Mônaco Viagens

3 Restaurantes imperdíveis em Mônaco

monacorestaurantes3

Dentre as inúmeras experiências excepcionais que podem ser encontradas em Mônaco, a gastronomia certamente está entre elas. Dos restaurantes com estrelas Michelin a elegantes cafés, não existe outro lugar no mundo em que tantas opções gourmets podem ser encontradas dentro de dois quilômetros quadrados.

monacorestaurantes5

Novos restaurantes estão abrindo, outros se orgulham de suas estrelas Michelin e alguns dos chefs mais renomados do mundo estão se reunindo às margens do Mediterrâneo, inspirados por uma rica cultura gastronômica e abundância em ingredientes frescos e saborosos. Dentro das fronteiras do Principado existem mais de uma centena de restaurantes, seis deles colecionam nove estrelas Michelin, sendo a mais nova obtida pelo aclamado Blue Bay, no Monte-Carlo Bay Hotel & Resort. Uma conquista culinária impressionante para um país tão pequeno.

Apesar da variedade de pratos ser internacional, Mônaco se orgulha de sua própria gastronomia: uma fusão saborosa da cozinha do sul da França (especialmente de Provence e Nice) e Itália. O Mar Mediterrâneo também exerce uma forte influência em Mônaco, oferecendo uma grande variedade de peixes.

Um dos mais recentes restaurantes é o Song Qi, o primeiro restaurante chinês de alta gastronomia em Mônaco comandado pelo estrelado chef Alan Yau (Hakassan restaurants) e pelo grupo monegasco Giraudi. Song Qi combina a arte da culinária chinesa com pratos modernos e sofisticados, servidos ao estilo família, como é habitual na China, e uma carta de vinhos que harmonizam com cada um dos pratos. O nome do local é derivado de SONG, a dinastia chinesa que reinou de 960 a 1279 e significa “força” e “poder”, e da palavra QI, que representa a natureza na cultura chinesa.

monacorestaurantes1

Um dos mais elegantes restaurantes do principado é o aclamado Le Louis XV Alain Ducasse no Hôtel de Paris, do chef Alain Ducasse, que celebrou seu 25° aniversário em 2012 e reabriu suas portas em 2015 com um novo menu e cenário. O restaurante de três estrelas Michelin apresenta a famosa e lendária adega de vinhos (que contém mais de 400 mil garrafas, incluindo raros e valiosos exemplares de todo o mundo) e um salão que lembra a Versailles do século XVII. O novo aspecto do restaurante, desenhado por Patrick Jouin e Sanjit Manku, evoca sultilmente a art de vivre da riviera

Já o respeitado restaurante Joël Robuchon Monte-Carlo, que fica dentro do Hôtel Metropole Monte-Carlo, tem duas estrelas Michelin. Sob a direção do chef executivo Christophe Cussac, serve cozinha contemporânea produzida com os melhores ingredientes mediterrâneos. Conforme o código de culinária de Joël Robuchon, nenhum prato pode apresentar mais do que três sabores. O conceito de cozinha aberta do chef garante uma experiência culinária interativa e cativante.

monacorestaurantes

Alem dos restaurantes badalados e estrelados do principado, uma das mais clássicas atrações durante as manhãs é o Mercado da Condamine, que fica na Place d ́Armes, perto do Port Hercule com especialidades locais para experimentar ou comprar. O mercado ao ar livre oferece frutas frescas, vegetais e flores e, na parte coberta, há um açougue, peixeiro, padaria, etc.

monacorestaurantes2

Veja algumas delícias da cozinha monegasca que valem a tentação:

Barbajuan: uma massa crocante, assada ou frita, recheada com acelga, ricota, alho-poró, alho e ervas, normalmente servida como um aperitivo

Fougasse: um pão pequeno e doce aromatizado com laranjas e decorado com nozes, uvas-passas e erva-doce, que pode ser encontrado em padarias locais

Torta de acelga: duas camadas de massa com uma mistura de acelga, queijo parmesão, salsinha, ovos, cebola e arroz

Pissaladière: originalmente de Nice, a versão monegasca é uma torta coberta por cebolas, tomates e azeitonas

Socca: uma panqueca fina feita de farinha de grão de bico e azeite normalmente encontrada em vendedores na rua

Stocafi: um prato de bacalhau ensopado em molho de tomate, azeitonas e pequenos vegetais é uma iguaria local.

Flores de abobrinha recheadas, torta de trufa e foie gras e alcachofras ao estilo provençal, cozidas no vinho com azeite, são outros favoritos monegascos.

Clique aqui para ver mais dicas de Mônaco.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav