Viagens

Por onde começar? Dicas para começar a planejar uma viagem

dicas viagem

O desejo de viajar e conhecer novos lugares é unânime, mas na hora de planejar, são diversas dúvidas que passam pela nossa cabeça. Por onde começar? Pelo budget? Pela época do ano? Pelo local?

Bom, depois de tantas experiências de viajante acumuladas, decidi fazer uma lista simples e objetiva, de coisas imprescindíveis para se pensar ao começar a planejar uma viagem. Espero que ajude vocês para o próximo destino!

– Qual a sua vibe
O primeiro passo é o da escolha do tipo de viagem que você procura no momento. É importante escolher um lugar que tenha a ver com o que você está querendo ou precisando, por exemplo: um destino de aventura e movimento, para quem deseja somente descansar o corpo, não seria o ideal. Da mesma maneira, para um momento de inspiração e busca de referências artísticas, a melhor opção seria uma cidade histórica, cheia de arte e arquitetura, e não um cruzeiro em alto mar, por exemplo.

– Época do ano
É importante escolher a época ou estação certa para cada lugar. O inverno num lugar de praia pode acabar limitando sua viagem. Se você não gosta das altas temporadas cheias de turistas, também é importante pesquisar um período em que não seja alta temporada.

– Saúde e documentação
A pesquisa sobre procedimentos de vistos e vacinas é importantíssimo. Sem elas você nem mesmo sai do país. Algumas vacinas são exigidas para qualquer turista que for deixar o Brasil. Outras são exigências de cada país.

– Costumes e tradições
Pesquisar os costumes e as tradições do lugar ajuda a ser sempre respeitoso e não passar por nenhuma situação embaraçosa.

– Moeda
É bom pesquisar sobre a moeda de cada local, preço de câmbio, facilidades,… (é sempre bom levar um pouco da moeda local para algum imprevisto que possa ocorrer no começo da viagem).

– Idioma
O idioma internacional é o inglês, mas em alguns lugares apenas falam a língua nativa. É bom verificar essa possibilidade e se preparar para que haja comunicação.

Esses passos podem ajudar a driblar as primeiras dúvidas quanto à organização de uma viagem, depois disso ainda vem outros passos como hospedagem, transporte, e muito mais! Viajar é uma delicia, mas para dar tudo certo é preciso planejar e evitar imprevistos.

Para mais dicas de viagens, clique aqui.