Aperitivos Entradas Gastronomia Receitas Restaurantes em São Paulo

Coxinha de taioba com carne seca

receita manioca

A receita desse domingo é uma deliciosa Coxinha de Taioba com Carne Seca do Chef Marcelo do restaurante Manioca em São Paulo.

Perfeito para comer como aperitivo entre amigos.

Ingredientes:

– 200g de purê de Taioba

– 140g de farinha de trigo

– 100g de manteiga

– 100g de carne seca cozida e desfiada

– 1 cebola roxa

– sal e pimenta a gosto

– Catupiry a gosto

– Farinha Panko

– óleo para fritura

Modo de preparo:

Começamos cortando as folhas de taioba ao meio (para retirar o talo que a divide) e cada metade em 3 partes. Assim facilitamos o cozimento com as partes em tamanho ideal para a panela. Simultaneamente, iniciamos um refogado de cebola em azeite, lada a lado da panela de água fervente onde vamos branquear a taioba. Coloque as folhas imersas na água fervente, conte 2 minutos e as retire. Leve-as diretor para o bowl com gelo, cortando imediatamente o calor e mantendo seu verde, sempre verde. Esse é o processo de branquear qualquer alimento. Uma vez resfriadas as folhas esprema-as bem entre as mãos, para tirar o máximo de água. E deixe-as escorrer em um papel secante. Sua cebola já deve estar pronta, sem dourar. Acrescente um fio de azeite de alho, as folhas de taioba branqueadas e por último duas conchas de creme de leite. Deixe em fogo alto por mais 3 minutos, para fundir os sabores. E leve direto ao processador, ou liquidificador, para bater o purê. Na cozinha Helena usa o Thermomix e deixa bater por 15 minutos, para conseguir essa textura. Assim que sair do processador, coloque em um banho maria de gelo, ainda pela preservação da cor. E para finalizar os trabalhos, cubra com filme plástico em contato com o creme, evitando oxidação do mesmo.

Para transformar o purê em massa de coxinha, basta derreter a manteiga em uma panela, adicionar a farinha de trigo para fazer um roux e depois de alguns minutos de cozimento, juntar o purê de taioba. Misture bem essa mistura, retire do fogo e deixe esfriar.

Refogue a carne seca na cebola e tempere a gosto. Deixe esfriar.

Recheie a coxinha de taioba com carne seca e modele da forma tradicional, com uma porção de Catupiry no meio. Empane cada coxinha na farinha Panko (pode ser encontrada na Liberdade) e reserve na geladeira por no mínimo meia hora. É importante manter a coxinha bem refrigerada para que não rache na hora de fritar. Frite cada coxinha por vez, em óleo não muito quente, até dourar.

receita manioca1

Confira mais receitas, novidades e dicas do Manioca no blog do restaurante!

Manioca  |  Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano, São Paulo – SP. 11 3085 4148