Lucerna Suíça Viagens

A acolhedora e hospitaleira Lucerna

lucerna

Na minha última viagem pela Suíça tive o prazer de conhecer Lucerna. Estava em Engelberg e fui apenas passar o dia mas já me encantei por essa pitoresca cidade.

Com cerca de 70.000 habitantes, Lucerna é a oitava maior cidade da Suíça, e devido ao seu tamanho, sua localização, e seu potencial econômico, a cidade pode ser considerada como a capital da Suíça Central, e é uma das capitais turísticas do mundo, atraindo mais de 2,5 milhões de visitantes todos os anos.

lucerna1

Passear por Lucerna é fazer uma viagem à idade média, quando o dia a dia da cidade era controlado por sinos e artesãos que trabalham nas ruas, é relaxar na antiga vila de pescadores, é se enriquecer culturalmente com atrações mundialmente conhecidas, como: a Ponte da Capela com a Torre da água octogonal, é entender o que há por trás das fachadas que fascinam por suas histórias de magia e tradição, é mergulhar na arte através dos artistas e suas obras, é se deliciar na gastronomia que mistura local e internacional e se divertir com a agitada vida noturna.

lucerna3

A gastronomia é variada e há uma boa mistura da local e internacional. Facilmente encontramos feiras beirando o rio vendendo desde orgânicos até flores, massas e até antepastos. Tudo sempre muito fresco.

lucerna7

Com a sua característica acolhedora e hospitaleira, Lucerna é palco para inúmeros festivais de música, artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. Os visitantes que desejam conhecer Lucerna podem ficar tranquilos pois existem diversos hotéis para agradar a todos os gostos e bolsos.

lucerna5

A cidade, que está entre lagos e montanhas, fervilha o ano inteiro. Banhada pelo Lago dos Quatro Cantões, Lucerna tem uma beleza cênica cercada por montanhas, lagos, verde e neve. Com temperatura amena no verão, em torno de 24°, e bem fria no inverno, que chega a -2, a cidade tem um clima continental alpino com média anual de 9,6° C.  e a vista sempre linda dos Alpes. Não deixe de fazer um passeio de barco para ver a cidade de um outro ponto de vista e relaxar com as belas paisagens. Há diversas opções de passeios e vale a pena.

lucerna4

Lucerna também abriga diversos atrativos, como o monumento do Leão, um dos mais famosos do mundo, em memória aos soldados mortos durante a Revolução Francesa, o Museu Suíço do Transporte, que possui um vasto acervo com mais de 3.000 objetos, que aborda sobre a mobilidade dos transportes por ar, terra e água. Além disso, têm um cinema com a maior tela do país e um planetário e ainda outras 10 galerias espalhadas pelas pequenas e aconchegantes ruas que são repletas de bicicletas, um dos meios de locomoção mais utilizado por alí.

lucerna2

Sugiro fazer um tour guiado para conhecer melhor a cidade em algumas horas e depois aproveitar para visitar com calma os museus e monumentos e tomar um café ao ar livre sem hora para acabar.

O acesso ideal para chegar a Lucerna é de trem (a cada meia hora de Zurique e Berna), avião (a uma hora do aeroporto de Zurique ou Basileia), navio ou carro (rodovia A2 / A4).

Clique aqui para ver mais dicas da Suíça.