Bahia Brasil Viagens Viagens pelo Brasil

As praias de Itacaré

itacaredest

Itacaré está na Costa do Cacau, ao sul de Salvador e é abençoado pela natureza com muitas belezas naturais: são várias praias, diversas cachoeiras, muitas trilhas, rios e manguezais.

O centro ainda é bem simples e tudo funciona no ritmo baiano, portanto é o lugar ideal para relaxar, apreciar a natureza e esquecer da hora. O passado colonial da região ainda está presente na arquitetura dos casarões antigos, onde hoje funcionam restaurantes, hotéis e lojas.

itacare5

As praias são cercadas pela natureza que é muito exuberante nessa região, quase todas elas só tem acesso por trilha.

PRAIA DO SIRIACO

Considerada a mais escondida da região, essa praia tem um ar de lugar secreto. Ela fica a 15 minutos do centro, é deserta, tem densa vegetação, muitas pedras e faixa de areia bem pequena. Pzra desfrutar da vantagem de uma praia pouco frequentada, é preciso enfrentar a trilha com mata mais fechada do que o comum. 

PRAIA DO COSTA

Nessa praia a areia é fofa e branquinha, e a paisagem cheia de coqueiros. Por conta da correnteza ser muito forte, tomar banho de mar não é indicado por lá, o que acaba sendo um lugar mais procurado apenas para apreciar a natureza.

itacare

Com muitas barracas e pousadas próximas, essa praia fica perto do centro e por isso acaba sendo a mais frequentada durante a alta temporada. O mar é calmo, há opção de aluguel de caiaques e um programa ótimo para se fazer é assistir o por do sol no mirante no canto esquerdo da praia. A água é turva por conta do rio de Contas, mas isso não tira a beleza do local e só traz mais unicidade à paisagem.

itacare4

Essa praia é considerada uma das mais belas de toda Bahia, um dos cartões postais de Itacaré. O local tem colinas forradas de mata atlântica cercando a praia, e belos coqueiros por toda faixa de areia. Ela está localizada em uma reserva particular, o que garante seu caráter de paraíso intocado, pois para chegar lá é preciso percorrer uma trilha pela mata. Ótimo lugar para surf.

itacare2

A preferida dos surfistas, é cercada de morros com vasta mata atlântica, muitos coqueiros e lindas piscinas naturais, além de um riacho  no canto direito que oferece aquele delicioso banho de água doce depois de sair do mar. A trilha de acesso é a mesma de Havaizinho e  leva 20 minutos de caminhada a partir da estrada.

itacare1

Essa praia é longa e deserta, com recifes por toda sua extensão, é procurada por surfistas por sua estrutura de barracas e cascata de água doce. Um fenômeno especial também acontece por lá, que é a desova de tartarugas. É possível chegar por lá após meia hora de caminhada em uma trilha que corta uma propriedade particular.

itacare3

À distância de 20 minutos de caminhada do centro, a praia do Resende está em uma pequena enseada com areia fofa e branca, ondas que agradas os surfistas e pelas piscinas naturais, tudo isso cercado de longos coqueiros. Tem algumas barracas rústicas que servem cerveja gelada e petiscos na maioria de frutos do mar. Aula de capoeira são comuns por ali. 

PRAIA DA RIBEIRA

É a ultima praia localizada próxima ao centro e acessível de carro. O ambiente é muito familiar e  bastante frequentado em feriados, finais de semana e altas temporadas.Para um ambiente mais privativo, é recomendado seguir a trilha que leva até a Prainha. 

SÃO JOSÉ

Localizada em uma área de proteção ambiental, tem em seus arredores diversos hotéis e residências de luxo. Tem lindas piscinas naturais, areia branca e fofa, longos coqueiros e riacho. O acesso é por uma trilha íngreme de 15 minutos a partir da Prainha.

TIRIRICA

As ondas são selvagens por lá, o que faz da praia um pico de surf tradicional. Paredões de pedra formam uma arquibancada natural para curtir apreciar a beleza natural.

villabarracuda5

Se chega por uma trilha de 40 minutos, o que faz dela uma das mais vazias. Cercada por coqueiros e com areia bem clara, é considerada boa para surfar por conta das fortes ondas. No canto direito da praia está o Rio Jeribucaçu, que se tranforma em uma bela lagoa na maré baixa.

HAVAIZINHO

Tem recifes, coqueiros altos e ondas fortes, o que torna o local um dos melhores para a prática do surf em Itacaré. Por conta de ter muitas pedras na água, o mergulho não é recomendado. Uma dica é curtir a vista do alto do mirante natural formado pelas pedras.

Fotos: Vila Barracuda / Sul Hotels

Clique aqui para ver dica de hospedagem em Itacaré