Pratos principais Receitas

Bacalhau à Bràs d’Autore

bacalhau receita

A receita de hoje aqui do LeBlog é especial de Páscoa!! É um Bacalhau à Bràs d’Autore, do chef Laurent Hervé do D’autore Restaurante.

Um prato leve e delicioso que combina muito com um almoço em família.

Voilà…

Ingredientes:

10 unid porção de bacalhau de 250gr com pele

1 kg batatinha pré-cozida com pele

4 cebolas roxas (3 fatiadas & 1 inteira)

2 pimentões (1 vermelho e 1 amarelo)

5 ovos

400 g de ervilhas

500 g de tomate cereja ou pêra vermelha e amarela

150 g de azeitonas roxinhas bem gordinhas (do Chile)

2 cabeças de alho

5 ramos de tomilho

5 unidades de folhas de louro

Azeite a gosto

200 ml de vinho branco chardonnay

Para finalizar:

10 unidades de cebolinha inteira branqueada

salsinha picada (grossa), pimenta do reino & flor do sal, agrião mini

Modo de preparo:

Em uma travessa, colocar as postas de peixes com os dentes de alho, tomilho e louro. Acrescentar cebola em grandes fatias, pimentões em pedaços e batatinhas cortadas ao meio. Colocar um pouco de pimenta do reino e a metade do vinho branco por cima da preparação. Cobrir com boa quantidade de azeite, e, por cima, cobrir com papel alumínio par assar no forno durante 25min, a 160°. Cozinhar a posta de bacalhau com pele na chapa.

Ao lado, assar a cebola inteira em papel alumínio. Durante este tempo, você deve bater os ovos, temperando eles com pimenta, tomilho, salsinha e metade de vinho branco sobrando. Faça isso em uma panela com o auxílio de um fuê, ao lado do fogo ou em banho maria, para fazer um zabaione. A mistura de ovo fica cremosa e dobra de tamanho, mas deve ficar pronta antes de virar ovos mexidos, por isso, deve tomar cuidado! Retirar a travessa de bacalhau do forno, verificar o ponto do peixe, e, quando pronto, adicionar os tomates cerejas cortados ao meio, azeitonas e cebolinhas inteiras, por dentro, coloque o azeite da preparação, e então poderá cobrir de novo, deixando estufar uns 10 minutos.

Cortar a cebola assado ao meio, abrir as pétalas e colocar o zabaione de ovo para gratinar no grill do forno quente. Deverá ficar dourado por cima em apenas 4/5 minutos.

Servir a preparação na travessa de serviço, espalhar ervas frescas por cima e finalizar com as pétalas de cebolas de ovo suflê ao vinho.

Rendimento: 10 porções

D’autore Restaurante |  Rua dos Bandeirantes, 313, Cambuí, Campinas. (19) 3307-3921