é ficar nos alimentos mais leves por um tempo, como frutas, legumes e sucos. Você deve fazer as refeições normalmente, sem pular nenhuma, no café da manhã pode optar por um suco, nos lanches sempre comer uma fruta e nas refeições comidas mais leves. Peixes e massas leves são boas opções. Evite comidas gordurosas, frios e embutidos.

Um exagero pouco frequente não é problema, mas o preocupante é quando o abuso de álcool ou alimentação é frequente. Portanto, aproveite esse clima de recomeço que o início do ano oferece, e dê uma nova chance àquela rotina mais leve e saudável, sempre com metas plausíveis e de acordo com sua rotina e estilo de vida. De pequenos passos é que são feitas as boas mudanças! Feliz 2017!

Para mais dicas de saúde clique aqui.