Pratos principais Receitas

Cogumelos fritos com nirá e tofu crocante

satay1

A receita de hoje aqui do LeBlog é um prato thai que o restaurante Satay criou para a temporada de Thai food que aconteceu na casa há alguns meses.

Eu adorei o prato e consegui a receita para compartilhar.

Voilà…

Shiitake – Ingredientes

2 shiitakes secos e inteiros

Aniz estrelado a gosto

Canela em pau a gosto

Água

Um dia antes do uso, hidrate o shiitake seco em água em temperatura ambiente e adicione o aniz estrelado e a canela. Coloque um peso em cima, para que o shiitake fique completamente imerso na água. Após 24 horas, escorra o shiitake, corte-os em quartos e reserve.

Cogumelos Fritos – Ingredientes

2 shiitakes (do preparo acima) cortados em 4 partes

4 cogumelos-paris frescos e fatiados

1 colher (sopa) de nirá fatiado

1 colher (chá) de gengibre cortado em tiras finas

1 colher (chá) de soja fermentada

1 colher (chá) de alho em pasta

1 colher (sopa) de molho de cogumelos (molho de ostra vegetariano)

1 colher (chá) de shoyu

1 colher (chá) de açúcar

Quanto baste de caldo de frango ou legumes

Aqueça a wok no fogo alto e, enquanto isso, num recipiente de apoio, faça camadas com os ingredientes. Comece com o nirá e, depois, coloque na ordem: o gengibre, o alho, o cogumelo Paris, o shiitake, o molho de cogumelos, o shoyu e o açúcar. Coloque um fio óleo na wok quente, vire o recipiente na panela e adicione uma concha de caldo de frango ou de legumes. Salteie intensamente, com o fogo bem alto, até os cogumelos chegarem no ponto.

Tofu Crocante – Ingredientes

150 g de tofu fresco mole cortado em cubos grandes

2 ovos

100 g de farinha de trigo

Sal e pimenta-do-reino preta e moída na hora a gosto

Quanto baste de óleo de soja

Num recipiente, misture a farinha de trigo com o sal e a pimenta-do-reino moída. À parte, bata os ovos e reserve. Em seguida, empane o tofu em cubos na farinha de trigo temperada, depois passe-os no ovo batido e mais uma vez na farinha. Frite por imersão em óleo quente (160 ⁰C), até formar uma crosta crocante e dourada e deixe-o escorrer em papel absorvente.

 

Para servir, no fundo do prato, coloque os cubos de tofu crocantes, depois, derrame sobre eles a mistura da wok e 1 colher (chá) de chips de alho frito. Sirva com 200 g de arroz de jasmim cozido.

Dica do chef: Para nada ficar fora do ponto, antes de jogar os ingredientes na wok, arrume os ingredientes num recipiente. Os de cocção rápida por baixo e os de cocção mais demorada por cima. Quando virar o bowl na wok quente, o que demora mais ficará mais tempo em contato com o metal aquecido, e o que demora menos ficará menos tempo. O prato rende uma porção e o tempo de preparo é de 2 horas (mais 24 horas de preparação do shitake, um dia antes).

Rua Padre João Manuel, 1249 – Jardins – São Paulo

Tel: (11) 3068 0169