Alemanha Dusseldorf Viagens

Dusseldorf – A capital fashion da Alemanha

dusseldorf14

Conhecida como metrópole fashion do país, Dusseldorf é considerada um centro da moda em toda a Europa e recebe importantes eventos de moda atraindo visitantes de todas as partes do mundo o ano todo.

A linda cidade alemã está às margens do Rio Reno e tem uma história de mais de 700 anos. Ao contrário do que ocorreu em outras cidades, durante a revitalização do antigo porto no Reno, em Düsseldorf não houve uma correção do terreno como um todo, mas cada terreno foi tratado individualmente e adaptado para o seu próximo usuário. Dessa forma, a área não ficou presa a um projeto arquitetônico uniforme, em vez disso, arquitetos famosos foram convidados como Frank O. Gehry, que fez o “Neuer Zollhof” o conjunto de três prédios tortos que estão entre os 10 mais inclinados do planeta.

dusseldorf6

A cidade é também um dos principais polos financeiros da Alemanha (ficando atrás apenas de Frankfurt), onde milhares de empresas têm sede e fazem negócios. No bairro comercial MedienHafen, muitos dos símbolos de Düsseldorf se encontram. Famoso muito além das fronteiras da cidade é lá que está a Rheinturm, a assembleia legislativa da Renânia do Norte-Vestfália, os prédios de Frank Gehry, Stadttor (premiado como o “melhor prédio de escritórios da Europa”) e o Colorium. 

dusseldorf7

(O nome “MedienHafen” para o antigo porto industrial deve-se à grande concentração de diversas emissoras de rádio e TV. Além das muitas emissoras, agências de propaganda famosas e produtoras de televisão, designers de mídia e escritórios de design que instalaram a sua sede no porto).

Armazéns tombados pelo patrimônio histórico foram equipados com as tecnologias mais modernas, uma decoração criativa e assim as antigas salas hoje brilham com uma aparência totalmente nova. Apesar de toda a modernização, a atmosfera portuária pode ser sentida em toda a parte.

dusseldorf5

O centro comercial foi construído ao redor do antigo porto e as construções modernas estão em perfeita harmonia com as antigas. É bem interessante caminhar pelas ruas e ver essa mistura de épocas e estilos.

dusseldorf1

Uma cidade elegante que inspira moda mas também tem muita história e cultura. São inúmeros museus e galerias para visitar. Alguns dos mais famosos, são o Museu Kunstpalast e o Kunst im Tunnel.

dusseldorf2

O que fazer

– Passear pelo Centro Histórico Altstadt

O centro histórico de Dusseldorf chamado Altstadt, mais conhecido como cidade velha não é originalmente antiga, após ter sofrido os fortes bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída mantendo o espírito e a arquitetura original.

dusseldorf12

Dentro de uma área relativamente pequena, o visitante encontra uma enorme diversidade de atrações arquitetônicas modernas e antigas, pontos de encontro culturais, lojinhas de todo tipo, monumentos históricos, lugares agradáveis para relaxar e, é claro, o calçadão à beira do Reno: um cenário perfeito para festas e eventos, como a Festa Japonesa, a Feira do Livro, parques de diversão e festa de halloween, ou o festival de jazz Jazz-Rally.

Berço da cidade, o centro histórico tem muito mais a oferecer do que apenas o famoso “maior balcão de bar do mundo”. Há restaurantes para todos os gostos – desde templos gastronômicos até lanchonetes de comida libanesa, e pratos para todos os bolsos. Inúmeros bares e cafés são perfeitos para descansar e passar o tempo. A fama da vida noturna de Düsseldorf vai longe. O centro histórico é repleto dos clubes mais badalados, bares com os melhores coquetéis, pubs e as famosas cervejarias.

Lanchonete tradicional para provar o "salsichon" alemão

Lanchonete tradicional para provar o “salsichon” alemão

São quase 250 bares e cervejarias concentrados em apenas 1 km. Dá para se perder pelas ruelas, entrar em algum museu, e escolher um café para provar algum doce típico e provar a tradicional cerveja “Altbier”.

AltBier

A Câmara Municipal foi construída em 1573, está localizada na Marktplatz no centro histórico e é composta por três edifícios, cada um remonta a uma época diferente. A praça é tem ainda uma estátua equestre de Jan Wellem, o príncipe eleitor apaixonado por arte que está enterrado a alguns passos ao norte da praça, na igreja Andreaskirche.

Marktplatz

Marktplatz

– Conhecer a Rhine Tower 

 Com 234 metros de altura, a famosa Rhine Tower tem um elevador que demora menos de um minuto para subir. É o melhor lugar para se ter uma vista panorâmica da cidade. Se estiver um dia bonito não pense duas vezes.  Além disso tem dois restaurantes, um deles giratório.

Rhino Tower vista de diferentes ângulos

Rhino Tower vista de diferentes ângulos

Vale a pena fazer um passeio pela Rhine Embankment Promenade e apreciar a vista da avenida ao longo do Reno.

– Visitar o Palácio e o Parque Benrath

Um dos mais belos palácios do século XVIII, o Palácio e Parque Benrath foram planejados e construídos entre 1756 e 1773 por Nicolas de Pigage, o Palácio e o Parque Benrath foram construídos como uma maison de plaisance para Elector Carl Theodor.

O palácio é uma obra de arte geral datada do período barroco tardio que combina arte, paisagismo e natureza. É também o lar de três museus: o Museu Corps de Logis (localizado no edifício principal do palácio), o Museu de Arte Paisagista e o Museu de Ciências Naturais. Este é o lugar onde os visitantes podem mergulhar no século 18, seguir os passos de paisagistas importantes e dar um passeio pela flora e fauna local. Jardins floridos, caminhos curvos e lagoas escondidas convidam os visitantes a passar o tempo e relaxar no Palácio e Parque Benrath.

– Visitar o Palácio Real “Kaiserpfalz”

As ruínas pitorescas do “Kaiserpfalz“, o “Palácio Real” do lendário Imperador Friedrich Barbarossa estão localizados imediatamente nas margens do Rio Reno. Originalmente datado do século X, o palácio foi construído sob o domínio do imperador Heinrich III e ampliado entre 1174 – 1184 pelo imperador Barbarossa, quando transferiu o pedágio da Holanda para Kaiserswerth e precisava de uma fortaleza para controlar o Reno.
Até hoje, o castelo possui impressionantes paredes com até 4,5 metros de espessura. (O complexo está aberto para visitação somente no verão).

A poucos passos do local, há cafés acolhedores e jardins de cerveja tentam os visitantes a ficar um tempo para desfrutar das delícias em oferta. Além disso, St. Suitbertus Bascilica em Stiftsplatz, uma basilica romana de três navios romano com dormitório dourado segurando as relíquias de Saint Suitbertus, também merece uma visita.

Combine a sua visita a Kaiserswerth com um passeio de barco romântico no Reno para Altstadt Düsseldorf! O “Weiße Flotte” companhia de navegação executa excursões regulares de abril a outubro.

– Visitar o museu Kunstpalast 

No Kunstpalast Museum, a coleção de pintura se concentra em Antigos Mestres, pinturas do século XIX e da idade moderna e pinturas e esculturas da Idade Média até os dias de hoje. São  mais de 100.000 pinturas, esculturas, desenhos , Gráficos, Fotografias, objetos de artes aplicadas e vidro. Entre as obras-primas da coleção estão “The Ill-emparelhado par” por Lucas Cranach o Ancião, “Paisagem com Tobias eo Anjo” por Jan van Scorel, “Vôo para o Egito” e a famosa “Cruz na Montanha” por Caspar David Friedrich. 

Kunstpalast Museum

Kunstpalast Museum

– Visitar o museu Kunsthalle

O museu Kunsthalle apresenta novas tendências e posições da arte contemporânea, com seus contextos históricos e locais. Além de ter um espaço tanto para nomes famosos internacionais como para novos talentos.

Kunsthalle

Kunsthalle

– Passear pelos parques

Düsseldorf tem diversos parques que valem a pena ser visitados. No verão um piquenique no parque cai muito bem! Eles começam no Parque do Norte, ou Nordpark, com seus Jardins Japoneses, continua através do Rheinpark e do Hofgarten e atravessa o Parque do Sul, Südpark, até chegar ao bosque Fleher Wäldchen. Os parques preferidos dos habitantes da cidade são o antigo zoológico ou o Ostpark, em Grafenberg, procurado pelos seus rododendros em flor, sem falar no parque do castelo Garath ou no Lantz’scher Park, um lugar tranquilo do século XIX, próximo ao Reno. E quem achar difícil escolher, pode subir na Torre do Reno: a 172 metros de altura onde é possível ver todos os parques da cidade.

Königsallee

Königsallee

– Fazer um passeio de barco

Dusseldorf está às margens do rio Reno, um dos maiores e mais importantes da Europa, vale a pena fazer um passeio de barco e apreciar a cidade de um outro ponto de vista. No verão o passeio fica ainda mais divertido e colorido.

– Compras

É mesmo em Dusseldorf que se decide o que vai se usar na próxima estação então é claro que as compras sempre estão no roteiro. É o centro da moda mais influente da Alemanha. Mais de 800 showrooms mostram as novas criações dos designers não só durante a feira mas também nas butiques exclusivas da rua Königsallee. Difícil não ceder à tentação de ir comprando logo de cara o que se vê pela frente.

Com vários bairros de compras, Düsseldorf oferece tudo o que uma metrópole internacional tem de melhor para compras. A rua Königsalle carinhosamente chamada de “Kö”, é onde bate o coração da metrópole das compras de Düsseldorf. É uma das ruas mais movimentadas e tem lojas de grandes grifes internacionais como Prada e Tiffany, nas ruas paralelas também estão repletas de lojinhas onde encontramos de tudo. A Schadowstraße está entre as ruas comercias com maior faturamento e mais frequentadas da Alemanha. Inúmeras lojas e magazines estão situadas nessa rua, que é uma travessa da Königsallee.

dusseldorf4

Mesmo quem estiver procurando coisas mais em conta, vai encontrar algo que nem sabia que estava precisando em Düsseldorf. Seja na rua Lorettostraße, ou no bairro da moda, Flingern, ou mesmo na Breuninger.

Breuninger é uma grande loja de departamentos alemã com vários andares dedicados a moda com diversas grifes internacionais, lojas locais e um andar inteiro dedicado à beleza. A loja tem ainda alguns serviços vips como personal shopper, entrega de compras no hotel, entre outros.

dusseldorf

 Onde comer

Uma mistura de bistrô com brasserie, o Hausmann’s serve pratos caseiros como sopa de mostarda, tártaro, burrata, e schäufele. Eles servem especialidades regionais, vegetarianas, saladas e sobremesas, sempre acompanhadas dos melhores vinhos e de mais de 30 tipos de cervejas artesanais. O estilo da casa é ser um “familiar jantar” e além de pratos mais elaborados e quentes, tem sanduíches e outros petiscos para qualquer hora do dia.

haussman

Hafenstraße 9, 40213

Já falamos especialmente do Sansibar aqui no LeBlog, já que é um dos melhores restaurantes da cidade. Ele tem estilo de lounge-bar e oferece uma ampla variedade de pratos internacionais. De carnes saborosas até sushis, ostras até sabores regionais como o curry-wurst, o restaurante também harmoniza cada prato com mais de 350 tipos de vinhos, devidamente armazenados no subsolo.

sansibar2

Königsallee 2, 40212

O badalado Meerbar fica as margens do rio Reno, um pouco afastado do centro ao lado dos famosos edifícios de Frank Gehry em uma área mais comercial da cidade.

A decoração é espetacular, elegante e ultra cool e a  cozinha traz uma gastronomia criativa e contemporânea, com muitos pratos com frutos do mar e boas opções de pratos vegetarianos também.  O frescor dos ingredientes é priorizado ao máximo, portanto há a certeza de que o que chega à mesa é sempre a opção mais fresca e de qualidade.

meer1

Gehry-Bauten, Neuer Zollhof 1, 40221

Um dos melhores restaurantes da cidade, o Brasserie 1806, faz parte da rede Capella Hotels. Ele tem decoração luxuosa e elegante, com cadeiras imponentes, colunas de mármore e lustres de cristal por todo o salão. A cozinha serve clássicos da gastronomia com maestria, além de apresentar também pratos típicos da culinária local, com ingredientes da região. Por prezar os ingredientes da estação, e os mais frescos, o menu da casa muda sazonalmente.

brasserie 1806

Theodor-Körner-Straße 1-7, 40212

Mais que uma simples hamburgueria, Bob & Mary é um restaurante especializado em tudo que envolve a arte de fazer hambúrguer. A decoração e arquitetura do local é com certeza um destaque, com cores e formatos modernos, além de elementos relacionados a ursos por todos os lados, já que esse animal está presente no logo do restaurante, como uma espécie de mascote da casa. Além de saborosos hambúrgueres, eles tem saladas crocantes, sesame chicken e sobremesas com frutas frescas.

bobandmary

Hammer Str. 26, 40219

O Im Schiffchen é um dos restaurantes mais antigos da cidade (desde 1628), e serve culinária tradicional alemã com saborosas cervejas típicas locais. Diz a lenda que Napoleão Bonaparte teria jantado no restaurante, o que mostra a herança histórica que a casa carrega. Para quem deseja uma imersão cultural, esse é um ótimo lugar!

Im shiffchen

Kaiserswerther Markt 9, 40489

Entre as melhores hamburguerias da Alemanha, o restaurante What’s Beef tem uma filosofia que envolve culinária regional e relação de sustentabilidade com o meio ambiente. Em consequência disso, os ingredientes são todos orgânicos, de alta qualidade e produzidos localmente. A carne também é de alta qualidade, e um diferencial de lá é a opção de delivery. Uma dica de prato é o Wagyu Burger e as saborosas costelinhas da casa.

whatsbeef

Immermannstrasse 24

Onde ficar

Localizado no estiloso distrito Media Harbor, o Hyatt Regency Dusseldorf  hotel tem vista privilegiada para o rio Rhine e o horizonte da cidade, fica próximo de atrações culturais e lugares para compras. Os clientes que se hospedam por lá encontram acomodações modernas e toques da cultura local, presente por exemplo na gastronomia. Um relaxante spa presenteia os hóspedes com tratamentos especiais e revigorantes, e salas multimídia proporcionam reuniões ou eventos de negócios no maior estilo.

hyatt dusseldorf

Speditionstraße 19, 40221

Situado na zona comercial e de entretenimento da cidade, o Steigenberger Parkhotel Düsseldorf, de 5 estrelas, oferece uma recepção calorosa no centro da cidade, onde há acesso a várias atrações da cidade de cultura e de entretenimento a pé. São 130 luxuosos quartos e suítes com pé direito alto e muito conforto. O Spa do hotel é uma grande oportunidade para relaxar e renovar as energias.

steinberger

Königsallee 1A, 40212

Derag Livinghotel De Medici é uma antiga câmara municipal, um mosteiro, um museu e uma caminhada através do tempo, situado no centro da cidade, o Hotel combina arte com hospitalidade de excelência. A mistura sofisticada de coleções privadas de arte transforma cada estadia em uma experiência inesquecível.

derag

Mühlenstraße 31, 40213

Considerado um dos melhores em luxo e hospitalidade da Alemanha, o hotel A Capella mistura tradição e modernidade em seu espaço e seus serviços. Localizado na famosa rua Königsallee, seu prédio comporta 95 quartos e apartamentos residenciais, excelentes restaurantes e salas de escritório super modernas.

a capella

Königsallee 11, 40212

Intercontinental Dusseldorf traz uma elegância contemporânea no coração da cidade, em Königsalle, área mais sofisticada da Alemanha. O jantar é em grande estilo por lá, no restaurante PÉGA ou no bar fifty nine, com belas luzes e paredes de vidros que são abertas durante o verão. O hotel fica a alguns minutos de caminhada do rio Rhine, de vários museus e da cidade antiga.

intercontinental dusseldorf

Königsallee 59, 40215

Nikko Hotel fica no distrito financeiro, no centro da cidade, a apenas 10 minutos do Aeroporto Internacional de Dusseldorf. O design do hotel é todo adaptado especificamente para as necessidades dos viajantes de negócios, o que o torna muito apreciado pela comunidade empresarial. Cada um dos 386 quartos oferece excelentes amenidades num ambiente clean, acolhedor e descontraído, com toda a tecnologia necessária para negócios ou lazer.

nikko

Immermannstraße 41, 40210

– Clique aqui para reservar sua hospedagem em Dusseldorf.

Informações importantes

A moeda local é 0 euro. O idioma oficial é o alemão mas dá para se virar bem com o inglês.

Curiosidades

A cidade é um dos centros de carnaval da Alemanha.

Düsseldorf tem a terceira maior comunidade de japoneses na Europa, depois de Londres e Paris. Em torno do Hotel Nikko, na rua Immermannstraße, surgiu o colorido bairro japonês – com supermercados, livrarias, restaurantes típicos e muito mais.

Dicas

Como em outras cidades européias, vale a pena começar a viagem passando pelo centro de informações turísticas e se informar sobre os melhores passeios e evento que acontecerão durante a sua estada. Em Düsseldorf, o posto de informações turísticas está situado em duas áreas bem distintas e centrais: em Altstadt (Cidade Velha, centro histórico) e ao lado da estação central de trem.

Como chegar

A Lufthansa tem 7 voos semanais partindo de São Paulo para Frankfurt e 5 voos semanais partindo do Rio de Janeiro para Frankfurt. Dentro da Alemanha a melhor opção é viajar de trem, são rápidos e tem uma vista linda!

Voilà!

dusseldorf3

Clique aqui para ver mais dicas da Alemanha.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav