Bourgogne França Paris Viagens

Café du Palais em Reims

palais destaque

Acabei de chegar de uma viagem belíssima pela França e seus lindos vinhedos de Champagne e Bourgogne e aqui vai a primeira dica para quem gosta de uma boa gastronomia francesa tradicional em um ambiente despojado típico de bistrô.

O restaurante Café du Palais tem este nome por estar bem em frente ao Palácio da Justiça em Reims. Sob o comando da 4 geração da mesma família tem muita historia para contar.

A história começou com Louis Millet, o filho mais novo de uma família de fazendeiros em Auvergne, que foi para Paris para fazer a vida nos anos 1920. Depois de tentar, sem sucesso, ser um taxista, ele comprou um café, o “Tout va mieux” na rua “Mont d’Arène”. Jeanne, sua esposa, entendeu rapidamente que o sucesso para um bom negócio esava na localização, portanto em 1930 eles compraram o “Cafe du Grand Théatre”, localizado no centro da cidade, e o renomearam para “Café du Palais”.

palais002

O negócio estava indo bem e atraindo toda a sociedade de Reims. Jeanne passou da caixa registradora para o comando do Palais com a morte prematura de Louis. Os anos se passaram, e o neto de Jeanne, Jean-Louis, começou a se interessar pela profissão de Catering, participando de um hotel e escola na área em Paris por três anos. Em 1960, ele foi para Londres como trainee em um hotel de luxo, onde conheceu Annick, uma estudante de linguas. Em 1965, Jeanne transferiu os negócios para as mãos do neto. Pouco a pouco, seguindo suas paixões por pintura, teatro e jazz, Jean-Louis redecorou o Café du Palais, usando elementos kitsch da sala de estar de sua avó, bancos antigos do café comprado por seus avós, quadros de diversos artistas, e muitos outros elementos.

cafedupalais1

No teto, um vitral estilo Art Déco de 1928 dá o toque da Belle Epoque ao lugar. Atualmente, algumas cores usadas no vitral são tão raras que não podem mais ser encontradas. Centenas de objetos são expostos evocando os inúmeros eventos que o Palais abrigou: concertos de Jazz, desfiles de moda, e projeções de filmes de Georges Mélies.

palais003

O cardápio é enxuto e tem uma boa parte dedicada para os vinhos e champanhes.
O Confit de Canard (foto) é o carro chefe da casa e pratos como o Riz de Veau e o Tagliatelli com Escargots e Cogumelos também fazem muito sucesso.

cafedupalais

Tudo é muito bem feito, os pratos são caprichados e os ingredientes são frescos.

As sobremesas também são um capítulo a parte. Elas são apresentadas aos clientes em um carrinho no centro do salão. Destaque especial para a torta de maçã.

palais01

Há também um menu especial para a tarde com opções de queijos, presuntos e terrines.

Para mais informações, acesse o site – Fazer reserva!

Reims fica a somente 45 minutos de Paris via TGV.

* Esta viagem pela região da Bourgogne e Champagne o LeBlog fez a convite da Interfood.

Café du Palais  |  14, Place Myron Herrick, 51100, Reims. +33 3 26 47 52 54