Bourgogne França Gastronomia Viagens Vinhos

Visita a Vinícola La Chablisienne na Borgonha

chablisiennedest

Neste mês participei de uma viagem maravilhosa pela região da Borgonha e Champagne a convite da Interfood onde conheci diversas caves, vinícolas e vinhedos muito interessantes que vou compartilhar aqui no LeBlog.

Nossa primeira visita foi a Chablis, sub região da Borgonha. Aqui a produção é dedicada ao vinho Chablis, o branco mais conhecido do mundo. Foi uma alegria imensa estar na região onde se produz vinhos brancos de excelência.

Chablis, para quem não conhece está na metade do caminho entre Paris e Beaune e forma o portal para os tesouros dos vinhos da Borgonha.

chablisienne1

A área de produção , localizada nos dois lados do rio Serein, cobrem 5.500 hectares divididos em 20 vilarejos. A La Chablisienne possui 300 associados que juntos representam cerca de 25% da produção da região. Esta Cooperativa apesar de produzir grandes volumes conta com vinhos de excelente qualidade.

Desde 1923, eles tem cultivado e produzido vinhos de sabor incrível. O resultado é fruto de uma combinação fantástica entre o clima, exposição dos vinhedos em relação ao sol e idade da vinhas. Este conjunto de fatores faz com que tenhamos um vinho que arrepia e nos emociona com notas de frutas cítrica, flores brancas e principalmente notas minerais . Esses aromas são devido ao solo da região ser em partes de Kimmeridge (tipo de pedra calcária), Argila e principalmente de ostra fóssil. Essa tipicidade de solo é herança de 150 milhões de anos atrás, quando essa área era coberta pelo mar.

lachablisienne2

A produção total alcança 25 milhões de litros por ano. A região é a primeira em produção de vinhos na Borgonha.

Os vinhos são elaborados exclusivamente com a variedade Chardonnay, que encontra no solo de Chablis os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.

A La Chablisienne para obter seus vinhos com qualidade de excelência conta com a harmonia entre o crescimento das vinhas e uvas nos campos, a consultoria técnica e o toque do viticultor.

chablisienne2

No dia da visita tivemos o prazer de ser recepcionados por Hervé Tucki –  embaixador da vinícola e um grande conhecedor de vinhos da Borgonha. Visitamos vinhedos das 4 apelações de Chablis: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru. Foi uma experiência muito enriquecedora que nos fez perceber as nuances e complexidade dos seus vinhos.

lachablisienne

Após o passeio pelos vinhedos foi hora de partir para a prática e degustamos 12 vinhos selecionados por Hervé para notar as diferenças entre safras e apelações.

lachablisienne1

Aqui algumas exigências da La Chablisienne para garantir a alta qualidade da sua produção:

-Provas e análises sistemáticas, priorizando uma rigorosa seleção;

-Evitar abordagens rápidas, para que toda decisão técnica possa ter fundamento e adaptação para cada vinho;

-Degustação como principal ferramenta;

-Escolhas na vinificação de acordo com cada terroir;

-Vinificação e amadurecimento realizados em tanques de inox e em barris de carvalho altamente selecionados;

-Totalidade de produção de cada vinho engarrafada ao mesmo tempo.

Santé!!!

Clique aqui para ver mais dicas da Borgonha!

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2020 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav