Bourgogne França Gastronomia Viagens

Visita à Maison d’Olivier Leflaive na Borgonha

olivier dest

Outra vinícola que tive o prazer de conhecer na minha viagem por Champagne e Borgonha com a Interfood foi a Maison de Olivier Leflaive, mundialmente reconhecido como um dos melhores viticultores e enólogos do mundo.

A família Leflaive produz vinhos desde 1635 e Olivier faz parte da 18 geração.

olivier2

Quando Olivier começou, grande parte de suas compras eram de vinho em seu processo final, pois ele não tinha o equipamento necessário para comprar uvas ou mosto (suco de uva não-fermentado). Gradualmente, essa porção baixou e hoje 95% das aquisições são em uvas ou mosto, significando melhor controle do processo. O objetivo é continuamente melhorar a qualidade através de investimentos nos aparatos de produção. Grande parte da colheita (40 hectares) é feita manualmente, o que resulta em vinhos de maior qualidade e sabor.

As vinhas estão localizadas na região da Borgonha na França e ocupam cerca de 120 hectares sendo 17 próprios, a maioria para vinhos brancos, em três prestigiosos vilarejos: Puligny-Montrachet, Chassagne-Montrachet e Meursault, além de Chablis e Côte Chalonnaise.

Membros do time de Olivier realizam visitas regulares às vinícolas durante o ano, acompanhados de agentes de segurança e enólogos, o que oferece boas oportunidades para trocas de ideias, discussões e valiosas observações.

A missão diária da equipe é produzir uvas de alto padrão, o que envolve sustentabilidade, apoio aos viticultores e uso de técnicas orgânicas e biodinâmicas. A especialidade da vinícola são os vinhos brancos muito famosos e bem conceituados, como o Batard Montrachet.

olivier1

Fizemos uma visita à cave acompanhados por Frank, um dos enólogos da equipe Leflaive seguida de uma degustação com 12 vinhos da casa.

olivierleflaive1

Frank compartilhou histórias sobre vinhedos, terroir, minerais, vinhos biodinâmicos, uvas brancas e tintas em um papo muito descontraído e agradável.

Depois disso o próprio Olivier Leflaive nos acompanhou na continuação da visita às caves.

olivierleflaive

De lá seguimos para o restaurante de Olivier Leflaive que fica anexo à vinícola, onde tivemos a oportunidade de novamente provar os vinhos produzidos pela casa, desta vez  harmonizados com pratos tradicionais muito bem executados.

O Hotel Maison d’Olivier Leflaive fica bem perto dali, também no prestigioso vilarejo-vinícola de Puligny-Montrachet em um charmoso prédio do século XVII, a apenas 15 minutos de carro da estação de trem de Beaune. O Hotel se caracteriza pela sua autenticidade, conforto e tranquilidade, oferecendo 11 quartos e duas suítes com terraços privativos. A decoração é um mix de tradição e modernidade, feita justamente para que os hóspedes se sentam em casa. Foi assinada pela irmã de Olivier, Carole Laflaive.

olivier4

É o destino perfeito para os amantes da arte de fazer vinhos além de ser uma ótima oportunidade para desbravar o interior da França e curtir uma viagem que vai muito além da Torre Eiffel!

Clique aqui para ver mais dicas da Borgonha.

Maison d’Olivier Lefraive  |  Place du Monument, 21190 Puligny-Montrachet, França.

Tel +33 3 80 21 95 27