Brasil Gastronomia São Paulo Viagens

Os melhores parques para fazer piquenique em São Paulo by Panesse

paris4

Os dias mais ensolarados no Brasil estão aí e não consigo pensar em outra coisa a não ser em fazer coisas ao ar livre e me refrescar. A dica de hoje aqui do LeBlog vem da Panesse, linha de pães artesanais feitos com fermento natural.

Para quem ainda não conhece, os pães da Panesse tem um grande diferencial, que é a combinação entre ingredientes de alta qualidade e um processo diferenciado de fermentação mais demorado. A farinha de trigo utilizada é importada da região centro-sul da França, e as massas madres vem dos processos de fermentação natural desenvolvidos por casas Europeias especializadas. Isso faz com que os pães fiquem leves, crocantes, saborosos e diferentes de qualquer outro.

Eles são macios por dentro, crocantes por fora e com um sabor único como os das patisseries parisienses.

A nossa dica para o piquenique é escolher o pão de grãos da Panesse que combina muito bem com queijos e frios.

panesse

Para o piquenique, escolhemos alguns dos  melhores parques da cidade para estender sua toalha xadrez e degustar um algumas comidinhas gostosas como frutas, sucos, tortas, doces, frios e claro, os pães da Panesse para você se sentir realmente em Paris!

Parques como o Ibirapuera e o Villa Lobos são os mais conhecidos dos paulistanos, e continuam como dica do LeBlog para o passeio, mas para que você conheça destinos mais inusitados e menos procurados na cidade, escolhemos a dedo alguns locais que valem a pena a visita.

Parque do povo

Além das pistas de caminhada ou trilhas, esse parque possui quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica de baixo impacto e campo de futebol. O melhor espaço para piqueniques é no gramado central, onde há bastante espaço para estender uma toalha, tomar sol, e comer petiscos em meio ao verde. Como trilha sonora do seu piquenique, há o canto de 37 espécies de pássaros típicos de ambientes abertos, como o beija-flor-tesoura, o pica-pau-do-campo, suiriri-cavaleiro, sabiá-do-campo, tico-tico, entre outros. O local também conta com 32 espécies de plantas,  distribuídas em características em comum, como árvores frutíferas nativas, exóticas, madeiras nobres e trepadeiras. Outros diferenciais são o jogo de xadrez gigante e o jardim sensitivo, com ervas aromáticas como mostarda, coentro, cheiro-verde, cebolinha, babosa e manjericão. O parque é normalmente vazio, então é sempre fácil encontrar um bom lugar.

parque do povo

Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros. (11) 3073-1217.
Funcionamento: diariamente das 6h às 22h

Parque da Juventude

O Parque está dividido nas áreas Esportiva, com 35 mil metros quadrados; Central, com 95 mil metros quadrados; e Institucional, com 120 mil metros quadrados. Tem oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, e estações de ginástica. Além de várias áreas para realizar piquenique, em gramados abertos ou mais arborizados, há a possibilidade de visitar a Biblioteca de São Paulo e as ruínas do complexo penitenciário Carandiru.

parque da juventude

Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana. (11) 2089-8600
Funcionamento: todos os dias da semana; a Área Verde funciona das 6h às 18h e a Área Esportiva funciona das 6h a meia-noite.

Parque Buenos Aires

O parque tem menor extensão, mas é também uma ótima alternativa para piqueniques, com várias opções de gramados entre os sons das diversas espécies de pássaros e mais de 73 espécies catalogadas de árvores. Ele possui área para cães, tem playground e muita sombra. É frequentado por muitas mães e pais com crianças pequenas, e tem também acessibilidade para deficientes físicos.

parque buenos aires

Endereço: Avenida Angélica, s/nº (altura do nº 1500) – Higienópolis
Funcionamento: diariamente das 6h às 22h

Jardim Botânico

O jardim botânico é um dos lugares mais bonitos para se visitar em São Paulo, com diversas atrações naturais, além dos locais para piquenique; o local é muito tranquilo e silencioso, pois não é permitido entrar com skates, bicicletas, bolas, e coisas do tipo. Há o córrego Pirarungáua, com águas límpidas e margens repletas de espécies da mata atlântica; lindas escadarias com data de 1928  nas extremidades do Jardim de Lineu, estufas feitas em estruturas de ferro inglês, com diversas espécies de plantas e flores; e o lago das ninféias, formado pelo represamento do córrego Pirarungáua, afluente do Riacho do Ipiranga, que abriga grande quantidade de plantas aquáticas, como as ninféias, símbolo do Jardim Botânico, nas cores amarela, roxa e rosa. Na entrada, você recebe um mapa com os principais atrativos. Prepare sua câmera para os melhores ângulos. Há ainda o Jardim dos Sentidos, com plantas aromáticas onde o visitante pode tocar as plantas e sentir seus aromas e texturas; e a Trilha da Nascente, percurso onde o visitante se encontra no interior da Mata Atlântica através de uma trilha suspensa de 360 m que leva até uma das nascentes do Riacho do Ipiranga, de onde brotam suas águas. O acesso é até adaptado para pessoas com mobilidade reduzida!

jardim botânico

A entrada tem custo de 5 reais, e estudantes e idosos acima de 60 anos metade. Crianças até quatro anos e portadores de necessidades especiais são isentos desta taxa.

Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda, São Paulo. (11) 5073-6300
Funcionamento: De terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9h às 17h. No horário de verão: aberto das 9h às 18h. Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Horto Florestal

Atualmente chamado de Parque Estadual Alberto Löfgren, esse parque é ótimo para piqueniques com crianças, pois a área dedicada a essa atividade fica próxima de playgrounds. Há poucas mesas e bancos para o momento de refeição, mas os gramados também funcionam super bem. A fauna do local é rica, sendo comum encontrar tucanos, maritacas, jacus, capivaras, esquilos, bugios, macacos-prego, garças, socó, mergulhões. São diversas as coleções arbóreas, com arvores exóticas como o eucalipto e o pinheiro-do-brejo, e nativas, como o pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá entre outras. Além da área para piquenique, o parque possui quadra poliesportiva, campo de futebol, sanitários e estacionamento.

horto florestal

Rua do Horto, 931, Horto Florestal – São Paulo. (11) 2231-8555
Funcionamento: diariamente das 06h às 18h; das 6h às 19h no horário de verão.

Os pães Panesse se encaixam em qualquer momento da rotina, seja no café da manhã diário ou em um passeio especial. Para mais dicas sobre os pães Panesse, clique aqui.

Panesse | Nas melhores padarias da cidade

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav