Interlaken Suíça Viagens Viagens - Diário de viagem Wengen

Diário de viagem – Wengen e Jungfrau – (parte 1)

wengen13

Chegando em Wengen, um povoado com somente 1.300 habitantes me senti em um filme antigo no estilo DogVille. Eram 21:00 aproximadamente e o lugar já estava quase vazio e quem estava na rua percebia cada movimento que eu fazia.

suica5

Uma sensação diferente e interessante para quem está acostumada a cidade grande e cosmopolita onde quase ninguém se nota.

Fiel às tradições, num ambiente desprovido da presença de automóveis (quase todos os carros são elétricos), o resort oferece áreas de passeio e de esqui apropriadas para famílias, em torno de Männlichen e de Kleine Scheidegg.

No verão, Wengen é mais procurado por amantes de esportes para fazer  trilhas e  esportes radicais da região. No inverno o turismo é praticamente todo voltado para o ski.

Com as suas nostálgicas casinhas de madeira, diversos chalés de férias no estilo suíço e seus hotéis da Belle Époque, o resort de férias de Oberland preserva charme típico de uma aldeia de montanha digno de um postal.

wengen10

Minha primeira parada: SunStar Hotel, de cara me pareceu uma ótima opção para pernoitar depois de um dia cheio. O quarto era simples e aconchegante.

wengen11

No dia seguinte encontrei meu guia português Michael logo cedo e seguimos de trem “Wengeralpbahn” até Kleine Scheidegg (significa pequena divisão), para pegar o famoso Jungfraubahn e subir no Jungfrau – Top of Europe, a estação de trem mais alta da Europa com 2.061mt de altitude.

wengen3a

wengen1

O trajeto todo dura cerca  de 50 minutos e o trem passa por um grande túnel de 7 km com duas paradas estratégicas para descer, relaxar e tirar fotos. A primeira chama Eigerwand e a segunda Eismeer.

wengen2

Chegando no topo de Jungfrau fomos direto para o terraço mais alto acessível ao público que se chama Sphinx Terrace e está localizado a 3.571m de altitude. Estava bem frio e a neblina não deixou vermos muita coisa, mas a experiência é fantástica. Vale a pena subir e tirar muitas fotos. É um lugar que tem neve o ano inteiro, mesmo no verão. Incrível não é?

wengen4

Depois passamos pelo Alpine Sensation que tem uma maravilhosa Snow Boll gigante com todos os itens característicos da Suíça, como trens, funicular, música, neve, montanhas, ursos, e muito mais…

wengen5

Em seguida o caminho nos leva para uma viagem muito interessante! São os primeiros dias de turismo na região de Jungfrau. É tudo muito bem detalhado contado em fotos videos e desenhos.

Este caminho nos leva para o famoso “Palácio de Gelo”, uma grande caverna com mais de 1.000mt quadrados feito totalmente com gelo da montanha com algumas esculturas e túneis. É necessário tomar muito cuidado para não cair pois o chão é escorregadio. E é frio !!! Bem frio.

wengen6

Seguimos então para um delicioso almoço no restaurante de culinária típica suíça  chamado Crystal com uma vista incrível para o Glacial.. Se o dia estiver aberto o ideal é conseguir uma mesa perto da janela.

wengen7

Comi mais uma vez batata rosti, que desta vez veio servida com strogonof de carne e chantilly. Isso mesmo! Eles falaram que era creme mas tinha cara de chantilly e estava muito bom !!!

wengen8

Para finalizar o passeio com chave de ouro fomos na loja da Lindt mais alta do mundo ! Aproveitei para comprar vários chocolates com sabores que não temos no Brasil. A loja tem preço melhor do que os encontrados em outras cidades da Suíça.

Uma curiosidade incrível de Jungfrau é que eles tem parceria com alguns monumentos espalhados pelo mundo e o Cristo Redentor é um deles. O convite e um também é válido para o outro e vice versa!

Hora de voltar para Wengen..

wengen9

O LeBlog fez esta viagem a convite da Atout France (órgão de turismo da França), Switzerland Tourism (órgão de turismo da Suíça), Rail Europe e TGV Lyria (empresas de trens locais).

SunStar Hotel – Dorfstrasse, 3823 Wengen, Suíça / Tel +41 33 856 52 00

Mais informações: www.parissuica.com.br