Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Dicas para encontrar a sua dieta ideal

dieta ideal

Com o verão se aproximando, os assuntos sobre dieta começam a ser cada vez mais frequentes. Mas além de evitar regimes severos e impossíveis de manter, é preciso encontrar o equilíbrio e a melhor dieta para cada pessoa.

Por isso, na coluna de saúde de hoje aqui no LeBlog o Dr. Otávio Gebara, diretor de Cardiologia do Hospital Santa Paula da boas dicas para começar uma dieta ou uma vida mais saudável.

Cada um tem um organismo e um estilo de vida diferentes, e procurar por algo sustentável é sempre a melhor opção! A verdade é que a dieta que mais emagrece é aquela que reduz mais o componente total de calorias. Quando é muito radical, ela é insustentável no longo prazo e o efeito “sanfona” aparece. O segredo está no balanceamento dos alimentos e nas quantidades reduzidas. Nada deve ser proibido! A dieta do mediterrâneo (frutas, legumes e verduras, peixes, azeite e até carnes em pequenas quantidades são permitidas) é a melhor e a mais divertida. Os estudos científicos mais sérios apontam ela com a melhor para a sua saúde.

Confira as dicas práticas do especialista:

1- Evitar ao máximo ingerir doces.

2- Cortar o carboidrato simples e apenas reduzir o bom: O refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar sua fome, e por isso devem ser evitados. Aqueles presentes em alimentos integrais devem ser apenas reduzidos. Vários estudos demonstram que reduzir radicalmente os carboidratos pode levar a sintomas de perda de energia, capacidade de trabalho e até depressão.

3- Pensar no que está comendo e não comer mecanicamente (na frente da TV ou computador por exemplo). Os franceses e italianos são um exemplo para nós, pois dedicam tempo de qualidade a suas refeições, e apesar de ingerirem dietas bem calóricas, tem um índice de obesidade e doenças cardiovasculares bem menor do que americanos e brasileiros.

4- Reduzir o álcool. Alguns estudos mostram que apenas a eliminação da bebida alcoólica  pode levar a perda de até 2 Kg em 30 dias.

5- Sempre consultar um nutricionista antes de aderir a qualquer a qualquer dieta. Só um profissional poderá avaliar sua saúde e indicar a melhor opção, personalizada para você.

A dieta ideal é aquela que não é muito restritiva, funcionando como uma reeducação alimentar, permitindo a manutenção do peso. Além disso, ter como aliada a atividade física é imprescindível.
Não há problema nenhum em buscar o físico que se deseja, para o verão ou para a vida, mas padrões inalcançáveis não são saudáveis para a autoestima, trazendo somente frustração e descontentamento com a própria imagem. Devemos ter o foco em sermos a melhor versão de nós mesmos, competindo não com as outras pessoas, mas superando nossos próprios limites!

Para mais dicas do Hospital Santa Paula, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav