México Viagens

Roma e Condessa: dois bairros com estilo na Cidade do México

cidade do méxico dest

A dica de hoje do LeBlog são dois bairros bem descolados e cheios de arte na Cidade do México.

Na zona oeste do Centro da capital, os bairros Roma e Condessa reúnem cultura, vida noturna ativa, restaurantes da moda, bares e diversas galerias, livrarias e cafés descolados.

A nostalgia presente no local é herança dos tempos áureos e glamurosos entre 1850 e 1950 quando foram lar da aristocracia mexicana, resultando em grandes mansões de arquitetura Art Déco. As amplas ruas lembram os elegantes bulevares parisienses.

A região caiu em decadência e apenas nos últimos dez anos foi reerguida quando artistas, intelectuais e escritores começaram a se estabelecer no bairro, atraídos pelas áreas verdes, belas praças e os aluguéis mais em conta.

As regiões valem a pena serem conhecidas, durante o dia, são ótimas para passeios tranquilos e visitas aos parques, livrarias e galerias de arte. Quando cai a noite, o cenário muda e a região vira uma festa com gente bonita circulando pelas calçadas e avenidas em busca dos melhores restaurantes e baladas.

Para percorrer a região de Roma a pé, é bom começar pela rua Colima, caminhando devagar para olhar com atenção as várias lojas de roupas da nova geração de estilistas e de acessórios de design, como a Sicario Store, que ocupa um loft de dois andares e tem como principal atração as camisetas com estampas desenhadas por jovens artistas mexicanos, além de óculos, carteiras, jeans e outras peças para completar o look.

As galerias da rua Colima também mostram o que há de mais inovador sendo produzido pelos artistas locais. Na Vértigo, a proposta é apresentar as novas tendências da cultura popular contemporânea. Ela tem duas salas de exposição nas quais se revezam mostras de design, ilustração, pop surrealista, entre outras vertentes.

Acompanhando a tendência vanguardista da região, não poderia faltar um hotel boutique, categoria de hospedagem que cada vez mais faz sucesso no país, com apenas 17 apartamentos, como o Brick Hotel, com decoração assinada por artistas mexicanos.
Adiante, na Avenida Alvaro Obregón, artéria principal do bairro, há árvores frondosas, fontes e esculturas de bronze. No número 99, a Casa Lamm é parada obrigatória, um palacete suntuoso de 1911 abriga centro cultural, galeria de arte e restaurante.
Logo em frente há um destino providencial: a Caravanserai Maison Francaise de Thé, uma casa de chá com mais de 150 variedades de blends e quitutes deliciosos. Há algumas quadras, há a praça Rio de Janeiro ou o Café Toscano.
Antes de partir do bairro de Roma, é preciso conhecer o Mercado de Medellín onde os cheiros de ervas aromáticas, frutas tropicais, e agitação do comercio oferecem uma amostra da vida cotidiana mexicana.

cidade do mexico roma

Condessa é a mais descolada das duas regiões com intelectuais, artistas, yuppies e criativos entre os frequentadores. Centros culturais, lojas de roupas alternativas, livrarias, galerias de arte, bares com música ao vivo e restaurantes de todos os tipos enchem o local.
O ponto de partida da caminhada pelo bairro é entre as ruas Vicente Suárez, Amatlán, Mazatlán e Atlixto, onde se concentram os locais mais disputados, como a loja de roupas Soho, templo da turma trendy da capital.
Na rua Atlixco, a Kultre é outro reduto dos jovens, que passam um bom tempo papeando nos sofás ao som do DJ que agita o espaço dedicado à música eletrônica e a área voltada para a moda alternativa. Quem não é afeito às modernidades também tem um belo programa: simplesmente caminhar por seus amplos bulevares com árvores centenárias e admirar as construções em estilo Art Déco e neoclássico, curtir a tranquilidade das belas praças España e México, com sorte você pode acompanhar um concerto ou ver uma peça no seu teatro ao ar livre.
Para encerrar a jornada pelos bairros, vale visitar os vários cafés e restaurantes para observar o movimento. Uma dica é o restaurante Matisse, na avenida Amsterdam, número 260, com deliciosos doces e um café bem tirado enquanto acompanha o cair da tarde.

cidade do mexico

O México é perto e uma delícia, vale a pena colocar na wist list e se programar!

Clique aqui para ver mais dicas do México.