Beleza Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

Dezembro Laranja

dezembro laranja

Dezembro é o mês do verão, das festas de fim de ano e com isso a temporada que nossa pele é mais exposta ao sol. Agora ele também é dedicado a uma causa importante: a conscientização sobre o câncer de pele, o tipo de tumor mais frequente no Brasil. O Instituto de Oncologia Santa Paula, a ‪‎RedeConecte‬ e o Banco de Lenços apoiam essa importante iniciativa.

dezembro laranja

Em 2012, a Sociedade Brasileira de Dermatologia estabeleceu o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Na ocasião, médicos da SBD realizam o exame preventivo em pacientes com suspeita da doença em serviços de saúde distribuídos por todo o Brasil, e também promove a realização de palestras informativas, distribuição de folders e protetores solares.

Em 2014, a SBD iniciou o movimento de combate ao câncer da pele denominado Dezembro Laranja, a fim de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele. Durante um mês inteiro, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer que mais atinge o país. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recebeu a certificação do Guinness World Records, maior e mais respeitado órgão do segmento, por ter organizado, no dia 5 de dezembro de 2009, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia e a maior campanha de prevenção ao câncer da pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos em todo o Brasil. Com isso, passou a deter o recorde que, até então, pertencia à Academia Americana Dermatologia (AAD). Para que esse reconhecimento fosse possível, foi necessário atender a diversas exigências e organizar a ação de modo a mantê-la grande e sincronizada em todo o país.

O Câncer da Pele é o câncer de maior incidência no Brasil e no Mundo. Ele pode causar a morte, mas tem cura se for diagnosticado cedo, por isso é tão importante a conscientização do diagnóstico precoce com visitas periódicas ao dermatologista, e a prevenção com o uso constante de filtro solar e exposição moderada ao sol.

dezembro laranja2

A Sociedade Brasileira de Dermatologia desenvolveu um quiz para ajudar a calcular as chances da doença, de acordo com sua idade, exposição ao sol, e outras predisposições. A calculadora não funciona como diagnóstico, mas ajuda bastante a conscientização e compreensão da importância da proteção e cuidados da pele!

Mais informações no site. Para mais dicas do Hospital Santa Paula, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav