Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Cuidados com o coração da mulher

santa paula coração

Hoje é dia de coluna de saúde aqui no LeBlog, e o Dr. Otávio Gebara, Diretor de Cardiologia do Hospital Santa Paula em São Paulo compartilha informações importantes de precauções que as mulheres devem ter para cuidar melhor do coração.

Trabalho, família, e casa são apenas algumas das atividades diárias da mulher moderna. Com essa jornada tripla, acaba sobrando pouco tempo para cuidar própria saúde, como prova um dado preocupante: as brasileiras acima de 40 anos tem como primeira causa de morte as doenças cardiovasculares. O infarto do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral, o popular derrame) são as causas principais de morte dentro dessa faixa.

Nas mulheres, o infarto ou AVC geralmente acontecem um pouco mais tarde que nos homens (eles, na faixa dos 40-50; elas, acima dos 55-65 anos). Uma das razões é a mudança provocada pela menopausa, que retira gradativamente o estrogênio de circulação – hormônio que é um protetor natural do coração. Quando a queda do estrogênio vem associada a um estilo de vida que propicia maiores riscos, a bomba-relógio é acionada. E até mesmo quando ela estoura a mulher está desvantagem.

Pesquisas comprovam que as mulheres são menos atentas que os homens aos sinais clássicos de um infarto (como a dor no peito e no braço esquerdo), que elas provavelmente conhecem, mas não reconhecem no próprio corpo como perigo iminente. Elas demoram em média 40 minutos a mais para chegar em um hospital quando estão sofrendo um infarto ou AVC, justamente porque não dão tanta importância quando deveriam aos sintomas. Parece pouco, mas no caso de uma parada, cada minuto pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Uma pesquisa ampla divulgada em 2004, chamada Interheart, comprovou que mais de 80% do risco de sofrer um infarto do miocárdio é evitável, sobrando menos de 20% para os fatores hereditários. Entre os principais fatores de risco estão hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, obesidade e tabagismo – uma lista que todos, mulheres principalmente, conhecem bem. O tabagismo é principal fator de risco para doença coronária da mulher: ele aumenta em até seis vezes as chances de um enfarte ou AVC (nos homens, três vezes). Mas ajuda para parar de fumar não falta: hoje existem vários medicamentos, além de terapia coadjuvantes como acupuntura e consultas ao psicólogo.

Atuar sobre os outros cinco itens da lista de perigos é ainda mais fácil: somente a prática de atividade física e o consumo de uma alimentação rica em nutrientes já contribuem para eliminar a gordura, baixar o colesterol, a pressão arterial e a glicose no sangue e a criar o hábito de se movimentar.

Assim como visita o ginecologista anualmente para evitar as consequências de um câncer, toda mulher deve ter como hábito fazer um controle da pressão arterial (mesmo que tenha um histórico de pressão baixa) e dos índices glicêmicos e de colesterol através de um exame de sangue.Colocar o cardiologista na agenda fará uma grande diferença. Quem sempre se preocupa tanto com os outros merece o melhor dos cuidados!!

Para mais dicas de saúde e bem estar pelo Hospital Santa Paula, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav