Canadá Toronto Viagens

A multicultural Toronto

toronto

Maior cidade do Canadá e quarta maior cidade da América do Norte, Toronto fica localizada na margem norte do Lago Ontário e tem aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, concentrando em seus arredores (dentro de um raio de 160 km) aproximadamente um terço da população canadense.

Toronto recebe milhares de imigrantes todos os  anos, o que rendeu o título de uma das cidades mais multiculturais do mundo. É uma cidade cosmopolita, interessante e atraente. Fiquei encantada logo de cara e não vejo a hora de voltar!

toronto18

É lá que se encontra a maior comunidade artística do país, e com tanta cultura e vida, foi escolhida pelo governo canadense em 2015 como uma das capitais culturais do Canadá.

toronto19

É uma das cidades mais seguras do continente americano, com taxa de criminalidade menor do que qualquer grande cidade e uma das menores do Canadá. A excelência em segurança até rendeu à cidade em 2015 o título de melhor cidade do mundo para se viver, segundo o The Economist.

toronto20

No auge do verão a temperatura em Toronto chega a 40 graus, que são substanciosamente aumentados no centro com seus prédios super altos e ultra modernos cheios de vidros e espelhos. No inverno a cidade é gelada, o que faz com que todos, turistas e locais transitem pelo “Path” (o maior complexo comercial subterrâneo do mundo que liga a cidade e seus arredores por baixo da terra).

Apesar de ter sido construído para a utilização no inverno quando a temperatura beira o  -15°C, o Path, ou seja, a cidade subterrânea de Toronto é usada o ano inteiro. São mais de 30km de extensão e hoje já é também um ponto de encontro, turístico e de compras em Toronto. Lá encontramos diversas lojas, restaurantes, cafés, casas de câmbio, estações de metrô interligadas e mais de 100 saídas para a cidade, muitas delas chegando diretamente para seis hotéis e para o maior shopping da cidade, o Eaton Centre.

Seus 371 mil metros quadrados de construção são um pouco confusos para os turistas mas de qualquer maneira é interessantíssimo. Importante prestar bastante atenção nas direções indicadas pelas cores e seguir em frente.

Os primeiros túneis foram construídos no início do século passado e foram finalizados em 1987.

É uma bela cidade tanto para visitar como para morar, pois além de linda é muito ligada aos esportes e às artes. Tudo funciona perfeitamente. Durante o ano todo pipocam eventos e festivais de todos os tipos especialmente de música e gastronomia.

toronto14

Union Station é a principal estação ferroviária de Toronto. É um local tradicional onde se encontra uma parte significativa da história de Toronto. Mais de 250 mil pessoas passam pela Union Station diariamente. De lá parte um trem que te leva ao aeroporto em apenas 15 minutos.

Para quem gosta de esquiar (como eu 🙂 ), Toronto fica a apenas 2,30 hs de carro de “Blue Mountains”, considerada a maior e mais bem organizada Estação de Ski de Ontário com 42 pistas para esquiadores iniciantes, médios e avançados.

O que visitar

A CN Tower ou Canadian Tower que pode ser vista de diversos pontos da cidade é a atração turística mais visitada de Toronto. Com 553 metros de altura, equivalente a um prédio de 170 andares, foi por muito tempo a construção mais alta do mundo, hoje é a terceira mais alta.

toronto5

A CN Tower tem 4 níveis para observação. O observatório Chão de Vidro está a 342 metros do solo e é um dos lugares mais fotografados da visita. O Horizons Café fica na altura de 346mt juntamente com uma loja de fotos e um Observatório interno, e com 351 metros de altura está o restaurante giratório que faz uma volta panorâmica de 360 graus em 72 minutos.

toronto3

Imaginem que em alguns dias a visibilidade chega a atingir 160 quilômetros de distância, podendo-se avistar as Cataratas do Niágara que fica na fronteira do Canadá com os Estados Unidos.

Uma das atrações mais eletrizantes da CN Tower é o EdgeWalk  que é simplesmente o passeio circular mais alto do mundo onde se pode caminhar com as mãos livres, fazendo um círculo completo em volta parte principal da Torre, 356m (116 andares) acima do solo. Visitantes caminham em grupos de seis, enquanto ligado a um trilho de segurança aérea. Guias EdgeWalk treinados incentivam os participantes a empurrar os seus limites pessoais, permitindo-lhes para inclinar-se sobre Toronto, com nada além de ar e vistas deslumbrantes do Lago Ontário abaixo deles.

toronto4

Não longe dali está o famoso Rogers Centre, casa do time de baseball Toronto Blue Jays. A principal atração do local é um Dome retratil que foi criado para que o ginásio pudesse ser usado também no inverno. (Antes demorava 1 hora para fechar e abrir, agora somente 20 minutos).

toronto6

Ainda na mesma região, o Ripley’s Aquarium, é o maior aquário do Canadá e também o que tem a maior coleção de tubarões da América do Norte.

O aquário fica ao lado da CN Tower e está sempre lotado, o ideal é chegar cedo e comprar o ticket com antecedência.

toronto15

A atração principal é o Dangerous Lagoon (Lagoa Perigosa), onde os visitantes passam por um túnel de 97 metros em uma esteira rolante, passando por várias espécies de tubarão. Interessantíssimo!

toronto16

Com mais de 5,7 milhões de litros de água, o aquário gigante é uma aventura subaquática emocionante para a família inteira São mais de 16.000 animais marinho tais quais polvo gigante, lagosta azul, cavalos marinhos, milhares de águas vivas e mais diversos peixes que nem sabíamos que existiam.

toronto17

Um dos maiores mercados do mundo, o St. Lawrence Market também merece uma visita. Sabores de diversos lugares do mundo são encontrados nos corredores frequentados por moradores, turistas e chefes de cozinha.

St Lawrence market

Jovens e adultos frequentam o local, todos unidos por um assunto em comum: a gastronomia e paixão por comida local fresca.

marcadao1

Tentem fazer um tour guiado com Bruce Bel, um dos historiadores mais respeitados da cidade que é uma figura! É ator, apresentador de tv, escritor e conhece tudo e todos!

Estando alí não deixe de visitar o Carrossel para provar o sanduíche de porco “Peameal Bacon on a Bun” que faz enorme sucesso entre os visitantes.

marcadao

Em frente ao mercado está a Front St com o Hockey Hall of Fame (para quem gosta de Hockey), e o prédio Gooderham ou Flatiron (o prédio mais fotografado de Toronto), além de muitos outros restaurantes e cafés.

Fechado para a circulação de carros, o Distillery District é o destino perfeito para quem está em Toronto e pretende aproveitar um dia pedalando ou apenas andando em um local repleto de lojas, bares e cafés em meio aos antigos barris.

oysterhouse2a

Há diversas opções de passeios para fazer de barco em Toronto. Quase todos eles partem do “Toronto Harbour”.

A Mariposa Cruises tem vários cruzeiros, a maioria deles bem turísticos em barcos grandes que duram em média 1 hora e oferecem narração animada e informativa, tem assentos dentro e fora e um bar com lanches e bebidas. Geralmente são bem cheios. Há opções de passeios em barcos privativos.

toronto7

Um passeio de barco muito bacana em especial no verão é para Toronto Islands, um arquipélago de 14 pequenas ilhas conectadas por pontes.

Dá para chegar de Ferry Boat ou em barco privativo que é a melhor opção para apreciar tranquilamente o skyline de Toronto no caminho.

toronto9

Pode-se visitar várias Ilhas ou ir direto para a Centre Island que além de ser a maior é a que tem mais atrações. Possui diversos parques, jardins, fontes, praias (uma delas de nudismo), 5 restaurantes e 800 mesas para fazer piquenique. Velejadores de diversos lugares do mundo quando estão cruzando a região param o barco nas Ilhas para passar o dia.

toronto12

No verão tem sempre atrações especiais como roda gigante, carrossel, concertos e diversos shows. Algum deles chegam a atrair um público de 20.000 pessoas. Florence and the Machine e Björk já se apresentaram por la.

Carros e motos não são permitidos nas ilhas. Vale a pena alugar uma bicicleta ou quadriciclo para passear. São mais de 10 quilômetros de caminhos pavimentados para passear ou pedalar.

toronto10

Nos anos 50 cerca de 8.000 pessoas moravam na Ilha central, hoje somente 700.

Existe uma lei em que proíbe a construção de mais casas na ilha. Quem deseja morar lá tem que colocar seu nome em uma longa lista de espera e aguardar que os atuais proprietários queriam se mudar. Baye Hunter que mora na ilha desde 98 diz que no inverno a vida la é muito difícil pois só um barco faz a travessia e geralmente o lago congela mas que não sai de la por nada. As casa são um charme, parece cenário de filme.

toronto11

Uma das ilhas tem ainda um aeroporto que é bem usado pelos moradores da região. Lá operam vôos das companhias aéreas Porter Airlines e Air Canada.

O Maior parque de diversões do Canadá, o Canadá’s Wonderland é um programa para a familia inteira. Tem atrações para todos os gostos e idades, um parque aquático, duas áreas infantis e um monte de montanhas russas bem radicais. Ao todo são mais de 200 coisas para fazer! O ideal é reservar um dia todo se quiser aproveitar tudo.

É como os parques da Disney mas ao invés de Mickey, Minnie e princesas temos o Snoopy e sua turma. Os personagens ficam espalhados na entrada e nas áreas infantis.

toronto13

Para quem gosta de esportes o Air Canada Centre é o principal local de esportes e entretenimento do Canadá, abrigando inclusive o clube de hóquei Maple Leafs de Toronto, o clube de basquete de Toronto Raptors e a equipe de lacrosse de Toronto Rock.

Desde a sua inauguração em 1999, o Air Canadá Centre já acolheu mais de 36 milhões de fãs em 2.500 eventos e está constantemente classificado como o principal espaço de esporte e música local da América do Norte. Além de espetáculos de esporte, por lá também acontecem diversos concertos, show e jogos de basquete e hóquei.

Para quem gosta de música e espetáculos os palcos de Toronto mostram uma grande diversidade de artes performáticas que vão do Festival Fringe de teatro a peças dignas de um Tony Award, passando por abundantes musicais no estilo Broadway e óperas inventivas.

Para ir às compras vale a pena conhecer o Toronto Eaton Center, maior shopping do centro de Toronto com ótimas lojas e arquitetura interna interessante e luz natural vinda do teto de vidro. Fica ao lado da Dundas Square que chega a ser comparada com a Times Square de Nova York em diferentes proporções, é claro.

No verão vale ainda conhecer o Outdoor Movieum cinema a céu aberto que acontece de maio a setembro onde cada pessoa pode levar sua cerveja, se acomodar em uma das cadeiras e usar os cobertores que estão disponíveis para noites mais frescas.

Onde comer

Toronto é a Nova Iorque do Canadá  onde pipocam restaurantes badalados e interessantes pela cidade. Parte café e parte restaurante, o restaurante Bannock tem culinária dinâmica e divertida com clima familiar, ingredientes saudáveis e pratos que refletem fortemente a diversidade cultural do Canadá.

bannock2

O restaurante fica em uma ótima localização, bem próximo do Toronto City Hall onde está o famoso letreiro com o nome da cidade e também do CF Toronto Eaton Center.

O Menu se divide em almoço, jantar, brunch de domingo, drinks e vinhos  servindo também o que eles chamam de Canadian Confort Food com deliciosas saladas e sanduíches além de saborosos e criativos pratos com carnes e frutos do mar.

bannock1

Aproveite para provar a cerveja orgânica local chamada Mill St. Organic Lager

Com projeto ambicioso, o The Carbon apresenta gastronomia sofisticada mesclada a um serviço casual e toques de comida caseira.
Nota-se logo o approach moderno da casa pelo uniforme dos funcionários com uma despojada combinação de jeans + camiseta e adidas nos pés, e o detalhe que cada pessoa usa uma cor de cadarço. O serviço é eficiente e despojado trazendo a boa sensação de que os garçons trabalham confortáveis e gostam do que fazem.

carbon3

O ambiente é super descolado. A mistura de elementos em couro, ferro e paredes de tijolo rústico nos fazem lembrar uma antiga fábrica. A iluminação, um dos destaques da decoração, é feita por lustres que descem do teto através de estruturas retráteis de ferro, com esferas de luz nas pontas.

carbon4

Reconhecido como um dos melhores lugares para apreciar frutos do mar em Toronto, o Pure Spirits Oyster House & Grill fica no “Distillery District”, bairro onde antigamente (em 1832), se abrigava a destilaria Gooderham and Worts.

pure oyster3

O restaurante recebe turistas do mundo todo que vem afoitos para conhecer o seu ambiente cool e sua gastronomia. Os peixes frescos e as ostras são da melhor qualidade.

pure oyster

O Chef Jonathan Viau capricha nas melhores ostras de toda a América do Norte, e todos os dias encontramos no cardápio uma boa variedade de ostras Canadenses (da costa Leste e Oeste) e internacionais.

Cibo Wine Bar é um novo restaurante italiano em Toronto criado pelo grupo Liberty. A decoração tem uma mistura interessante de elementos rústicos com toques modernos industriais.

cibo1

O menu apresenta gastronomia italiana com pratos autênticos feitos com todos os processos manuais. O menu tem formato das tradicionais casas italianas, com opções de entrada, salada, molhos e massas, além de deliciosas pizzas.
Na carta de vinhos são mais de 2.500 opções, todos armazenados em uma bela adega climatizada no salão.

Onde ficar

Hotel Delta Toronto está localizado no centro financeiro de Toronto, próximo à CN Tower, ao Ripley’s Aquarium.

O hotel reflete a vida moderna da cidade, com alta tecnologia implantada, sistemas de energia ecologicamente corretos e conexões com o trânsito da cidade que facilitam a vida dos hóspedes. A decoração e arquitetura são casuais com toques modernos e muita inspiração em dois esportes, o hóquei e o basquete (paixões dos donos e também de muitos canadenses).

delta1

O SOCO Kitchen + Bar localizado no lobby do Hotel é um moderno bistro que serve almoços e jantares com muito estilo. O chef executivo Daniel Craig tem uma cozinha criativa contemporânea e utiliza em seus pratos ingredientes frescos e locais como cozido de grãos, a pizza prosciutto, e a carne de carneiro.

O Char No.5 bar aberto somente para jantar tem mais de 40 tipos de whiskys canadenses. Muitos deles figuram entre os melhores do mundo.

delta

São 567 quartos e 16 suítes com decoração moderna, mármore nos banheiros e equipados com alta tecnologia. No quadragésimo sexto andar está o Club Level com café da manhã exclusivo e aperitivos durante todo o dia. Tudo com uma vista privilegiada para a CN Tower.

Ritz-Carlton Toronto está a apenas 5 minutos a pé do centro da cidade e tem quartos equipados com moveis refinados, alta tecnologia e ampla sacada (em algum deles). O Club Level serve mimos gastronômicos durante todo o dia, drinks e tem um concierge sempre a disposição. O Spa do hotel é um verdadeiro santuário em meio ao clima urbano. A cozinha italiana é artesanal com sabores tradicionais utilizando ingredientes da estação e produtos locais.

toronto ritz

O InterContinental Toronto Yorkville é um hotel boutique elegante localizado no distrito universitário e artístico de Yorkville. O vibrante hotel fica a poucos passos de modernos restaurantes, boutiques e galerias de arte, bem como da Universidade de Toronto e dos principais museus. O serviço é amigável com uma equipe que fala três idiomas e um concierge experiente que pode ajudar até mesmo para um passeio de helicóptero pela cidade.

toronto intercontinental

Shangri-la Toronto é o segundo da rede na América, depois da unidade de Vancouver. O clima é luxuoso como toda a rede Shangri-la, o que se reflete nos detalhes e serviços exclusivos e cheios de mimos. A localização é privilegiada, bem no centro da cidade, no meio de duas estações de metrô. Os quartos tem decoração adorável com temática asiática e arte oriental nas paredes. A tecnologia dá conta de todo conforto, com controles de luz, temperatura e mídias com apenas o pressionar de um botão. Em um Ipad é possível escolher os serviços de quarto, desde a hora de acordar até o menu do café da manhã. Outros espaços complementam a experiência no Shangri-la, como o belo Lobby com piano e o amplo Spa, com tratamentos para o corpo e a alma.

toronto shangrila

Elegante e contemporâneo, o Four Seasons Toronto tem 253 quartos espaçosos, incluindo 42 suites de luxo, com mobiliário moderno, paleta  de cores suaves e uma sensação de estar em uma residências privada. A vista do hotel coloca a cidade em lindas molduras com janelas que vão do chão ao teto. A gastronomia oferece opções excelentes, com cozinha cosmopolita  no restaurante Café Café Boulud e drinks que vão desde os clássicos até os mais modernos no DBar. O Spa é incrível, com estética simples, serena e muita luz natural em mais de 2700 metros quadrados. Lá é possível se deliciar com serviços de cabeleireiro, manicure, sauna, piscina coberta, terraço com vista para Toronto e amplo fitness center 24h.

toronto four seasons

O Fairmont Royal York está localizado no centro de Toronto, a poucos minutos de muitas atrações. Recentemente foi concluída uma revitalização milionária que durou quatro anos. Os quartos e suítes distribuídos em 11 andares tem muito luxo e conforto, com o que há de mais moderno em mídias e tecnologia, permitindo uma estadia ainda mais confortável e prática. O hóspede pode controlar por Ipad todo ambiente e ainda ficar sabendo como está a temperatura e trânsito fora do hotel. A gastronomia no hotel acompanha sua excelência, com restaurantes premiados, e cozinha cosmopolita, além de finos drinks para brindar a viagem. Outra novidade é a bela piscina e o Spa, com atmosfera relaxante, equipe treinada e os melhores equipamentos para uma renovação total do corpo.

toronto fairmont

Curiosidades

Canadá é um país muito novo e ainda tem muitas construções em andamento.

Os nativos pronunciam Torono” sem pronunciar a letra T então se quiser parecer um local corte o último T de Toronto 😉

Fairmont Royal York é o hotel onde o reinado da Inglaterra se hospeda e claro é o que tem a maior segurança.

Informações importantes

A moeda é o dólar canadense e os idiomas falados são o inglês e o francês.

Os brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. Geralmente demoram 30 dias para sair.

Como chegar

A Copa tem 5 voos semanais para Toronto partindo de São Paulo com escala na Cidade do Panamá.

*O LeBlog fez a viagem à convite do escritório de turismo de Toronto com apoio da Copa Airlines.

Clique aqui para ver mais dicas de Toronto!

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2020 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav